Exames nacionais - QUEM JÁ FEZ?

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boas, boas. Tenho uma pergunta para às pessoas que já fizeram pelo menos um dos exames nacionais deste ano. O que acharam? Foi mais difícil que o do ano passado? Mais difícil que dos anos anteriores? Como por exemplo o de 2019 ou 2018?

Isaaczão

Membro
Matrícula
26 Maio 2020
Boas, boas. Tenho uma pergunta para às pessoas que já fizeram pelo menos um dos exames nacionais deste ano. O que acharam? Foi mais difícil que o do ano passado? Mais difícil que dos anos anteriores? Como por exemplo o de 2019 ou 2018?
Eu já fiz 2, este ano como tens mais perguntas obrigatórias fica difícil de ter uma nota mais alta e portanto as pessoas podem dizer que seja mais difícil, mas as perguntas mantêm o mesmo nível de dificuldade de um exame normal, perguntas mais difíceis do que outras, umas que são bastante óbvias e outras que tens que pensar muito mais. Isto para concluir que não acho que estejam mais difíceis do que os anos anteriores.

• Fabulous
Reactions: Pedro D. Jesus

leonardormoreirad

Membro Veterano
Matrícula
23 Abril 2020
Curso
Direito
Instituição
Universidade Católica - Porto
Olá.
Eu para já fiz três e ainda vou fazer mais um (e provavelmente uma visita à 2ª fase).
A dificuldade parece-me manter-se, mas, como já disse o Isaac, a questão de teres mais perguntas obrigatórias torna mais difícil tirares melhor nota. Outra situação que é importante realçar é questões de escolha múltipla a valer 14 pontos. Algo ridículo na minha opinião, quando depois existem perguntas de desenvolvimento (a História A, mais concretamente) a valer 20 pontos.

• Fabulous

mariacarapito

Membro Veterano
Matrícula
8 Junho 2021
Eu só fiz o de Português e achei um pouco mais acessível do que o do ano passado (talvez por me identificar mais com a matéria deste ano).
As minhas amigas que realizaram o exame de Física e Química A de hoje, acharam mais difícil que o do ano passado.
Agora só peço para que o de matemática seja fácil. 😅

bbarbosa7

Membro
Matrícula
8 Maio 2020
Eu fiz hoje o exame de FQ e achei mais difícil do que o ano passado, principalmente pelo número de questões obrigatórias, ou seja, sentia mais a pressão para ter essas certas. De resto, penso que os exercícios de cálculos exigiam mais raciocínio e interpretação do que o normal, mas não eram necessariamente mais complicados, simplesmente não eram tão diretos.

Pedro D. Jesus

Membro Dux
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Eu fiz hoje o exame de FQ e achei mais difícil do que o ano passado, principalmente pelo número de questões obrigatórias, ou seja, sentia mais a pressão para ter essas certas. De resto, penso que os exercícios de cálculos exigiam mais raciocínio e interpretação do que o normal, mas não eram necessariamente mais complicados, simplesmente não eram tão diretos.
Kelly :c

• Haha
Reactions: bbarbosa7

Porungda

Membro Veterano
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
🔜Estudos Portugueses
Instituição
🔜 FLUP
Fiz o de Português. Achei relativamente acessível, mas infelizmente, não respondi à questão relativa à Crónica de Fernão Lopes.
Ainda vou fazer o de Inglês que, a meu ver, se seguir a mesma estrutura que o de Espanhol - Continuação, vai ser muito mais difícil que o de ano passado.

• Fabulous

Diana Valença

Membro Veterano
Matrícula
9 Maio 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Fiz o de Português o ano passado e este. Para além das perguntas obrigatórias contarem mais, achei mesmo o exame mais dificil. Devo tirar mais ou menos a mesma nota mas achei a gramática muito mais dificil em relação ao ano passado, apesar de ter acertado todas

• Like

daniela04lourenco

Membro Caloiro
Matrícula
5 Julho 2021
Curso
Línguas e humanidades
Olá, em relação ao exame de Ingles- continuação e aos respetivos valores...Sabem se caso não realizarmos a oralidade seremos penalizados no valor total do exame escrito ou o facto de eu não realizá-la irá descontar no exame escrito e o valor total do mesmo em vez de ser 20 valores passará a ser, por exemplo, 16/17?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @daniela04lourenco
Olá, em relação ao exame de Ingles- continuação e aos respetivos valores...Sabem se caso não realizarmos a oralidade seremos penalizados no valor total do exame escrito ou o facto de eu não realizá-la irá descontar no exame escrito e o valor total do mesmo em vez de ser 20 valores passará a ser, por exemplo, 16/17?
O exame sem a parte oral é anulado, a parte oral é obrigatória.

• Like
Reactions: daniela04lourenco

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informatica e Computação
Instituição
FEUP
Na internet vejo que as datas de início de aulas é antes de 27 de setembro. Só vamos saber se entramos ou não a 27 de setembro?
Essa data que viste deve ser para estudantes que já estão no ensino superior e vão para o 2°/3°/(...) ano. Para quem vai entrar este ano, o resultado das candidaturas sai no dia 27 de setembro e as aulas devem começar na semana seguinte.

• Like
Reactions: Diana Valença

Tanisabel

Membro
Matrícula
23 Dezembro 2020
Essa data que viste deve ser para estudantes que já estão no ensino superior e vão para o 2°/3°/(...) ano. Para quem vai entrar este ano, o resultado das candidaturas sai no dia 27 de setembro e as aulas devem começar na semana seguinte.
Ah ok, faz sentido então, muito obrigada pela resposta