Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
Mas num circuito em paralelo a corrente divide se entre os ramos logo alguma corrente devia deixar de passar no amperimetro...
nao necessariamente porque a resistencia ja esta a dimunuir uma grande parte da corrente. ao abrir um novo ramo, a corrente que nao passa na primeira resistencia vai para a segunda

penso que e isto

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Neste tipo de exercício, essa amplitude como é que é calculada, ou que variáveis estão contidas na obtençao do valor? 8074

Última edição:

Tatiana Major

Membro
Matrícula
1 Março 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Os eletrões mais energéticos são os que se encontram na orbital mais afastada do núcleo ou na mais próxima?
E já agora, quando o eletrão transita de um nivel inferior para superior precisa de absorver exatamente a variação de energia entre os dois níveis ou pode se lhe for dada mais energia do que a que necessita também transita?
Obrigada 😊

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
Os eletrões mais energéticos são os que se encontram na orbital mais afastada do núcleo ou na mais próxima?
E já agora, quando o eletrão transita de um nivel inferior para superior precisa de absorver exatamente a variação de energia entre os dois níveis ou pode se lhe for dada mais energia do que a que necessita também transita?
Obrigada 😊
a segunda o eletrao so transita de nivel se absorver exatamente a variaçao da energia

• Like
Reactions: Tatiana Major

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Obrigada 😊
Os mais energéticos encontram-se mais proximos do núcleo, estao sobre forças atrativas maiores.
No que diz respeit ás transições, os eletrões só transitam para níveis de energia superiores se lhes for fornecida um energia igual á da variação enter os niveis. Caso seja igual, ele transita mas inerte, a energia interna dele será 0. (Exemplo um eletrao que se encontre no n=1 em que a energia = -2.18 x 10^-18, se lhe forneceres uma energia igual a 2.18 x 10 ^-18, ele transita mas fica inerte).

• Like

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
Os mais energéticos encontram-se mais proximos do núcleo, estao sobre forças atrativas maiores.
No que diz respeit ás transições, os eletrões só transitam para níveis de energia superiores se lhes for fornecida um energia igual á da variação enter os niveis. Caso seja igual, ele transita mas inerte, a energia interna dele será 0. (Exemplo um eletrao que se encontre no n=1 em que a energia = -2.18 x 10^-18, se lhe forneceres uma energia igual a 2.18 x 10 ^-18, ele transita mas fica inerte).
como a energia é negativa, nao deveria de ser ao contrario? os eletroes mais afastados teem maior energia?

• Like

Ana_indigo

Membro Veterano
Matrícula
12 Dezembro 2018
Pessoal digam-me se esta frase é verdadeira: "O eletrão tem o valor de energia igual ao valor de energia do nível que ocupa".

Ricrdomoreira

Membro Caloiro
Matrícula
17 Outubro 2018
Curso
Ciências e tecnologias
Boa tarde, alguém me pode esclarecer este exercício do exame de FQA Época Especial 2017?
[GRUPO 3 - Exercício 1.2]

8075

Pastel de Nata

Membro Veterano
Matrícula
28 Setembro 2018
Curso
CT
Boa tarde, alguém me pode esclarecer este exercício do exame de FQA Época Especial 2017?
[GRUPO 3 - Exercício 1.2]

Ver anexo 8075
A energia necessária de fornecer para aumentar em 18ºC a temperatura de uma amostra pura de 5,0kg de água é dada por:
E=mc(Tf-Ti) <=> E=5,0*4,18*10^3*18=3,76*10^2 kJ

Como, na combustão de uma mole de metano, a energia libertada é 890 kJ, temos que:
n(CH4)=3,76*10^2 kJ / 890 kJ=4,22*10^-1 mol

Como o volume de um gás é dado por V=nVm e Vm(PTN)=22,4 dm^3mol^-1, temos que:
V(CH4)=4,22*10^-1*22,4=9,5dm^3

• Like
Reactions: Ricrdomoreira

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Fica inerte isso quer dizer que transita sem libertar Ecinética ? Eu fiz um exercício que pedia para verificar se algum átomo de H no estado fundamental podia transitar de nível se tiver sujeito a uma determinada radiação e não sei concluir pois os níveis que supostamente dá não correspondem aos níveis de nenhum dos níveis do espetro de H.
8082
É necessário saber converter t(ºC) para t(K) ?

Tatiana Major

Membro
Matrícula
1 Março 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá a todos,
Alguém consegue explicar-me o exercício 3.2 (eletricidade) deste exame de 2006 de física do 12ºano?

Obrigada
Mensagem fundida automaticamente:

Não juntei o file do exame porque é demasiado grande. Está aqui o link: Exames Nacionais - Ensino Secundário
Penso que tenhas de ir através da fórmula fem= R.I +ri.I, a fem vai-se gastar na resistência externa e resistência interna

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Fica inerte isso quer dizer que transita sem libertar Ecinética ? Eu fiz um exercício que pedia para verificar se algum átomo de H no estado fundamental podia transitar de nível se tiver sujeito a uma determinada radiação e não sei concluir pois os níveis que supostamente dá não correspondem aos níveis de nenhum dos níveis do espetro de H.
Ver anexo 8082
É necessário saber converter t(ºC) para t(K) ?
Ficar inerte significa que fica sem movimento apos a transição, energia cinética é 0.
Concluís então que para as radiações incidentes no átomo de hidrogénio no estado fundamental, não provocaram excitação (apenas transita para niveis superior se receber energia igual á diferença entre esses dois níveis)
E suponho que não precisas de saber converter de ºC para K, apenas precisas de saber que quando a temperatura aumenta ou diminui por exemplo 10ºC é o mesmo que dizer aumentar 10 Kelvins. Sobre a escala de Kelvin acho que convém saber os pontos onde equivale a 0ºC ou o 0K = -273,15ºC, existe uma tabela nos manuais sobre isto, mas dos exames de 2006 a 2018 nunca pediram nada disto

• Like
Reactions: Sofia122

nekita

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2016
alguém consegue colocar a resolução da ultima prova modelo? obrigada