Extinção dos Mestrados Integrados

Peter

Membro Dux
Matrícula
22 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Medicina não sofrerá alterações, dado que o mestrado é essencial para o exercício da profissão.
Era precisamente isso que estava a pensar, com aquilo que eu sei agora... Tenho pena dos doentes e de mim :tearsofjoy::sweatsmile::sob:

• Like
Reactions: davis

informer123

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Eu vou ingressar na Universidade este ano e o meu curso tem Mestrado Integrado, ou seja, eu irei ter Mestrado, certo?? É que daqui a 2 anos eu ainda estou na "licenciatura"

Peter

Membro Dux
Matrícula
22 Agosto 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Eu vou ingressar na Universidade este ano e o meu curso tem Mestrado Integrado, ou seja, eu irei ter Mestrado, certo?? É que daqui a 2 anos eu ainda estou na "licenciatura"
Supostamente ainda nada é definitivo

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Mais uma brincadeira... Eu que frequento um mestrado integrado nunca ouvi falar de tal mudança...
Vai haver mesmo assim (se isto sempre acontecer) muitos cursos a ficarem como estão

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Se algo acontecer, o mais provável é que nem aconteça em todos os cursos com MI, porque, como já referido, em alguns casos como Medicina e Psicologia, por exemplo, em que o Mestrado é necessário para exercer a profissão

Dinis Alves

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Bom dia!
Sou aluno do 2°ano no Mestrado integrado em engenharia de materiais na Universidade do Minho.
Soube recentemente da noticia do fim dos mestrados integrados, e logicamente surgiram me algumas dúvidas e preocupações que espero que me possam responder.

Tendo ingressado eu num mestrado integrado, terei a hipótese de o acabar? Ou terei que concorrer às vagas de mestrado no fim da minha licenciatura?

Obrigado desde já pela ajuda.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Dinis Alves
Tendo ingressado eu num mestrado integrado, terei a hipótese de o acabar? Ou terei que concorrer às vagas de mestrado no fim da minha licenciatura?
Sim, a haver alterações (nunca mais se falou nisso...), será aplicado a quem começar o curso. Não faria sentido que mudassem as regras a meio a quem já o está a frequentar.

• Like
Reactions: Dinis Alves

Dinis Alves

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2019
Olá @Dinis Alves

Sim, a haver alterações (nunca mais se falou nisso...), será aplicado a quem começar o curso. Não faria sentido que mudassem as regras a meio a quem já o está a frequentar.
Também acho o mesmo, tal como foi na mudança do plano de matemática do secundário.
Obrigado pela resposta

• Like
Reactions: davis
Matrícula
22 Julho 2016
Acho que algumas pessoas estão a confundir mestrados com mestrado integrado. O facto dos mestrados integrados acabarem não implica que os mestrados também acabem. Deram exemplo dos alunos de medicina e psicologia, mas nem todas as faculdades de medicina e psicologia atualmente são de mestrado integrado, o que não implica que para exercer a profissão não seja necessário ter um mestrado. Em conclusão: com o fim dos mestrados integrados ainda será necessário ter um mestrado, a diferença é que o preço será mais alto (comparado com a licenciatura) e terá que se concorrer novamente (tal como a licenciatura).

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Moreira da Silva
Acho que algumas pessoas estão a confundir mestrados com mestrado integrado. O facto dos mestrados integrados acabarem não implica que os mestrados também acabem. Deram exemplo dos alunos de medicina e psicologia, mas nem todas as faculdades de medicina e psicologia atualmente são de mestrado integrado, o que não implica que para exercer a profissão não seja necessário ter um mestrado. Em conclusão: com o fim dos mestrados integrados ainda será necessário ter um mestrado, a diferença é que o preço será mais alto (comparado com a licenciatura) e terá que se concorrer novamente (tal como a licenciatura).
Só algumas correcções:
  • Todas os cursos de Medicina são de mestrado integrado, e mesmo com estas mudanças, caso venham a ser aplicadas, devem continuar a ser.
  • Ainda não é certo que os mestrados acabem por custar mais, embora a tendência será essa.
O objectivo principal desta medida é permitir uma maior mobilidade dos estudantes, pelo menos é isso que veio a público do governo (e que faz sentido).

• Like
Reactions: Blasty

MEIO

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2019
Boas,
Eu atualmente estou num curso de Engenharia com mestrado integrado e recebi a informação que vao acabar com os mesmos. Isso ira afetar a quem já esta inscrito num MI, ou seja vou ter de me candidatar a um mestrado mais tarde? ou so vai afetar a quem se canditar apartir de agora?

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Boas,
Eu atualmente estou num curso de Engenharia com mestrado integrado e recebi a informação que vao acabar com os mesmos. Isso ira afetar a quem já esta inscrito num MI, ou seja vou ter de me candidatar a um mestrado mais tarde? ou so vai afetar a quem se canditar apartir de agora?
Boa noite, de facto já vi que na FEUP e penso que na FCUP iriam descontinuar e acabar com mestrados integrados.

Bem quem já está no MI, continua no curso ,só a partir de 2021(ou antes) é que vão fechar, mas quem já está continua no curso, mas tens de dar o pedal, pois convém que não reproves, pois o curso pode fechar e aí é complicado.
Não precisas de te candidatar a um mestrado, tu já estas no curso,e tu continuas no curso, tu entraste agora, só daqui a 5 anos(espero) acabas o curso. Evita reprovar, pois dá a sensação que isto vai para a frente.
Para confirmar os teus receios aqui vão 2 links sobre este tópico:

Correção: Quem acabar a licenciatura tem de concorrer ao mestrado( quem entrar futuramente, não sei se no teu caso se aplica), de qualquer forma informa-te com o diretor do teu curso sobre isto, de certeza que sabe algo, ou então com a secretaria. Certamente, que eles são suficientemente habilitados a esclarecer-te.

Última edição:

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Isto é tudo por haver instituições como o ISEP em que ao fim de 3 anos és considerado engenheiro naquela área contrariamente a 3 anos feitos num MI, por exemplo, na FEUP?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Isto é tudo por haver instituições como o ISEP em que ao fim de 3 anos és considerado engenheiro naquela área contrariamente a 3 anos feitos num MI, por exemplo, na FEUP?
É uma imposição legal que partiu do MCTES e será aplicado em grande parte dos cursos superiores que criaram mestrados integrados de forma pouco justificada. Foi dado um prazo até ao ano lectivo 2021/2022 para a instituições adaptarem os atuais mestrados integrados em níveis separados.

Trata-se do Decreto-Lei n.º 65/2018:

Biyatriz

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2017
Não sabia desta notícia. E quando começarão a aplicar? E irá afetar todos os cursos de Mestrado Integrado de imediato?
Olá! Pelo que percebi depois de ver a notícia em vários sites, os únicos cursos que vão deixar de ser MI são aqueles que não têm regulamentação obrigatória pela união europeia. Por exemplo, Arquitetura, Medicina e Ciências Farmacêuticas devem continuar como Mestrado Integrado.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá. Eu estou no 2ºano do Mestrado Integrado em Eng.Química na FEUP. Com o fim dos mestrados integrados em 2021, eu vou ter que concorrer a mestrado? Ou como entrei antes dessa lei ser lançada, o meu mestrado integrado continua assegurado??

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Olá. Eu estou no 2ºano do Mestrado Integrado em Eng.Química na FEUP. Com o fim dos mestrados integrados em 2021, eu vou ter que concorrer a mestrado? Ou como entrei antes dessa lei ser lançada, o meu mestrado integrado continua assegurado??
Como entraste antes, não deves ser afetado.