Exames nacionais

beatriz_17_

Membro Caloiro
Matrícula
13 Janeiro 2026
Olá, terminei o secundário no ano letivo passado, 2024/2025, este ano vou repetir os exames de fq, bg e matematica. Caso tire uma nota superior nestes exames do que a com que terminei estas disciplinas, a nota do exame substitui a nota da disciplina para essas três?
Obrigada

Olá.
Matemática, sim.
FQ e BG, para efeitos da candidatura ao ensino superior, sim. Para efeitos do diploma, pode substituir, ou não. Algumas pessoas relatam que as escolas lhes deixaram marcar "melhorias: sim", outras relatam que mandaram mudar a inscrição. Em anos anteriores, o prazo para melhorias de diploma era o próprio ano e o ano seguinte. O regulamento deste ano tem alguma ambiguidade, daí as interpretações diferentes.
Qualquer questão, dispõe.

Olá.
Matemática, sim.
FQ e BG, para efeitos da candidatura ao ensino superior, sim. Para efeitos do diploma, pode substituir, ou não. Algumas pessoas relatam que as escolas lhes deixaram marcar "melhorias: sim", outras relatam que mandaram mudar a inscrição. Em anos anteriores, o prazo para melhorias de diploma era o próprio ano e o ano seguinte. O regulamento deste ano tem alguma ambiguidade, daí as interpretações diferentes.
Obrigada! Mas então a decisão de se pode ou não substituir para questão de diploma depende da escola apenas?
Eu acabei BG e FQ com 17, se eu tirar uma nota superior a 17 nestes exames, ela substitui totalmente a minha nota interna a essas disciplinas ou não? E depois poderia usar essas notas para calcular a média com que me vou candidatar?

Mas então a decisão de se pode ou não substituir para questão de diploma depende da escola apenas?
Em teoria, não. Na prática, sim. Supostamente depende do que está no regulamento publicado no Diário da República e a escola limita-se a cumprir, mas quando o que está publicado não é claro, cada agrupamento vai interpretar conforme acha correcto, e quem não se conformar que interponha recurso hierárquico, ou que recorra à via judicial.
Eu acabei BG e FQ com 17, se eu tirar uma nota superior a 17 nestes exames, ela substitui totalmente a minha nota interna a essas disciplinas ou não?
Para o efeito da tua candidatura ao ensino superior, sim.
Para o efeito do diploma, se o quiseres (não precisas dele em Portugal), vê acima.
E depois poderia usar essas notas para calcular a média com que me vou candidatar?
Sim.

Em teoria, não. Na prática, sim. Supostamente depende do que está no regulamento publicado no Diário da República e a escola limita-se a cumprir, mas quando o que está publicado não é claro, cada agrupamento vai interpretar conforme acha correcto, e quem não se conformar que interponha recurso hierárquico, ou que recorra à via judicial.

Para o efeito da tua candidatura ao ensino superior, sim.
Para o efeito do diploma, se o quiseres (não precisas dele em Portugal), vê acima.

Sim.
Ok, obrigada pelo esclarecimento!!