Física 12.º ano

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.
Matrícula
2 Julho 2018
Heyy , eu vou para a disciplina de Física no 12.º ano , pois foi algo que sempre me agradou e pretendo seguir uma engenharia na universidade. Na minha escola não fazem testes nas disciplinas anuais, realizando apenas trabalhos. Queria saber se acham que consigo ter uma nota de 19/20 com estes elementos de avaliação . Que tipo de trabalhos inovadores me podem pedir ?? Obrigado 😊

Matrícula
29 Novembro 2019
Curso
CT 12°
Diria que depende imenso do professor que tiveres. Há professores a quem podes entregar um trabalho perfeito e dão-te 17 no máximo, enquanto que há outros em que mesmo que entregues um trabalho mediocre tens 20. Sugiro que tentes perceber como é que costuma ser a distribuição das notas na tua escola: fala com alguém que já tenha tido a disciplina ou tenta ir ver as pautas.

Matrícula
2 Julho 2018
Diria que depende imenso do professor que tiveres. Há professores a quem podes entregar um trabalho perfeito e dão-te 17 no máximo, enquanto que há outros em que mesmo que entregues um trabalho mediocre tens 20. Sugiro que tentes perceber como é que costuma ser a distribuição das notas na tua escola: fala com alguém que já tenha tido a disciplina ou tenta ir ver as pautas.
Pois , o problema é esse .. A disciplina não abre há 2 anos porque normalmente vão para biologia e química.. este ano é que há muitos interessados em física

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Heyy , eu vou para a disciplina de Física no 12.º ano , pois foi algo que sempre me agradou e pretendo seguir uma engenharia na universidade. Na minha escola não fazem testes nas disciplinas anuais, realizando apenas trabalhos. Queria saber se acham que consigo ter uma nota de 19/20 com estes elementos de avaliação . Que tipo de trabalhos inovadores me podem pedir ?? Obrigado 😊
Olá Henrique!
Tive física este ano e realizava muitos trabalhos mas mesmo muitos e com uma exigência bem superior aquela que estava habituada... Apesar dos trabalhos tive que "fazer" muito self-taught pois não achava que a minha professora explicava bem ou queria aprofundar certos conhecimentos mas isso varia muuuuito de professor para professor.
Bom a nível de trabalhos aqueles que fiz foi praticamente tudo na base de PowerPoints/relatórios... Questões de pesquisa em que a professora nos deu 3/4 questões para pesquisarmos e numa página em Word apresentarmos a nossa pesquisa... Fizemos uma "feira de ciências" em que tínhamos de explicar aos alunos de 3° ciclo e 10°/11° a parte das colisões, snooker em tamanho grande, dois pêndulos de Newton sendo que um era pequenino tipo aqueles que se vê à venda e outro grande com bolas de basquete.
Mas para além destes trabalhos também fazíamos testes...
Espero ter ajudado :)

Última edição:

Jonnhy

Membro Caloiro
Matrícula
29 Janeiro 2020
Boas! Estou exatamente na mesma posição que tu! Tbm vou para física e gostava de saber como funciona! Estou preocupado pois gostava de ter 19/20 e a minha futura professora parece ser exigente.- _-

CATEcba

Membro
Matrícula
27 Junho 2020
Hello Hello!

Como algumas pessoas já aqui disseram, tudo vai depender do professor que apanhares.

Pessoalmente, achei física de 12º bastante mais fácil que FQ. Talvez tenha sido do stor que tive, talvez não.
Houve matérias que não me interessaram tanto, mas como não se tem exame no final do ano os professores costumam estar mais relaxados e dá para dar a matéria na boa e na calma.

Vais falar de novas formas de estudar os movimentos, momento linear, fissão e fusão nuclear e aprender que existem formulas que se adequam a diferentes áreas da física com poucas ou nenhumas alterações.
Eu gostei da disciplina e achei simples tirar boa nota, mas tenho noção que isso advém do stor que me calhou.

Se gostas de física acho que deves escolher a disciplina. E não te esqueças, mesmo que as pessoas te digam que é mais difícil, acredita que será muito mais facil estudares algo que te agrada do que ires para uma disciplina que não gostas nada mas que é considerada simples de se fazer.

Matrícula
2 Julho 2018
Hello Hello!

Como algumas pessoas já aqui disseram, tudo vai depender do professor que apanhares.

Pessoalmente, achei física de 12º bastante mais fácil que FQ. Talvez tenha sido do stor que tive, talvez não.
Houve matérias que não me interessaram tanto, mas como não se tem exame no final do ano os professores costumam estar mais relaxados e dá para dar a matéria na boa e na calma.

Vais falar de novas formas de estudar os movimentos, momento linear, fissão e fusão nuclear e aprender que existem formulas que se adequam a diferentes áreas da física com poucas ou nenhumas alterações.
Eu gostei da disciplina e achei simples tirar boa nota, mas tenho noção que isso advém do stor que me calhou.

Se gostas de física acho que deves escolher a disciplina. E não te esqueças, mesmo que as pessoas te digam que é mais difícil, acredita que será muito mais facil estudares algo que te agrada do que ires para uma disciplina que não gostas nada mas que é considerada simples de se fazer.
Obrigada!! Relativamente aos trabalhos , é fácil ter ideias criativas , tendo em conta os temas abordados?

Teresa P.

👑 Membro Honorário
Matrícula
14 Agosto 2019
Curso
Serviço Social
A escolha das opcionais do 12º ano resume-se a aferir em qual delas obterão melhores resultados. As conclusões dessa análise serão sempre diferentes consoante os gostos pessoais e até a aptidão individual para determinada disciplina. O meu filho escolheu a combinação de Química e Física - apenas mais dois colegas das 4 turmas de Ciências e Tecnologias escolheram estas duas disciplinas em conjunto, pois a grande maioria dos alunso consideram uma combinação difícil. Mas para o meu filho era a mais fácil para obter bons resultados (e assim foi) e elevar a média de secundário. Se ele tivesse tido aplicações informáticas, biologia ou psicologia nunca teria conseguido as notas que obteve naquelas duas disciplinas (19 valores em cada). Mas outros alunos conseguem ter excelentes notas nas outras disciplinas e teriam dificuldade em física e química. Vejam o que gostam efetivamente e avancem sem medos! As opcionais são geralmente mais "divertidas" e "leves" e podem ajudar muito a melhorar a média.🤗

CATEcba

Membro
Matrícula
27 Junho 2020
Obrigada!! Relativamente aos trabalhos , é fácil ter ideias criativas , tendo em conta os temas abordados?
Eu não tive de apresentar trabalhos, as nossas avaliações eram feitas apenas por testes, por isso não te posso ajudar. Agora, tendo em conta os temas abordados, acho que não será dai que terás problemas.
O que poderás achar complicado é usares a estrutura de trabalho correto e a forma de o apresentar. Digo isto uma vez que passei pelo mesmo quando tinha BG. Os nossos trabalhos tinham de ter uma estrutura especifica, usar uma fonte especial e estar organizado de uma tal forma, senão éramos penalizados.

Como disse, isto tudo dependerá do professor que te calhar. Boa sorte!

Matrícula
2 Julho 2018
Olá Henrique!
Tive física este ano e realizava muitos trabalhos mas mesmo muitos e com uma exigência bem superior aquela que estava habituada... Apesar dos trabalhos tive que "fazer" muito self-taught pois não achava que a minha professora explicava bem ou queria aprofundar certos conhecimentos mas isso varia muuuuito de professor para professor.
Bom a nível de trabalhos aqueles que fiz foi praticamente tudo na base de PowerPoints/relatórios... Questões de pesquisa em que a professora nos deu 3/4 questões para pesquisarmos e numa página em Word apresentarmos a nossa pesquisa... Fizemos uma "feira de ciências" em que tínhamos de explicar aos alunos de 3° ciclo e 10°/11° a parte das colisões, snooker em tamanho grande, dois pêndulos de Newton sendo que um era pequenino tipo aqueles que se vê à venda e outro grande com bolas de basquete.
Mas para além destes trabalhos também fazíamos testes...
Espero ter ajudado :)
Ok, obrigado pela resposta! Achas que há matérias que para ser inovador dê para fazer maquetes ou algo do género ? Já agora , por curiosidade , acabaste com quanto? 😅

Winteroc18

Membro Veterano
Matrícula
26 Outubro 2019
Curso
Matemática
Instituição
Universidade Nova de Lisboa
O meu professor de Física de 12 ano não fazia trabalhos, nós tinhamos aulas teóricas e práticas(basicamente ele explicava a matéria e depois faziamos os exercicios em conjunto) e depois tinhamos testes de avaliação que não era muito dificeis. Ele disse que sabe que no 12 ano, os alunos têm que se concentrar mais em Português e Matemática, então ele decidiu fazer algo mais fácil, acabei a disciplina de Física com 20, pois tinha sempre 19 ou 20 nos testes.

bea_moniz123

Membro
Matrícula
9 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Ok, obrigado pela resposta! Achas que há matérias que para ser inovador dê para fazer maquetes ou algo do género ? Já agora , por curiosidade , acabaste com quanto? 😅
Opá a nível de inovação tens de ver com o que te é pedido por exemplo nós fizemos um barómetro quando estudamos a parte dos fluidos... Muito possivelmente vais ter de fazer muitos trabalhos teóricos... Fiz poucas experiências pois a minha escola não tinha muito material... Mas também a parte de fazeres maquetes como disseste não é algo muito difícil tens é de ter criatividade se bem que na parte de física moderna será mais difícil que na parte de mecânica mas é questão de pensares sobre isso.
Tive 19.. um 19 mais penoso que o 20 que tive a inglês por exemplo 😅 mas isso varia muito de professor para professor como já referi