Existe alguma alternativa?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

orapazcurioso

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2019
Boas, malta sou novo membro cá, e sempre achei interessante esta parte dos fóruns porque é uma maneira de todos se ajudarem e partilharem experiências e informações académicas.
Hoje trouxe cá uma duvida, que com a vossa disponibilidade pode ser muito útil.
Tenho 23 anos, tenho 12º ano que acabei através dos EFA, fora isso já faço serviço na cruz vermelha e sou nadador salvador há uns anos, sempre tive formação na área da saúde para quem sabe na cruz vermelha temos formações frequentes de TAT e TAS que envolve socorrismo e trauma onde trabalho com muitos enfermeiros, na entidade patronal que trabalho como nadador salvador também faço formações continuas de DAE SBV trauma e socorrismo, exerço ambas as funções há 3 anos e sempre tive o gosto de poder ajudar as pessoas e de aprender na área da saúde, cada serviço que faço em ambas as funções são algo que me leva a querer mais.
Como estou ligado á área da saúde há alguns anos isso reforçou a minha vontade de ir para medicina, na qual já tinha há anos, mas por motivos de força maior não consegui na altura acabar o ensino regular para poder ter média interna e realizar os exames nacionais.
Então com o passar do tempo tive que optar por acabar o 12 ano pelos EFA o que não me dá media interna para eu ir para medicina.
Informei-me que posso fazer os exames necessários que sao Matematica A, Fisico Quimica, e Biologia, mas mesmo tendo boa media nos exames serei sempre descartado pois, os alunos do ensino recorrente terão sempre prioridade devido á media interna.
Nunca fiquei totalmente esclarecido acerca disto, não pode ser impossível deve de haver alguma maneira de correr atrás desta área, conheço caso de pessoas que entraram aos 30 anos ou mais e se formaram perto dos 40, o que quero dizer com isto é que, deve de haver alternativa e vale a pena correr atrás!
Malta deixo as vossas sugestões, desde já agradeço !!!!!!

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Podes sempre fazer esses exames e entrar num curso com média mais baixa tipo Ciências Biomédicas Laboratoriais ou Enfermagem e depois entrar em Medicina pelo concurso de Licenciados.

• Like
Reactions: orapazcurioso

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas, malta sou novo membro cá, e sempre achei interessante esta parte dos fóruns porque é uma maneira de todos se ajudarem e partilharem experiências e informações académicas.
Tenho 23 anos, tenho 12º ano que acabei através dos EFA, fora isso já faço serviço na cruz vermelha e sou nadador salvador há uns anos, sempre tive formação na área da saúde para quem sabe na cruz vermelha temos formações frequentes de TAT e TAS que envolve socorrismo e trauma onde trabalho com muitos enfermeiros, na entidade patronal que trabalho como nadador salvador também faço formações continuas de DAE SBV trauma e socorrismo, exerço ambas as funções há 3 anos e sempre tive o gosto de poder ajudar as pessoas e de aprender na área da saúde, cada serviço que faço em ambas as funções são algo que me leva a querer mais.
Como estou ligado á área da saúde há alguns anos isso reforçou a minha vontade de ir para medicina, na qual já tinha há anos, mas por motivos de força maior não consegui na altura acabar o ensino regular para poder ter média interna e realizar os exames nacionais.
Então com o passar do tempo tive que optar por acabar o 12 ano pelos EFA o que não me dá media interna para eu ir para medicina.
Informei-me que posso fazer os exames necessários que sao Matematica A, Fisico Quimica, e Biologia, mas mesmo tendo boa media nos exames serei sempre descartado pois, os alunos do ensino recorrente terão sempre prioridade devido á media interna.
Nunca fiquei totalmente esclarecido acerca disto, não pode ser impossível deve de haver alguma maneira de correr atrás desta área, conheço caso de pessoas que entraram aos 30 anos ou mais e se formaram perto dos 40, o que quero dizer com isto é que, deve de haver alternativa e vale a pena correr atrás!
Podes te candidatar pelo concurso nacional de acesso, não serás descartado por seres de um curso EFA, os exames são a tua média de candidatura e com esta estás em igualdade de circunstâncias. Podes também te candidatar pelo concurso para licenciados, como o @Gonçalo Santos Silva disse, se fizeres uma licenciatura antes e o teu currículo é um ponto forte.

Psi.Study.a

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2019
Curso
Psicologia
Boa noite
Espero conseguir o ajudar.
Eu também frequentei o curso EFA, e entrei em Psicologia apenas com a minha prova de ingresso e entrei juntamente com os outros alunos que prestaram concurso com nota interna. Ou seja, não é só pq fizeste o EFA que os outros vão passar à tua frente.
Se realizares os exames nacionais que Medicina pede, e tiveres média suficiente irás entrar juntamente com o pessoas de secundário, sem existir nenhuma prioridade ;)