Experiência desanimadora com o ensino superior

catarina-rib

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2021
Olá a todos! Espero que estejam todos bem, uso o fórum da uniarea há algum tempo e tem me ajudado imenso! Decidi criar este tópico porque embora me possa ajudar a mim, talvez possa ajudar a alguém também.

Fui colocada este ano no ensino superior em segunda opção (História da arte na FLUC), o que me deixou triste, desejava imenso entrar na primeira (Arte e Design no IPC) que por uma mera centésima não aconteceu. Até aqui tudo bem, mentalizei-me que não era assim tão mau e convenci-me a mim que ia me habituar, afinal foi o que escolhi.

Fui às primeiras aulas, mas acabei por entender que mesmo que as aulas sejam interessantes, não me imagino em nada relacionado com as saídas do curso. Cometi o também o erro de escolher um curso muito teórico, sabendo que adoro aulas práticas. Desmotivei-me de imediato ao pensar que estava no sítio errado, logo na primeira semana. Obviamente pensei que estaria a ser precoce em desistir, não dei sequer grande oportunidade à licenciatura, por isso, fui a mais aulas, quando dei por mim, descobri que estava a ir completamente obrigada e a adiar uma situação inevitável que era a desistência da matrícula.

Neste tempo deixei passar as inscrições para a segunda fase por achar que eu ainda ia conseguir gostar dali. Nos primeiros tempos menti ao dizer que estava tudo bem e que gostava do curso, algo que me arrependi, pois tive de contar a verdade mais tarde.

Para me abstrair e tentar conhecer coisas e pessoas novas, tentei ir às praxes e achar algo em comum com as pessoas, mas sem grande sucesso, toda a gente é muito simpática, mas percebo que não me encaixo ali de maneira alguma.

Parei, fiz uma pausa para pensar e refletir, despedi-me das aulas por uns tempos porque não me ajudava a pensar como deve de ser. Achei muito importante, decidi me inscrever na 3a fase novamente ao curso de Arte e Design e mais dois semelhantes, em Coimbra, acredito que me apaixonei pela cidade e é mesmo ali que quero estudar.

As hipóteses de entrada são pequeninas, então decidi inscrever me em cadeiras isoladas em duas, são as únicas disponíveis do curso de arte e design (que ainda não faço ideia do resultado). Só existe uma vaga, mas se não tiver esperança, também não me ajudo!

No final de todo o processo, descobri que estou um bocado confusa com todas estas ideias, e que talvez preciso de uma opinião de fora! Ou de alguém que já passou por algo semelhante.

Obrigado a todos, felicidades!

Marina08

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2021
olá! aconteceu-me algo semelhante no ano passado, por 8 centésimas que não entrei na minha primeira opção e fui parar à quarta, não me candidatei à segunda fase (o que me deixou ainda pior visto que tinha média para entrar) por achar que ficaria satisfeita com o curso, mas não aconteceu, ainda me candidatei à terceira fase mas não consegui entrar, posto isto frequentei o curso o resto do ano mas andava mesmo muito desmotivada e só queria sair dali, não foi um ano totalmente perdido visto que já ganhei umas luzes de como é o ensino superior e viver numa cidade (vivo numa vila) meio que me deu como 1 ano de "adaptação" mesmo não sendo aquilo que eu queria.
não perdes nada em tentar ir à terceira fase e se não entrares podes sempre fazer um ano de pausa e tentar novamente pro ano! podes também ver outros cursos que te possam dar equivalências para o que queres, há maneiras de dar a volta à situação, não desanimes!

• Like
Reactions: nymeria

catarina-rib

Membro Caloiro
Matrícula
25 Setembro 2021
olá! aconteceu-me algo semelhante no ano passado, por 8 centésimas que não entrei na minha primeira opção e fui parar à quarta, não me candidatei à segunda fase (o que me deixou ainda pior visto que tinha média para entrar) por achar que ficaria satisfeita com o curso, mas não aconteceu, ainda me candidatei à terceira fase mas não consegui entrar, posto isto frequentei o curso o resto do ano mas andava mesmo muito desmotivada e só queria sair dali, não foi um ano totalmente perdido visto que já ganhei umas luzes de como é o ensino superior e viver numa cidade (vivo numa vila) meio que me deu como 1 ano de "adaptação" mesmo não sendo aquilo que eu queria.
não perdes nada em tentar ir à terceira fase e se não entrares podes sempre fazer um ano de pausa e tentar novamente pro ano! podes também ver outros cursos que te possam dar equivalências para o que queres, há maneiras de dar a volta à situação, não desanimes!

Obrigada pelo feedback!! E como foi com as cadeiras, fizeste? ou foste mais só às aulas?

Marina08

Membro Caloiro
Matrícula
11 Março 2021
eu fiz tudo, só deixei uma porque achei que não fazia sequer sentido ser uma UC daquele curso e a disciplina ia ser substituída este ano, portanto se não a fizesse no ano passado ia fazer outra à escolha este ano