Exames obrigatórios

Bom dia.

Tenho uma dúvida. Acabei o secundário há uns anos num profissional. Este ano foi a primeira vez que fiz os exames, correram-me mal e, sinceramente, não creio que consiga entrar nem nas opções mais baixas. O que me deixa de pé atrás relativamente ao próximo ano é caso os exames voltem a ser obrigatórios.
Querendo entrar num curso do ensino superior em ciências, necessito de fazer Matemática A? Eu vi guias de exames anteriores onde dizia que os do profissional necessitavam apenas do de português e dos exames considerados provas de ingresso. Mas isso é independentemente do curso ser línguas ou ciência?
E isso costuma mudar muito as regras?
Não pretendo usar via profissionalizante.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Bom dia.

Tenho uma dúvida. Acabei o secundário há uns anos num profissional. Este ano foi a primeira vez que fiz os exames, correram-me mal e, sinceramente, não creio que consiga entrar nem nas opções mais baixas. O que me deixa de pé atrás relativamente ao próximo ano é caso os exames voltem a ser obrigatórios.
Querendo entrar num curso do ensino superior em ciências, necessito de fazer Matemática A? Eu vi guias de exames anteriores onde dizia que os do profissional necessitavam apenas do de português e dos exames considerados provas de ingresso. Mas isso é independentemente do curso ser línguas ou ciência?
E isso costuma mudar muito as regras?
Não pretendo usar via profissionalizante.
Era Português + PI sim em qualquer caso, embora do que me lembre, creio que o exame de Português não entrava no cálculo da média, a menos que fosse alguma PI do aluno.

• Like
Reactions: soraiarftorres

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Era Português + PI sim em qualquer caso, embora do que me lembre, creio que o exame de Português não entrava no cálculo da média, a menos que fosse alguma PI do aluno.
Sim, sim. Vi no guia que não contava, só mesmo a/s prova/s de ingresso, se Português não fosse uma. Mas como nunca fiz antes nem percebo bem dos exames obrigatórios fiquei um pouco confusa no caso de quem quer entrar em ciências. Obrigada (:

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Mas no momento em que candidatas aos exames como aluna externa, os exames terão apenas efeito para prova de ingresso
Eu sei, eu reparei nisso este ano. O que eu estava a falar eram exames obrigatórios e pelo que pesquisei quem concluiu o ensino secundário no profissional o obrigatório é sempre português mas para os cursos que eu quero português nem é uma opção de prova de ingresso.

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Olá
Já acabaste o secundário e terás exames obrigatórios? Para quê?

Também há o concurso M23, sem exames nacionais, tem pelo menos uma prova relacionada com a área (por exemplo Matemática para Engenharias), avaliação de currículo relacionado com a área e entrevista específica para o curso a que te candidatas.

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Olá
Já acabaste o secundário e terás exames obrigatórios? Para quê?

Também há o concurso M23, sem exames nacionais, tem pelo menos uma prova relacionada com a área (por exemplo Matemática para Engenharias), avaliação de currículo relacionado com a área e entrevista específica para o curso a que te candidatas.
Olá. Vou explicar.

Eu acabei o secundário por via profissional em 2018. Eu fiz o exame nacional como prova de ingresso este ano.
Eu fiz 23 em Abril deste ano, para usufruires do M23 precisas de ter 23 até Dezembro do ano anterior pelo que eu só poderia tentar para o próximo ano e era o que eu iria fazer. No entanto, descobri recentemente que não posso porque tendo exames válidos não me deixam concorrer pelo M23.
Antes tinha de esperar 2 anos até estarem inválidos para poder recorrer aos M23, agora eles duram 4 anos, ainda não percebi se teria de esperar 2 anos ou 4, só percebi que já não posso utilizar esse método para o ano pois fiz o exame este ano, nas 2 fases e tenho-os válidos (a cima de 9,5).

A minha questão foi simplesmente a pensar no futuro.
Há grande probabilidade de existirem exames obrigatórios novamente para o ano assim como há grande chance de eu não entrar este ano.

Eu queria apenas saber se os alunos do profissional precisavam de fazer Português e Matemática A também ou se era apenas o de Português. Nos guias de exame pré-pandemia dizia que os alunos do profissional que o acabaram após 2013 tinham apenas de fazer o de Português + PI. No entanto, Português interessa-me pouco porque eu quero entrar em ciências e fiquei *apenas* na dúvida se era só mesmo português ou se poderia ser obrigada ao de Matemática visto que quero ciências.

Fiquei a saber que se, hipoteticamente para o ano forem obrigatórios, tenho de fazer o de PT mesmo que ele não me vá contar para nota. Será esse o meu obrigatório. Só queria saber isso.

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Há grande probabilidade de existirem exames obrigatórios novamente para o ano assim como há grande chance de eu não entrar este ano.
Fiquei a saber que se, hipoteticamente para o ano forem obrigatórios, tenho de fazer o de PT mesmo que ele não me vá contar para nota. Será esse o meu obrigatório. Só queria saber isso.

Exames obrigatórios para quem já acabou o secundário?

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Sim, porque sou do profissional e nem temos exames para o terminar. Sendo que quero pelo CNAES e não pela via profissionalizante eu tenho o PT como obrigatório.

Isto era o que estava no guia de exames de 2019:
Ver anexo 23438
Ok, eu nunca tinha visto isto que sublinhei na imagem:
1660921291315.png

Eu pensava que ter o secundário concluído era suficiente para o ensino superior e pensava que mesmo no profissional faziam exames.

Então o secundário profissional conta como secundário completo mesmo sem exames, mas não permite (sem os exames) acesso ao ensino superior.

• Like

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Então o secundário profissional conta como secundário completo mesmo sem exames, mas não permite (sem os exames) acesso ao ensino superior.
Depende, pelo concurso nacional de acesso não permite, mas para o concurso especial para titulares de cursos do ensino profissional não são exigidos exames, mas sim provas regionais (claro, nem todas as instituições aderiram a este concurso, o que obriga ainda muitos alunos a terem de ir fazer exames nacionais).

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Ok, eu nunca tinha visto isto que sublinhei na imagem:
Ver anexo 23439

Eu pensava que ter o secundário concluído era suficiente para o ensino superior e pensava que mesmo no profissional faziam exames.

Terminamos o secundário sendo avaliados por um projeto final, uma PAP/PAF.
Quando eu terminei a via profissionalizante que a Ariana falou ainda não existia pelo que os meus colegas que queriam ir para o ensino superior tinham de se preparar para os exames à parte e por conta própria, sim, pois não são obrigatórios.
Agora há essa opção mas precisamente por tantas universidades fecharem portas a essa via eu não a quero usar

• Like
Reactions: dariodias97

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá.
Esclarecimento:
-Para os alunos que terminaram o Profissional depois de 2012 e antes de 2021 está estipulado que tenham de fazer o exame de Português e outro qualquer para se puderem candidatar ao Superior pelo Concurso Nacional de Acesso ou pelos homólogos nas instituições privadas. Devido à pandemia, essa obrigação tem sido suspensa ano após ano, incluindo no atual.
-As provas para o Concurso Especial são válidas no ano em que são feitas e nos dois seguintes para as instituições e cursos a que correspondem.

soraiarftorres

Membro Veterano
Matrícula
7 Julho 2021
Olá! Sobre este tópico novamente, surgiu-me uma dúvida que não sei se és capaz de me esclarecer.
No caso de o exame de PT ser novamente obrigatório, PT vai contar para a minha média de alguma forma ou, o curso não querendo PT, só a PI é que conta com a nota final do curso que tive?
É que vi algures alguém a dizer que se for obrigatório poderei ter uma "nova média do secundário" sendo a média do exame de PT+PI e depois é essa média que é usada como a do secundário e não a minha final do curso. Tipo:
A minha média do secundário é 13 mas se a média do PT+PI fosse 16, era 16 que iam usar?
Não me fez grande sentido
Post automatically merged:

Já encontrei a resposta!

Surgiu-me outra dúvida. Se fizer PT, PI e Inglês (queria fazer como um exame backup) o inglês vai contar também?

Última edição:

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá! Sobre este tópico novamente, surgiu-me uma dúvida que não sei se és capaz de me esclarecer.
No caso de o exame de PT ser novamente obrigatório, PT vai contar para a minha média de alguma forma ou, o curso não querendo PT, só a PI é que conta com a nota final do curso que tive?
É que vi algures alguém a dizer que se for obrigatório poderei ter uma "nova média do secundário" sendo a média do exame de PT+PI e depois é essa média que é usada como a do secundário e não a minha final do curso. Tipo:
A minha média do secundário é 13 mas se a média do PT+PI fosse 16, era 16 que iam usar?
Não me fez grande sentido

Já encontrei a resposta!

Surgiu-me outra dúvida. Se fizer PT, PI e Inglês (queria fazer como um exame backup) o inglês vai contar também?
Olá.
Apenas se for melhor que a outra PI.

• Like