Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Boas pessoal alguém me consegue ajudar com este exercício, por favor? :smiley:

Attachments

• 21val..PNG
    21val..PNG
    15.9 KB · Visitas: 26
Olá, boa noite!
Tenho tido muitas dificuldades em encontrar provas modelo para me preparar para o exame de Física e Química A.
Se alguém souber de algum recurso/site por favor que me diga :D

Acho que isso não estar certo, visto que isto é um movimento horizontal logo se la raquete bater horizontalmente é a única forma de a bola seguir uma trajetória correspondente a este movimento
Não se a raquete batesse horizontalmente, a trajetória da bola seria para a frente mas para o chão!
Post automatically merged:

Mas tipo de tu colocares uma bola a rodar um tampo de uma mesa ela vai na rolar e depois quando abandona o tampo o vetor velocidade imediatamente a seguir e paralelo ao eixo da abcissas

Não percebi o que quiseste exemplificar com esse exemplo... Mas responde-me a uma cena: Tens uma bola a cair verticalmente. Se quiseres fazê-la parar, fazendo com que v=0, o que é que tens de fazer? Que tipo de força é que vais aplicar?

Não se a raquete batesse horizontalmente, a trajetória da bola seria para a frente mas para o chão!

Não percebi o que quiseste exemplificar com esse exemplo... Mas responde-me a uma cena: Tens uma bola a cair verticalmente. Se quiseres fazê-la parar, fazendo com que v=0, o que é que tens de fazer? Que tipo de força é que vais aplicar?
tu se deixares uma bola rolar por uma mesa com velocidade constante ela vai abandonar a mesa com velocidade constante e ela numa primeira fase vai numa direção horizontal e so depois e que passa a obliqua
aplicaria uma forca de atrito de intensidade superior ao peso na mesma direção e sentido contrario ao peso

tu se deixares uma bola rolar por uma mesa com velocidade constante ela vai abandonar a mesa com velocidade constante e ela numa primeira fase vai numa direção horizontal e so depois e que passa a obliqua
aplicaria uma forca de atrito de intensidade superior ao peso na mesma direção e sentido contrario ao peso
Ok! Certíssimo. Então se aquela velocidade, v , fosse nula era só isso que fazias, de acordo?
Agora se queres que a bola vá com velocidade o que terias de fazer? (só com v diferente de 0, direção não importa)

Alguém me consegue verificar uma cena ou ajudar-me com o exercício, estou a andar às voltas e o pior é que nem proposta de resolução existe na Internet... Enfim época especial 2017.

Resolvendo o exercício, fico com Ks = s*s^2 <=> Ks=s^3 <=>
s =
9a55f866116e7a86823816615dd98fcccde75473
com x=solubilidade e fazendo as contas da raíz cubica deu-me 2,1*10^-3

No entanto nas soluções diz que é a opção (A), 1,3*10^-3 queria saber porquê, ou estou a fazer algo mal ou não sei.

Sem Título.png

Se alguém me puder explicar a 2 do grupo VI do exame de época especial de 2017 também agradecia imenso.

Alguém me consegue verificar uma cena ou ajudar-me com o exercício, estou a andar às voltas e o pior é que nem proposta de resolução existe na Internet... Enfim época especial 2017.

s =

No entanto nas soluções diz que é a opção (A), 1,3*10^-3 queria saber porquê, ou estou a fazer algo mal ou não sei.

Ver anexo 4012
quando a proporção estequiométrica é 1 ião : 2 iões, tens Ks = s x (2s)^2 <=> Ks = 4s^3

• Like
Reactions: Rogério Pedro

s =

Ver anexo 4012

Ks= [Pb2+]x [I-]^2 (=) 9,8x10^-9 = sx(2s)^2 (=) 9,8x10^-9 = 4s^3 (=) s = 1,3x10^-3

Como o coeficiente estequimétrico do iodo é 2 em vez de teres s tens (2s)^2.

• Like
Espera vou mandar te o exercício todo logo ver q a forca resultante da bola na raquete e horizontalVer anexo 4011
Eu acho que estás a fazer confusão entre "força" e "velocidade". A velocidade é que é horizontal. Parte da força tem que ter componente y para anular com a força gravítica da bola.
Experimenta pegar numa bola atirá-la ao ar e aplicar uma força HORIZONTAL, verás que a bola mal bata na tua mão ou taco ou seja o que for vai LOGO em direção ao chão, enquanto que se a aplicares uma força ligeiramente oblíqua esta vai se manter por breves momentos em linha reta.

Se alguém me puder explicar a 2 do grupo VI do exame de época especial de 2017 também agradecia imenso.

Eu nessa quando fiz pela primeira vez demorei um pouco a perceber. A conclusão a que cheguei foi: como a corda se move um quarto do período é como se puxasses a corda para a direita o equivalente a um quarto de período. O ponto P desce em relação ao eixo do y, mas mantém a sua abcissa, tal como o ponto Q, que neste caso sobe em relação ao eixo do y.

• Like
Eu nessa quando fiz pela primeira vez demorei um pouco a perceber. A conclusão a que cheguei foi: como a corda se move um quarto do período é como se puxasses a corda para a direita o equivalente a um quarto de período. O ponto P desce em relação ao eixo do y, mas mantém a sua abcissa, tal como o ponto Q, que neste caso sobe em relação ao eixo do y.

Não entendo porque é que é a A, para mim só faz sentido ser a B

Não entendo porque é que é a A, para mim só faz sentido ser a B
Esta questão já foi debatida 2 ou 3 páginas antes. Vê os posts, pode ser que percebas ;)

HAHAHA, FIZESTE ME IR BUSCAR UMA CORDA! XD
É verdade, sim senhora! Como a corda, a seguir à nossa mão, está para cima, isso implica que nós estejamos a fazer um movimento descendente com o braço e não ascendente! Aí os pontos vão descer e subir para a esquerda e não para a direita.
Agora já posso dormir à noite, thanks! xD
Here!

Eu acho que estás a fazer confusão entre "força" e "velocidade". A velocidade é que é horizontal. Parte da força tem que ter componente y para anular com a força gravítica da bola.
Experimenta pegar numa bola atirá-la ao ar e aplicar uma força HORIZONTAL, verás que a bola mal bata na tua mão ou taco ou seja o que for vai LOGO em direção ao chão, enquanto que se a aplicares uma força ligeiramente oblíqua esta vai se manter por breves momentos em linha reta.
tens toda a razão eu nao tava a perceber, era isso agora dizes te tudo quando falas te nestes exemplos, é que eu nestas cenas das forças nao sou nada bom

• Like
Reactions: Tiago Croft
HAHAHA, FIZESTE ME IR BUSCAR UMA CORDA! XD
É verdade, sim senhora! Como a corda, a seguir à nossa mão, está para cima, isso implica que nós estejamos a fazer um movimento descendente com o braço e não ascendente! Aí os pontos vão descer e subir para a esquerda e não para a direita.
Agora já posso dormir à noite, thanks! xD
Isso foi bastante brilhante percebi agora xD