- Matrícula
- 17 Junho 2015
Boa noite pessoal, estou neste momento a estudar para Física e Química e deparei me com um problema que já dei voltas e não consigo resolver. Se houver alguém que me possa ajudar agradecia. Aqui vai:
O ácido sulfúrico, H2SO4(aq), é um ácido diprótico que se ioniza em água em duas etapas sucessivas,
traduzidas por:
H2SO4(aq) + H2O(l) ? HSO4-(aq) + H3O+(aq)
HSO4- (aq) + H2O(l) ? SO4^(2)– (aq) + H3O+(aq)
Na primeira etapa de ionização, o H2SO4(aq) comporta-se como um ácido forte, podendo considerar-se a sua
ionização completa. Na segunda etapa, a espécie HSO4– (aq) comporta-se como um ácido fraco.
"O pH de uma solução aquosa de ácido sulfúrico é determinado pela concentração hidrogeniónica
total, que depende da contribuição das duas etapas de ionização – a concentração hidrogeniónica
resultante da segunda etapa é adicionada à concentração resultante da primeira.
Considere uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 0,010 mol dm–3 na qual a
concentração de equilíbrio final da espécie HSO4- (aq) é 3,5 × 10–3 mol dm–3.
Determine o pH da solução aquosa de ácido sulfúrico, a 25 ºC.
Apresente todas as etapas de resolução."
Muito Obrigado.
O ácido sulfúrico, H2SO4(aq), é um ácido diprótico que se ioniza em água em duas etapas sucessivas,
traduzidas por:
H2SO4(aq) + H2O(l) ? HSO4-(aq) + H3O+(aq)
HSO4- (aq) + H2O(l) ? SO4^(2)– (aq) + H3O+(aq)
Na primeira etapa de ionização, o H2SO4(aq) comporta-se como um ácido forte, podendo considerar-se a sua
ionização completa. Na segunda etapa, a espécie HSO4– (aq) comporta-se como um ácido fraco.
"O pH de uma solução aquosa de ácido sulfúrico é determinado pela concentração hidrogeniónica
total, que depende da contribuição das duas etapas de ionização – a concentração hidrogeniónica
resultante da segunda etapa é adicionada à concentração resultante da primeira.
Considere uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 0,010 mol dm–3 na qual a
concentração de equilíbrio final da espécie HSO4- (aq) é 3,5 × 10–3 mol dm–3.
Determine o pH da solução aquosa de ácido sulfúrico, a 25 ºC.
Apresente todas as etapas de resolução."
Muito Obrigado.