EXCLUSIVO: Escapei dum culto e pretendo entrar no ensino superior, mas estou completamente perdido!

Rúben Pinho

Membro
Matrícula
6 Fevereiro 2021
Boa tarde!
Por onde começar? Tenho 21 anos, cresci numa família religiosa e desde que me lembro como pessoa sempre fui educado neste culto/seita religiosa. Consequentemente o meu pensamento foi moldado à base daquilo que era a doutrina e os valores daquela comunidade. A universidade sempre foi mal vista e como tal não aconselhada.

(INFORMAÇÃO EXTRA: Assim optei por entrar para um curso profissional de multimédia. Recentemente deu-se um clique na minha cabeça e percebi que vivi uma mentira estes anos todos. Para fazer jus à sua designação de culto/seita, os membros que saem são ostracizados e ignorados pelos que permanecem incluindo amigos de longa data.)

Onde eu quero chegar é que agora tenho liberdade para fazer o que quiser com a minha vida e vejo a universidade como um bom ponto de partida! Gostava de tirar uma licenciatura em design ou audiovisual/cinema. Porém ainda não consegui chegar a um consenso! Gosto de ambas as áreas, mas infelizmente não tenho muito jeito para desenho, embora gostasse de aprender. É também por isto que gostava de saber como posso "estudar" para o exame nacional de desenho ou se vale mais a pena investir no exame de história e cultura das artes. Qual acham mais fácil? Sinto-me um pouco perdido e desorientado porque efetivamente não tive o programa do ensino regular como grande parte dos alunos.

Obrigado pela atenção! 😊

Última edição:
  • Like
Reactions: Diana Valença
Boa tarde!
Por onde começar? Tenho 21 anos, cresci numa família religiosa e desde que me lembro como pessoa sempre fui educado neste culto/seita religiosa. Como tal o meu pensamento foi moldado à base daquilo que era a doutrina e os valores daquela comunidade. A universidade sempre foi mal vista e como tal não aconselhada.

(INFORMAÇÃO EXTRA: Assim optei por entrar para um curso profissional de multimédia. Recentemente deu-se um clique na minha cabeça e percebi que vivi uma mentira estes anos todos. Para fazer jus à sua designação de culto/seita, os membros que saem são ostracizados e ignorados pelos que permanecem incluindo amigos de longa data.)

Onde eu quero chegar é que agora tenho liberdade para fazer o que quiser com a minha vida e vejo a universidade como um bom ponto de partida! Gostava de tirar uma licenciatura em design ou audiovisual/cinema. Porém ainda não consegui chegar a um consenso! Gosto de ambas as áreas, mas infelizmente não tenho muito jeito para desenho, embora gostasse de aprender. É também por isto que gostava de saber como posso "estudar" para o exame nacional de desenho ou se vale mais a pena investir no exame de história e cultura das artes. Qual acham mais fácil? Sinto-me um pouco perdido e desorientado porque efetivamente não tive o programa do ensino regular como grande parte dos alunos.

Obrigado pela atenção! 😊
Lamento teres passado pelo que passaste e deixa-me ver se te consigo ajudar!
Fizeste o ensino secundário porque ramo: um curso científico-humanístico ou profissional? Isto porque as fórmulas da nota de candidatura são diferentes e o acesso ao ensino superior é diferente (se foste aluno do profissional tens que fazer o exame de Português + os exames de prova de ingresso). Se foste aluno do profissional, aconselho-te mesmo a ver o tópico relacionado com o acesso ao superior por essa área.
Não quero puxar o tofu à minha brasa, mas estou num curso que vai de encontro ao que descreves, mas mesmo assim vou-te fazer um panorama das opções que tens: há o curso de Comunicação e Multimédia (na UTAD) que foca-se mais na área do design, ainda que fiques habilitado a trabalhar como profissional dos novos media (mas foca-se mais em edição de vídeo e imagem); tens o curso de Cinema (na Universidade da Beira Interior), que vou-te ser sincera, não conheço bem a realidade do curso, mas acredito que se foque em várias formas de fazer cinema. Há o curso de Audiovisuais e Multimédia, que vai de encontro ao curso da UTAD. Por fim (pessoas de outros cursos que dêem para a mesma coisa, por favor corrijam-me), há o curso de Som e Imagem, que existe na Católica do Porto e no Poltitécnico de Leiria (no pólo das Caldas da Rainha). Vou-te falar do último porque é onde estou.
O curso começa por ser bastante geral, com cadeiras de Animação, Fotografia, Som e Cinema. Depois, há cadeiras de Desenho (não te preocupes, eu vim de Economia e safei-me xD), História do Cinema, e tens as cadeiras de Tecnologias Digitais e Design Gráfico para o Audiovisual, em que desenvolves projetos de edição de imagem, de vídeo e de programas de animação. No final do primeiro ano, escolhes as cadeiras para o segundo e podes escolher focar-te (ou não) em uma das 4 áreas do curso: Cinema, Fotografia, Som ou Animação. Podes ver as cadeiras todas aqui: IPLeiria - Som e Imagem
Posso-te dizer que o curso costuma ter notas do último colocado relativamente baixas, sempre a rondar os 13 valores.

No que toca a exames nacionais, vê se há um exame comum a estes cursos (se houver, o mais provável é ser Português) e foca-te nesse mesmo. Começa a estudar e se a secundária local aceitar alunos externos, ótimo.

Lamento teres passado pelo que passaste e deixa-me ver se te consigo ajudar!
Fizeste o ensino secundário porque ramo: um curso científico-humanístico ou profissional? Isto porque as fórmulas da nota de candidatura são diferentes e o acesso ao ensino superior é diferente (se foste aluno do profissional tens que fazer o exame de Português + os exames de prova de ingresso).
Sim, fiz o profissional... Como me arrependo... Eu gostei do curso, mas se tivesse escolhido um regular agora não estava na situação em que estou... Portanto além das provas de ingresso (que para design seriam desenho, historia e cultura das artes e geometria desc.) ainda teria que fazer o de portugues? 😩 Começo a pensar que é uma tarefa impossível, para não falar que já saí da escola há 2 anos e tal... Talvez me contente com um ctesp...

Não quero puxar o tofu à minha brasa

Esta frase fez-me o dia! Obrigado!

• Fabulous
Reactions: Deleted member 5277
Sim, fiz o profissional... Como me arrependo... Eu gostei do curso, mas se tivesse escolhido um regular agora não estava na situação em que estou... Portanto além das provas de ingresso (que para design seriam desenho, historia e cultura das artes e geometria desc.) ainda teria que fazer o de portugues? 😩 Começo a pensar que é uma tarefa impossível, para não falar que já saí da escola há 2 anos e tal... Talvez me contente com um ctesp...
Não é impossível, acredita. Se queres ir pelo concurso nacional de acesso, que te dá liberdade de escolheres o curso à tua vontade, ainda tens tempo de te organizares e preparares os exames nacionais. Já vi alunos como tu sem quaisquer bases a ter 18s nos exames nacionais. Podes usar aqui o fórum para ter apontamentos e tirar dúvidas.

Também te chamo à atenção que desde o ano passado que existe uma nova via de acesso ao ensino superior para alunos do ensino profissional, em que em vez dos exames nacionais fazes os exames regionais, que são exames feitos pelas próprias faculdades. Tem é a desvantagem de não abrir em todo o lado (no ano passado foi maioritariamente no ensino politécnico, mas isso pode mudar este ano), e as faculdades decidem que cursos profissionais é que aceitam que concorram às suas licenciaturas, pelo que só deves conseguir concorrer a licenciaturas da mesma área que o teu curso profissional. Ainda não há qualquer informação sobre a edição deste ano, continua atento aqui ao Uniarea.

Poderás concorrer paralelamente aos dois concursos de acesso aos mesmos cursos ou diferentes.