Física (astronomia) ou Engenharia Aeroespacial?

Alice_Santos

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2019
Bom dia,
Estou indecisa em relação à escolha do curso superior. Desde sempre que tenho um enorme fascínio pelo Universo mas não sei qual dos dois cursos (Fisica ou Engenharia Aeroespacial) escolher, já que fisica, depois com mestrado em astronomia, parece ser um curso um pouco mais interessante e mais focado no estudo do Universo em si. No entanto, Engenharia no IST é um curso com muita saída e com um grande prestígio e de certa forma também tem a ver com o espaço, logo acho que também poderia gostar.
Qual acham que é mais indicado?

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Bom dia,
Estou indecisa em relação à escolha do curso superior. Desde sempre que tenho um enorme fascínio pelo Universo mas não sei qual dos dois cursos (Fisica ou Engenharia Aeroespacial) escolher, já que fisica, depois com mestrado em astronomia, parece ser um curso um pouco mais interessante e mais focado no estudo do Universo em si. No entanto, Engenharia no IST é um curso com muita saída e com um grande prestígio e de certa forma também tem a ver com o espaço, logo acho que também poderia gostar.
Qual acham que é mais indicado?
Acho que o @davis pode esclarecer isto melhor, mas um curso de Engenharia Aeroespacial não é assim tão virado para o espaço quanto isso. Quando muito para a conceção de cenas para enviar para o espaço (como satélites), e isso é só um ramo. Quando à saída, não te precisas de preocupar assim tanto; ambos os cursos têm muita empregabilidade, a área da Física está a ganhar muita visibilidade... Mesmo com o mestrado em Astronomia, se no final decidires que não queres trabalhar nessa área, podes envergar por outros caminhos como Inteligência Artificial e essas coisas. Uma escolha interessante que devias ponderar também é MEFT (Engenharia Física Tecnológica), que também te permite ir para a área da astronomia (porque, apesar do nome, é um curso de Física...).

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Eng.Aeroespacial (Transferência de Eng.Mec)
Instituição
IST
Subscrevo o comentário anterior na totalidade. A vertente de Espaço de Aeroespacial está mais virada para conceção de satélites, foguetões, e tudo o resto que vá parar ao espaço. Esta pode ainda focar-se na propulsão, na instrumentação dos satélites, nas suas órbitas, na planificação de missões espaciais (não tanto o que vão tentar explorar, mas como o vão fazer e como vão chegar lá) ou até mesmo a comunicação e controlo destes.
Também queria apenas referir que o mestrado em Espaço no IST é bastante recente e como tal não é propriamente muito apelativo(quase nenhum dos professores trabalha nesta área, parcerias com empresas em Portugal são quase inexistentes,...). Geralmente, aqueles que pretendem prosseguir os estudos nesta área fazem o mestrado no estrangeiro ou escolhem o mestrado do IST mas fazem aquelas cadeiras mais extravagantes, e para as quais há falta de professores, em Erasmus.
E de facto, como já foi referido, apesar de ter o nome de Engenharia Física existe um ponto no curso em que és tu que escolhes se queres a parte física ou a parte da engenharia, pelo que tirar física no IST é uma possibilidade que parece encaixar bem naquilo que pretendes fazer.

• Like
Reactions: davis