Extinção dos Mestrados Integrados

Matrícula
3 Abril 2018
A notícia da extinção dos mestrados integrados pegou-me de surpresa, pois estou coletando informações e imprimindo os planos de estudos dos mestrados integrados em Engenharia Informática, desde abril de 2018. A formação mínima de um Engenheiro em Portugal e no resto da Europa é de 5 anos (assim como no Brasil e nos Eua), correto? Como fica agora a formação do Engenheiro com a nova lei, ficará prejudicada?

Qual o caminho obrigatório a seguir a partir de agora, Licenciatura de 3 anos e um mestrado de 2 anos? Com uma licenciatura de 3 anos e um mestrado de 2 anos será possível exercer plenamente a profissão de engenheiro em Portugal? Essa configuração serve também para o exercício da profissão na UE?

Há preocupação da minha parte em como se concatenarão os estudos nas licenciaturas de 3 anos com os de mestrado de 2 anos para que se tenha uma formação completa e de qualidade, para o exercício legal da profissão de engenheiro, já que nos mestrados integrados de 5 anos, a formação parecia estar mais harmônica e completa, pois eram 5 anos ininterruptos de estudo. O que a Ordem dos Engenheiros diz sobre isso? Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Shirley Martins
A notícia da extinção dos mestrados integrados pegou-me de surpresa, pois estou coletando informações e imprimindo os planos de estudos dos mestrados integrados em Engenharia Informática, desde abril de 2018. A formação mínima de um Engenheiro em Portugal e no resto da Europa é de 5 anos (assim como no Brasil e nos Eua), correto? Como fica agora a formação do Engenheiro com a nova lei, ficará prejudicada?
Certo. De forma nenhuma.
Qual o caminho obrigatório a seguir a partir de agora, Licenciatura de 3 anos e um mestrado de 2 anos? Com uma licenciatura de 3 anos e um mestrado de 2 anos será possível exercer plenamente a profissão de engenheiro em Portugal? Essa configuração serve também para o exercício da profissão na UE?

Há preocupação da minha parte em como se concatenarão os estudos nas licenciaturas de 3 anos com os de mestrado de 2 anos para que se tenha uma formação completa e de qualidade, para o exercício legal da profissão de engenheiro, já que nos mestrados integrados de 5 anos, a formação parecia estar mais harmônica e completa, pois eram 5 anos ininterruptos de estudo. O que a Ordem dos Engenheiros diz sobre isso?
Um mestrado integrado de 5 anos = Licenciatura de 3 anos + Mestrado de 2 anos. Fica tudo na mesma.

Matrícula
3 Abril 2018
Então não fica prejudicada, menos mal. Ainda bem, porém o mestrado integrado parecia-me mais lógico, já que não havia interrupção de estudos. De qualquer forma, obrigada.

• Like
Reactions: davis

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Não sabia desta notícia. E quando começarão a aplicar? E irá afetar todos os cursos de Mestrado Integrado de imediato?

• Like
Reactions: Shirley Martins
Matrícula
3 Abril 2018
Isso ainda não entra em vigor neste ano, certo?
Não sei dizer ao certo, quando entra em vigor, pelo que li em alguns sítios, em até 2 anos, os mestrados devem acabar, creio que deve ser para não prejudicar quem já esteja cursando, e permita concluir o MI sem prejuízo.

Matrícula
3 Abril 2018
Não sei dizer ao certo, quando entra em vigor, pelo que li em alguns sítios, em até 2 anos, os mestrados devem acabar, creio que deve ser para não prejudicar quem já esteja cursando, e permita concluir o MI sem prejuízo.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Ah, pois... Porque pretendia ingressar um mestrado integrado...

• Like
Reactions: Shirley Martins
Matrícula
3 Abril 2018
Ah, pois... Porque pretendia ingressar um mestrado integrado...
Responder Pois é, minha filha também, ela estava a pesquisar os planos de estudo de vários MI em Engenharia, e nos pareceu mais sensato ingressar num MI, pois seria um "curso contínuo". Temos receio de que agora, sendo obrigatório entrar para uma Licenciatura e só depois ingressar num Mestrado comum ( sem ser MI), que ao final da Licenciatura não haja vaga disponível no Mestrado, ou que não possa ser feito na mesma instituição que já se cursou a Licenciatura, já no MI o "ingresso" era automático, porque era como se fosse um único curso. Bem, essas são conjecturas, ainda não ficou claro para nós como vão ser as candidaturas no Mestrado.

• Like

O2000

Membro Veterano
Matrícula
25 Junho 2017
Não pode ser este ano porque o guia de candidatura não traz alterações a esse nível...

• Like

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Bem, sendo assim, talvez para 2018/2019 não mudem... Agora para 2019/2020, não sei...

Vamos lá ver

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa

Peter