Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

António Realista

Membro Caloiro
Matrícula
17 Junho 2015
Boa noite pessoal, estou neste momento a estudar para Física e Química e deparei me com um problema que já dei voltas e não consigo resolver. Se houver alguém que me possa ajudar agradecia. Aqui vai:

O ácido sulfúrico, H2SO4(aq), é um ácido diprótico que se ioniza em água em duas etapas sucessivas,
traduzidas por:

H2SO4(aq) + H2O(l) ? HSO4-(aq) + H3O+(aq)

HSO4- (aq) + H2O(l) ? SO4^(2)– (aq) + H3O+(aq)

Na primeira etapa de ionização, o H2SO4(aq) comporta-se como um ácido forte, podendo considerar-se a sua
ionização completa. Na segunda etapa, a espécie HSO4– (aq) comporta-se como um ácido fraco.

"O pH de uma solução aquosa de ácido sulfúrico é determinado pela concentração hidrogeniónica
total, que depende da contribuição das duas etapas de ionização – a concentração hidrogeniónica
resultante da segunda etapa é adicionada à concentração resultante da primeira.
Considere uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 0,010 mol dm–3 na qual a
concentração de equilíbrio final da espécie HSO4- (aq) é 3,5 × 10–3 mol dm–3.
Determine o pH da solução aquosa de ácido sulfúrico, a 25 ºC.
Apresente todas as etapas de resolução."

Muito Obrigado.

Já o resolvi mas não consigo enviar imagem da minha resolução por aqui. Deu-me um valor de pH de 1,78 ...
Não sei como te consigo enviar a resolução!

• Like
Reactions: João Monteirooo
Alguém consegue resolver o exercicio 1 do grupo 2 da 2ª Fase do ano passado? A mim está-me a dar metade do valor correto

O declive da reta é igual a metade do valor da aceleração de acordo com a lei das posições do movimento uniformemente acelerado (x=(1/2)at^2). Assim, tens de multiplicar o declive da reta que obtiveste por 2 para obteres o resultado correto.

Obrigado pelo esclarecimento. E ja agora, neste exercicio:
Num atomo de oxigenio, no estado fundamental, existem diversas orbitais preenchidas. Desas orbitais, apenas:
A- duas se encontram completamente preenchidas
B- duas de valencia se encontram semipreenchidas
C- uma de valencia se encontra completamente preenchida
D- uma se encontra semipreenchida

• Like
Reactions: Pedro11diogo
Obrigado pelo esclarecimento. E ja agora, neste exercicio:
Num atomo de oxigenio, no estado fundamental, existem diversas orbitais preenchidas. Desas orbitais, apenas:
A- duas se encontram completamente preenchidas
B- duas de valencia se encontram semipreenchidas
C- uma de valencia se encontra completamente preenchida
D- uma se encontra semipreenchida

Uma possível configuração eletrónica do átomo de oxigénio é 1s2 2s2 2px2 2py1 2pz1
A hipótese A é descartada porque 3 orbitais encontram-se completamente preenchidas: 1s 2s 2px
A hipótese C é incorreta porque 2 orbitais de valência (as que, neste caso, têm n=2) se encontram completamente preenchidas: 2s 2px
A hipótese D está incorreta porque duas de valência se encontram semipreenchidas: 2py e 2pz
Conclui-se que a hipótese B é correta porque, de facto, existem duas orbitais de valência do átomo de oxigénio que estão semipreenchidas: 2py e 2pz

Alguém sabe de recursos online de FQA para 11º ano bons? :)

O livro do chinês é a Bíblia no que toca a física e química de 11

Não deviam dizer estas coisas no fórum, o chinês vem aqui ver os posts e fica com o ego inchado:

"Ah, o meu livro é muito bem visto pelos alunos do secundário, já vi em fóruns da net... Não sei porque é que tem tanto sucesso... *ri-se* Ah, bem, por acaso sei, o livro é muito bom!"

(True story, ele foi meu professor. )

O m
Não deviam dizer estas coisas no fórum, o chinês vem aqui ver os posts e fica com o ego inchado:

"Ah, o meu livro é muito bem visto pelos alunos do secundário, já vi em fóruns da net... Não sei porque é que tem tanto sucesso... *ri-se* Ah, bem, por acaso sei, o livro é muito bom!"

(True story, ele foi meu professor. )
tu foste aluno do criador da bíblia de fq?! :0 se ele ler isto agradeço lhe o meu 200 no exame de fisica e quimica xD

O m

tu foste aluno do criador da bíblia de fq?! :0 se ele ler isto agradeço lhe o meu 200 no exame de fisica e quimica xD

Fui xD

Mas não o achei muito bom professor...

• Like
Reactions: gbmadureira12
Confesso que acho o livro da Porto Editora também muito bom, aquele que é da coleção Preparação para o Exame Nacional 20xy (todos os anos lançam uma versão nova mas muito semelhante à anterior do livro). Ajudou-me imenso (e também tirei 200). :p