Exames Nacionais

AlexGovo

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2024
Olá, tenho uma dúvida
Eu acabei o meu 11ano e vou fazer o meu único exame física e química que meti como interno, no 12ano eu tenho que fazer quantos exames e quantos é que tenho que meter como interno?
obrigado

Tens de fazer pelo menos o exame de Matemática A e o de Português, ambos como interno. Se quiseres fazer mais exames, como externo, podes.

Tens de fazer pelo menos o exame de Matemática A e o de Português, ambos como interno
Porquê especificamente "o exame de Matemática A"?
De acordo com a página do Governo,
Os alunos do 11.º ano estão abrangidos pela obrigatoriedade de realizar três exames, Português no 12.º ano e mais dois exames à sua escolha, ponderando 30% na classificação final da disciplina.

Peço desculpa, assumi que o OP está no curso de Ciências e Tecnologias, pois esse, normalmente, é o único curso que tem Física e Química, nesse caso creio que teria de realizar o exame de Matemática A porque é a única disciplina com exame que vai ter no 12° (para além de Português), certo? Ou pode fazer BG/fil/etc. como interno no 12°? Agora também fiquei com dúvidas.
No entanto, no caso de o OP estar num curso diferente com aulas de FQ por articulação, então teria outra trienal e faria o exame dessa trienal.

Matemática A porque é a única disciplina com exame que vai ter no 12° (para além de Português), certo? Ou pode fazer BG/fil/etc. como interno no 12°? Agora também fiquei com dúvidas.
Por acaso agora também fiquei a querer saber se ele pode retroactivamente fazer o exame como interno a uma bienal... mas o "senso comum" diria que não, a disciplina já estando feita.

Eu também acho que não, a não ser que tenhas a disciplina em atraso, na minha escola as pautas dizem "aprovado" nas disciplinas terminais em que não se vai fazer exame, o que me leva a crer que a disciplina já está "arrumada", e a nota já não muda excepto para cima (melhorias), portanto provavelmente já não se pode fazer exames como interno.

• Like
Reactions: sigis
De acordo com a página do Governo,
Boa noite.
Tenho uma dúvida acerca dos exames nacionais.
Eu ontem fiz o exame de Economia A e correu me bem, mas eu secalhar se não tiver a nota que quero gostaria de em vês de ir a segunda fase agora no 11° ano, repetir o exame no 12°.
Pagando uma coima é possível fazer isso se não estou em erro certo?

Eu ontem fiz o exame de Economia A e correu me bem, mas eu secalhar se não tiver a nota que quero gostaria de em vês de ir a segunda fase agora no 11° ano, repetir o exame no 12°.
Pagando uma coima é possível fazer isso se não estou em erro certo?
É possível, e não tens de pagar "coima" nenhuma. Quanto muito terias de pagar a inscrição, os 3€, mas como ainda estarias a frequentar o ensino obrigatório acho que nem isso seria aplicável.