📌 As instituições de ensino superior já divulgaram as datas das provas para o concurso especial de acesso para os alunos diplomados de vias profissionalizantes e algumas já abriram as inscrições. Explicamos aqui o que precisas de saber.
📝 O que estudar para os Exames Nacionais? As Aprendizagens Essenciais e as Informações-Prova são documentos que funcionam como matrizes dos exames nacionais, indicando os conteúdos a abordar e a estrutura de cada prova. Conhece melhor estes documentos.
Podem dizer onde posso arranjar a matriz para o exame e quais sao as obras que devemos ler,
Nao estudo ha mais de 20 anos e estou complrtamente perdida.
Alooo, a matriz não é explicita nos conteúdos (Matriz do exame). Os conteúdos dados no secundário são: Poesia trovadoresca, Crónica de D. João I, Farsa de Inês Pereira, Camões lírico, Os Lusíadas, Sermão de Santo António aos peixes, Frei Luís de Sousa, Amor de Perdição, Os Maias, Antero de Quental e Cesário Verde. Algumas obras, como o "Amor de perdição", são opcionais no entanto mencionei as com maior aderência pelas escolas, boa sorte :)
Olá.
Como a Ana disse, a informação-prova, por si só, não indica os conteúdos que saem, mas remete para as aprendizagens essenciais, que enumeram os conteúdos que se espera que sejam leccionados no decorrer as aulas da disciplina de Português e que podem ser consultadas aqui: Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário | Direção-Geral da Educação
Quanto às obras, o que se espera é que saibas interpretar textos e não que tenhas obras memorizadas. Tê-las lido e interpretado com antecedência pode ser uma vantagem, e certas alíneas podem fazer referência, mais aplamente, à obra de um certo autor para além do excerto específico (por exemplo, 2024 1ª fase V1 G1 6.V, mas mesmo assim creio que dava para responder sem ter lido outras obras do mesmo autor, nem que fosse por exclusão de partes, e era uma pergunta "opcional"), mas não acho que deva ser essa a prioridade. Porém, podes consultar as provas antigas no arquivo do IAVE e ver por ti o que te espera a respeito das obras: IAVE Arquivo – Provas e Exames finais nacionais ES
Qualquer questão, dispõe.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.