Exames nacionais...

Kitty_07d

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2026
1º-Eu, aluna de humanidades, do 12º ano e sem ter realizado exames no 11º ano, já não posso realizar nenhum exame de disciplinas do 11º ano( tendo positiva a todas)? Tenho obrigatoriamente que fazer exame a história A?
2º- Posso trocar geografia( já realizada e concluída com nota positiva), por economia( apenas com a nota do exame) e, conta apenas a melhor nota?

1º-Eu, aluna de humanidades do 12ºano e sem realização de exames nacionais no 11º ano, já não posso realizar exame a uma disciplina do bienal? Tenho obrigatoriamente de realizar a história A?
2º Não posso fazer a troca de geografia( disciplina concluída com nota positiva) por economia( se obtiver melhor nota no exame do que tive em geografia)? Caso consiga fazer essa troca, o que conta é a nota mais alta certo? Caso tenha negativa no exame de economia não me afetará em nada certo?

Olá @Kitty_07d
1º-Eu, aluna de humanidades do 12ºano e sem realização de exames nacionais no 11º ano, já não posso realizar exame a uma disciplina do bienal? Tenho obrigatoriamente de realizar a história A?
Se ainda estás a concluir o secundário no 12º ano, deverias ter feito obrigatoriamente pelo menos um exame como aluna interna no 11º ano. Podes validar?
Dito isto, fazendo um exame como interna no 11º ano, farias outros 2 exames como interna no 12º ano, sendo um deles o de português e o outro o de história A.
2º Não posso fazer a troca de geografia( disciplina concluída com nota positiva) por economia( se obtiver melhor nota no exame do que tive em geografia)? Caso consiga fazer essa troca, o que conta é a nota mais alta certo? Caso tenha negativa no exame de economia não me afetará em nada certo?
Podes trocar as disciplinas bienais indo aos exames nacionais como externa de outras opções bienais do teu curso do secundário. Contaria sempre a nota mais alta.

Olá @davis
Obrigada pela resposta,
No entanto, tenho uma disciplina anulada desde o 10.º ano e irei realizar um exame de Espanhol – Iniciação, apenas para aprovação.

A minha questão é se tenho mesmo de realizar o exame de História A, tendo em conta que não realizei nenhum exame no 11.º ano e, por isso, já não tenho possibilidade de fazer um exame desse ano?
Neste caso, fico obrigada a realizar o exame de História A para concluir o ensino secundário?

Obrigada pelo esclarecimento.

Olá @davis
Obrigada pela resposta,
No entanto, tenho uma disciplina anulada desde o 10.º ano e irei realizar um exame de Espanhol – Iniciação, apenas para aprovação.

A minha questão é se tenho mesmo de realizar o exame de História A, tendo em conta que não realizei nenhum exame no 11.º ano e, por isso, já não tenho possibilidade de fazer um exame desse ano?
Neste caso, fico obrigada a realizar o exame de História A para concluir o ensino secundário?

Obrigada pelo esclarecimento.
Olá @Kitty_07d
És obrigada a fazer 3 exames nacionais como interna para concluir o secundário. Português é geral para todos e fazes este ano. O outro será o tal de Espanhol, que é o que tinhas pendente como obrigatório do 11º ano, e o terceiro terá de ser mesmo História A agora, dado que já tens a outra disciplina de 11º concluída, bem como filosofia.
Portanto, sim, és mesmo obrigada no teu caso a fazer exame de História A como interna.

• Like
Reactions: sigis