Exames relações internacionais M23 da ISCSP

Larissab1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Boa tarde,
Gostaria de saber se alguém aqui fez o exame do Maiores de 23 para relações internacionais na ISCSP que me pudesse dizer como foi? E qual a matéria da prova?
Já agora também o que acham do curso e da instituição.
Obrigada a todos 😊

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Última edição:
  • Like
Reactions: Larissab1

Larissab1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Obrigada, mas eu já tinha visto essas provas, mas como eles não dizem qual é a prova de ingresso para a licenciatura em relações internacionais, achei que aqui alguém poderia ter feito a do ano passado para dar um dica 😜

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Pelo que li eles pedem sempre Português + uma das específicas definidas pela DGES por exame nacional, ou seja, História ou Geografia (creio que baste 1)

" Os candidatos aos cursos do ISCSP prestarão as suas provas pela ordem seguinte: a) Prova escrita de Língua Portuguesa; b) Prova escrita específica de avaliação dos conhecimentos numa das áreas científicas referidas na alínea b) do n.º 1 do artigo anterior, com exceção do Português;"

Sendo que a alínea b) do n.º1 é:

" b) A realização de provas teóricas e ou práticas que atestem capacidade nas áreas científicas das provas de ingresso definidas para esse ciclo de estudo no ano de ingresso, conforme publicitado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) do Governo Português; "

E como no link supra-mencionado, só te pede uma das provas, e Português já a terás que fazer segundo a alínea a), suponho que tenhas à escolha Geografia ou História.

Larissab1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Pelo exame nacional sim, mas para as provas para os Maiores de 23 talvez, como no site do ISCSP tem as 3 provas do ano passado ( Portugues, História e Geográfia) queria saber se alguém fez as provas por este método para saber se pode se escolher ou foi estipulado pelo Instituto, para começar a preparar - me.
Muito obrigada pela ajuda. 😊

SILVIALP

Membro
Matrícula
3 Março 2021
Ola Bom dia também me inscrevi para ISCSP para maiores de 23 para Administração publica onde solicitam Português e uma destas duas(historia e geografia)
Gostaria de saber como funciona o teste de portugues, é do mesmo género ou o mesmo tema, ou é apenas um tese protótipo?
Naquele caso falam sobre a ONU, tenho receio que calhe um tema em que não tenha conhecimento sobre ele.
o que acham?

Larissab1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Olá, bom dia.
Pelo que já perguntei a ISCSP, será do mesmo género do ano passado. A de Português será Interpretação de texto, gramática e redação ( é o que está na prova anterior) .

SILVIALP

Membro
Matrícula
3 Março 2021
o tema é que me deixa mais apreensiva, sobre a ONU? pode ser sobre a pandemia. ou a nova guerra fria devido á ascendência da coreia por exemplo

Larissab1

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2021
Bom, eu acho que se houvesse algum tema especifico eles teriam colocado junto com as biografias a serem estudadas, pelo que percebi será mesmo um texto, onde teremos que identificar alguns aspectos gramaticais, interpretação( que no caso foi um texto aonde o assunto era a ONU, mas as perguntas eram sobre o texto em si) e Técnicas de escrita.
Quando lhes perguntei sobre as provas, como seriam para ter uma ideia de como estudar, disseram-me que seria muito parecida com as do ano passado, por tanto, para Português tente estudar o que apontam no programa, agora se for Geografia ou Historia eu recomendo e é o que estou a fazer, é estudar pelas biografias.
Espero ter ajudado. Boa sorte ☺

SILVIALP

Membro
Matrícula
3 Março 2021
Ola Boa tarde como já não estudo a quase 15 anos 😳. Estou um pouco insegura e perdida.
Ja tirei os conteudos e alguns apontamentos, se puder dar-me umas luzes agradeço imenso

Ana_Neto

Membro Caloiro
Matrícula
29 Setembro 2020
Boa tarde.
Alguém me sabe dizer onde posso encontrar exemplos de provas, já realizadas no regime para maiores de 23, para a licenciatura de relações internacionais na Feuc?
Obrigada