Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

MargaridaBP

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2016
Boa tarde!
Alguém tem o livro da Porto Editora 'Há Química entre nós' do 11º ano? Tenho estado a aceder ao livro pela Escola Virtual mas não estão lá as páginas com as soluções. Será que alguém pode partilhar uma foto das soluções?
Obrigada ☺

Eduard2o cardoso

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Uma pilha transfere energia mais rapidamente para o circuito se a resistencia no circuito é grande ou pequena?

floater3

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologias - 11° Ano
Quanto maior for a resistência, maior será a dificuldade da corrente elétrica para atravessar o fio condutor. Quando a resistência é menor a corrente passa com mais facilidade. Assim sendo, diria que uma pilha transfere mais energia para o circuito caso a resistência seja pequena.

• Like
Reactions: Eduard2o cardoso

Eduard2o cardoso

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2020
Quanto maior for a resistência, maior será a dificuldade da corrente elétrica para atravessar o fio condutor. Quando a resistência é menor a corrente passa com mais facilidade. Assim sendo, diria que uma pilha transfere mais energia para o circuito caso a resistência seja pequena.
obrigado

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! :)
Nas perguntas 18.2 e 18.3, como é que se determinam os diferentes períodos em que os elementos se encontram como está nas soluções? Deduzi os grupos através da carga dos iões, mas em relação aos períodos não estou a ver como fazer. Obrigada.

Attachments

• Like
Reactions: bea_moniz123

ExamesFQA

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Olá! :)
Nas perguntas 18.2 e 18.3, como é que se determinam os diferentes períodos em que os elementos se encontram como está nas soluções? Deduzi os grupos através da carga dos iões, mas em relação aos períodos não estou a ver como fazer. Obrigada.
Olá :) Porque dizem-nos que são espécies que têm o mesmo n.º de eletrões, isoeletrónicas. Se eles fossem os 4 do mesmo período isso significava que o átomo Z, ao perder um eletrão, conseguia ficar com o mesmo n.º de eletrões do átomo Y quando ganha um eletrão. Estando no mesmo período, o átomo Z e Y teriam uma diferença de 6 eletrões um do outro (estão a 6 grupos de distância um do outro) e não conseguiam ficar com o mesmo n.º de eletrões só perdendo e ganhando um eletrão, respetivamente. Se o átomo do grupo 17, Y, estiver no período antes do átomo do grupo 1, Z, os eletrões que os separa um do outro já é só um pois têm apenas um grupo "entre eles" (o grupo 18) e por isso já formam iões isoeletrónicos um do outro.

• Like
Reactions: underground

Nefelibata

Membro
Matrícula
8 Abril 2020
Aluno de 12º, que resolveu vir aqui ver o que se passa, porque está cansado de estudar matemática, e que já não se lembra bem da matéria:

pKa + pKb = 14 a 25ºC

pKa = -pKb + 14

Seria a C, caso fosse pKa = 14/pKb, por exemplo...

• Like
Reactions: Ricrdomoreira

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá :) Porque dizem-nos que são espécies que têm o mesmo n.º de eletrões, isoeletrónicas. Se eles fossem os 4 do mesmo período isso significava que o átomo Z, ao perder um eletrão, conseguia ficar com o mesmo n.º de eletrões do átomo Y quando ganha um eletrão. Estando no mesmo período, o átomo Z e Y teriam uma diferença de 6 eletrões um do outro (estão a 6 grupos de distância um do outro) e não conseguiam ficar com o mesmo n.º de eletrões só perdendo e ganhando um eletrão, respetivamente. Se o átomo do grupo 17, Y, estiver no período antes do átomo do grupo 1, Z, os eletrões que os separa um do outro já é só um pois têm apenas um grupo "entre eles" (o grupo 18) e por isso já formam iões isoeletrónicos um do outro.
Ah sim, agora entendi! Obrigada pela explicação :)

Karl

Membro Veterano
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Boa tarde, podiam me ajudar na pergunta 7.2, por favor?
A resposta correcta é a opção C.
fq duvida.png

beatriz26_

Membro Veterano
Matrícula
3 Fevereiro 2020
Boa tarde, podiam me ajudar na pergunta 7.2, por favor?
A resposta correcta é a opção C.
Ver anexo 11774
Olá! Não sei se o meu raciocínio estará correto mas aqui vai. Eles dão o kc portanto à partida tens de ir por ai. No kc não entram sólidos portanto neste caso o kc será igual à concentração de CO2 em equilibrio.
Posto isto: 0,1= n/v logo, n=0,1x2; n=0,2mol.
n=m/M; 0,2=m/44,01; m=8,8g

Última edição:

Dulce Dias

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde!
Alguém tem o livro da Porto Editora 'Há Química entre nós' do 11º ano? Tenho estado a aceder ao livro pela Escola Virtual mas não estão lá as páginas com as soluções. Será que alguém pode partilhar uma foto das soluções?
Obrigada ☺
Eu tenho esse livro mas não consigo colocar aqui todas as fotos :( posso enviar-te por email ou pelo instagram se quiseres :))

Karl

Membro Veterano
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Olá! Não sei se o meu raciocínio estará correto mas aqui vai. Eles dão o kc portanto à partida tens de ir por ai. No kc não entram sólidos portanto neste caso o kc será igual à concentração de CO2 em equilibrio.
Posto isto: 0,1= n/v logo, n=0,1x2; n=0,2mol.
n=m/M; 0,2=m/44,01; m=8,8g
Muito obrigado, é apenas os sólidos que não entram no cálculo do Kc, ou podem ser outros ?

• Like
Reactions: beatriz26_

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá! Qual é o princípio que não está a ser respeitado quando, neste caso, o eletrão da orbital 2py apresenta spin oposto ao da 2px? Nas soluções está a regra de Hund mas não percebo porquê. Esta regra também se aplica a estes casos?

Attachments

ExamesFQA

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2020
Olá! Qual é o princípio que não está a ser respeitado quando, neste caso, o eletrão da orbital 2py apresenta spin oposto ao da 2px? Nas soluções está a regra de Hund mas não percebo porquê. Esta regra também se aplica a estes casos?
A regra de Hund também diz que os eletrões nas orbitais semi-preenchidas têm que ter o mesmo spin (aquele eletrão da 2py tinha que ter o spin igual ao eletrão da 2px, ou então o da 2px igual ao da 2py). O terceiro eletrão podia-se acrescentar a qualquer uma das 3 orbitais 2p, com spin oposto ao do eletrão que já se encontrava na orbital escolhida, mas os três eletrões que eram primeiro distribuídos pelas três orbitais, um por cada, tinham que ter spin igual. É um picuinhas, o Hund :)

• Like
Reactions: underground

underground

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
A regra de Hund também diz que os eletrões nas orbitais semi-preenchidas têm que ter o mesmo spin (aquele eletrão da 2py tinha que ter o spin igual ao eletrão da 2px, ou então o da 2px igual ao da 2py). O terceiro eletrão podia-se acrescentar a qualquer uma das 3 orbitais 2p, com spin oposto ao do eletrão que já se encontrava na orbital escolhida, mas os três eletrões que eram primeiro distribuídos pelas três orbitais, um por cada, tinham que ter spin igual. É um picuinhas, o Hund :)
Obrigada!

• Like
Reactions: ExamesFQA

Dulce Dias

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2020
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde! Alguém sabe indicar canais de YouTube que ensinem bem a matéria de FQA?
Muito obrigada :)

• Like
Reactions: ExamesFQA
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
C Química ou Física? Inglês ou Aplicações Informáticas? Ensino Secundário 2
C Física e Química A 10ºano Ensino Secundário 1
J Livro IAVE Física e Química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P Matéria do Exame de Física e Química A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
fernandes4750 Alguém pode enviar as soluções do livro laboratorial de Física e Química "Eu e a Química" da Porto Editora? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 28
P Alguém tem os PowerPoints da porto editora do livro Eu e a Química 10/ Eu e a Física 10? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
underground Melhor livro de preparação para o exame nacional de Física e Química A 2020? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
B Link 11 ano matemática, física e química e biologia do colégio Ribadouro e Camões Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
ExamesFQA Resolução de Exames Física e Química A youtube Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
F Explicações de Física e Química A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
faerii Exercícios Física e Química A 11º ano porto editora Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M 10 ano - Recursos do professor Física Química areal editores Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Edgar Amorim Preparar as provas de ingresso: Biologia e Geologia e Física e Química Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
K Trocar Física-química por Biologia e Geologia Ensino Secundário 1
davis Exame Física e Química A 715 2020 Exames Nacionais 2020 86
dioguinho Química ou Física 12º Ano Ensino Secundário 3
L Professora de física e química - O que devo fazer? Educação 5
W Engenharia Física (MI) + Física (L1) e Engenharia Química(MI) + Química (L1) Ciências 1
W UA Engenharia Física (MI) + Física (L1) e Engenharia Química (MI) + Química (L1) Universidade de Aveiro 1
D Física e Química 10°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Sofia122 Exames Biologia e Geologia 11º e Física e Química A 11º Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
V Livro IAVE Física e Química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 17
D Física e Química A - 11ºAno Ensino Secundário 0
S resoluções de física e química Ensino Secundário 2
A Exame Nacional Física e Química A 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 179
LԐoɳor Física ou Química? Ensino Secundário 5
I Exame Física e Química (2.ª fase) 2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
marina c Excerto do jornal público sobre os nossos queridos exames nacionais.As disciplinas que têm revelado maior insucesso são Física e Química e Biologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
BeatrizM Exame de Física e Química A - 2017/2018 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 47
dbranco01 Como posso estudar/me preparar para os exames nacionais de Biologia e Geologia e Física e Química A agora? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
X Matemática e Física e Química - Recursos Ensino Secundário 0
M Apontamentos de biologia, geologia, física, química e matemática A Arquivo 1
M Apontamentos de biologia, geologia, física, química e matemática A Arquivo 1
humano Como estudar para os exames de Matemática e Física e Química? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
V Exame de biologia e física química aluno externo Ensino Secundário 6
B Engenharia Física/Química Tecnologias 1
Beatriz Filipe Mudanças no exame de Física e Química A 2016/2017 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 62
R Geometria Descritiva A e Física e Química A Ensino Secundário 28
Marta Almeida Substituir Exame de Física e Química por Filosofia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 46
Alexandre André Física e Química A 11º (Livros de preparação) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 200
S Física e Química A - Exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1248
M Nota educação física conta para média de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 1
B Física - Imagem Médica e Radioterapia Saúde 0
M Anular educação física Ensino Secundário 4
miiana Engenharia Física UP / MEFT IST Tecnologias 1
Duarteml9 Aplicações informáticas ou física Ensino Secundário 4
M Engenharia Física e a Ordem dos Engenheiros Tecnologias 3
B Educação Física 12°ano Ensino Secundário 0
S Onde conciliar biologia e física? Tecnologias 5