Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Ver anexo 12945
Para explicar como é q um sinal sonoro é convertido num sinal elétrico não vem no exame pois não?
Não sei onde vi esta informação mas creio q sim.
Conseguem confirmar?
Eu creio que poderá ser questionado uma vez que possuis conhecimentos para fazeres essa relação. Ao emitir um som na vizinhança da membrana esta vibra fazendo com que a bobina se mova para cima e para baixo. Neste sentido, vai haver variação do fluxo magnético e, consequentemente, indução de uma força eletromotriz repsonsável pelo sinal elétrico.

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020
Eu creio que poderá ser questionado uma vez que possuis conhecimentos para fazeres essa relação. Ao emitir um som na vizinhança da membrana esta vibra fazendo com que a bobina se mova para cima e para baixo. Neste sentido, vai haver variação do fluxo magnético e, consequentemente, indução de uma força eletromotriz repsonsável pelo sinal elétrico.
Obrigada

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Mas se não fizeres a subtração das tensões quando calculas a força resultante do sistema como é que mostras que elas se anulam?
Acredito que terás de trabalhar como se fosse uma grandezas escalar e não vetorial. Ou então indicas que como os vetores têm sentidos opostos se anulam mutuamente. Lembro-me de o meu professor do ano passado referir varias vezes para não fazermos subtração enquanto tinhamos vetores.
Post automatically merged:

Percebo o que dizes, porém (considerando que ambas as lâmpadas são iguais, mesma resistência) o valor da resistência exterior do circuito irá aumentar ao se retirar uma lâmpada, pois a soma das resistências das lampadas em paralelo é menor do que a resistência de apenas uma lâmpada, consequentemente o valor de corrente elétrica iria diminuir:
I = E / (R+r)
Consequentemente como o valor de corrente elétrica diminui então:
U = E - r x I, o valor de diferença de potencial irá aumentar.
Uma vez que as lâmpadas são iguais, ao retirar uma, a resistência exterior aumentaria para o dobro?

Última edição:
  • Like
Reactions: Karl

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Acredito que terás de trabalhar como se fosse uma grandezas escalar e não vetorial. Ou então indicas que como os vetores têm sentidos opostos se anulam mutuamente. Lembro-me de o meu professor do ano passado referir varias vezes para não fazermos subtração enquanto tinhamos vetores.
Sinceramente acho que não tem problema até porque me ensinaram assim. Se somares as duas tensões na força resultante não faz sentido que no resultado final a sua soma seja 0 visto que não estás a considerar que são valores simétricos..? Imagina que Ta e Tb = 6N , se disseres que Ta + Tb = 0 estás a dizer que uma das forças é negativa(o que não existe).. mas se escreveres Ta - Tb = 0 estás a dizer que se anulam

Karl

Meme Master
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
IST
Penso que nessa A.L o que mais precisamos é isto, se sair algum exercício disto no exame convém explicar porque é que Ta e Tb anulam-se mutuamente. Corrijam-me caso tenha algo mal por favor.
Olá, não percebi muito bem o que é Ta nem Tb, outra questão existem duas tensões diferentes? uma para o carrinho quando é puxado e uma quando o peso cai correcto?
Porque razão no final se somam as massas do peso e do carrinho??
Poderias me explicar isto por favor?

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Sinceramente acho que não tem problema até porque me ensinaram assim. Se somares as duas tensões na força resultante não faz sentido que no resultado final a sua soma seja 0 visto que não estás a considerar que são valores simétricos..? Imagina que Ta e Tb = 6N , se disseres que Ta + Tb = 0 estás a dizer que uma das forças é negativa(o que não existe).. mas se escreveres Ta - Tb = 0 estás a dizer que se anulam
Não quero estar a induzir em erro, posso estar a confundir. Mas eu não estou a dizer que não devas colocar Ta-Tb = 0. Refiro-me ao "símbolo" do vetor. Penso que não o deverás colocar uma vez que estás a falar do vetor em si. Estás a somar dois vetores, independentemente do sentido dos mesmos. Por exemplo, a força resultante. Imagina que num determinado corpo que desliza por ação de uma força (horizontal) ao longo de um plano horizontal muito rugoso. Dirias que a intensidade da resultante de forças é igual à intensidade da força F menos a intensidade da força de atrito. No entanto, se estiveres a trabalhar com vetores terás de indicar uma soma de vetores; na fase seguinte tiras a "setinha" do vetor e já poderás colocar Fr = F-Fa.

Olha nessa imagem do meu livro.

IMG_20200706_180753.jpg

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Não quero estar a induzir em erro, posso estar a confundir. Mas eu não estou a dizer que não devas colocar Ta-Tb = 0. Refiro-me ao "símbolo" do vetor. Penso que não o deverás colocar uma vez que estás a falar do vetor em si. Estás a somar dois vetores, independentemente do sentido dos mesmos. Por exemplo, a força resultante. Imagina que num determinado corpo que desliza por ação de uma força (horizontal) ao longo de um plano horizontal muito rugoso. Dirias que a intensidade da resultante de forças é igual à intensidade da força F menos a intensidade da força de atrito. No entanto, se estiveres a trabalhar com vetores terás de indicar uma soma de vetores; na fase seguinte tiras a "setinha" do vetor e já poderás colocar Fr = F-Fa.

Olha nessa imagem do meu livro.

Ver anexo 12947
ahhhh ok... eu nunca trabalho com vetores porque fica confuso por causa disso.. a unica altura em que escrevo como grandeza vetorial é quando calculo trabalhos por exemplo Wfr meto setinha no Fr e quando estou a representar forças

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Olá, não percebi muito bem o que é Ta nem Tb, outra questão existem duas tensões diferentes? uma para o carrinho quando é puxado e uma quando o peso cai correcto?
ahhhh ok... eu nunca trabalho com vetores porque fica confuso por causa disso.. a unica altura em que escrevo como grandeza vetorial é quando calculo trabalhos por exemplo Wfr meto setinha no Fr e quando estou a representar forças
Sim, mas no caso do trabalho não há problema em colocar.

• Like
Reactions: KikoMed

Mr. Pancakes

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologia
As alíneas (A), (B) e (D) fazem com que se verifique esse aumento da Ei mas não faz com que se reduza o período, a unica grandeza que pode variar o período será a velocidade de rotação da espira e como tal o opção correta será a (C)
Ah, então se tivesse a mesma frequência, mas amplitudes diferentes é que já podiam ser as outras opções?
É a opção C?
Sim, é.
Penso que a resposta certa seja a alínea C). Se reparares no gráfico observas que o periodo da linha a tracejado é metade do da linha normal. Ora a velocidade angular é v=2pi/T, logo T=2pi/v. Se passares a teres 2v ficas com T=2pi/v * 1/2 , estás a dividir o periodo por 2. Ora como o a eletromotriz está inversamente relacionada com o tempo, se o tempo reduz para metada esta aumenta para o dobro.
Pois, o meu erro, foi que eu estava a tentar guiar-me por as amplitudes serem diferentes.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Alguém aqui utiliza a Texas Ti-nspire CX? Sabem como é que consigo obter a ordenada de um ponto tendo a abcissa sem ter de substituir na função?

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Alguém aqui utiliza a Texas Ti-nspire CX? Sabem como é que consigo obter a ordenada de um ponto tendo a abcissa sem ter de substituir na função?
Para obter a abcissa podes intersetar com uma reta horizontal ou equação y =a em que a é o valor da ordenada que tu conheces, para obter uma ordenada atraves de abcissa seria uma reta vertical x = a , que eu também não sei como se faz 😅

Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Penso que seja exatamente isso! Alerto-te apenas para o facto de teres feito subtração entre vetores. Penso (não tenho a certeza mas penso que será assim) que enquanto tiveres vetores, tu apenas os somas. Se quiseres fazer o módulo do peso menos o módulo da tensão em B, terás de tirar o vetor. 🙂
Teria que por Ta +(-Tb) acho eu

Ah, então se tivesse a mesma frequência, mas amplitudes diferentes é que já podiam ser as outras opções?

Sim, é.

Pois, o meu erro, foi que eu estava a tentar guiar-me por as amplitudes serem diferentes.
Já, porque todas essas opções dobravam a Ei mas não mudavam o período.

ENGAEROMAyBE

Membro Veterano
Matrícula
30 Junho 2019
Faz uma reta da forma x=a e depois encontra a interseção, para fazer essa reta vais menu -> Graph Entry/Edit -> Relation -> x = a (o que quiseres)
e depois encontras a interseção.

Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Ta é a tensão exercida no carrinho e Tb é a tensão exercida no peso, o módulo das mesmas tem igual valor mas sentidos opostos e daí ter "cortado". Não percebi muito bem a segunda questão, mas a atividade laboratorial é dividida em duas partes, enquanto o peso cai e onda se exercem as forças que tinha dito acima e quando o peso está no chão, nesta segunda parte deixa de haver tensão.
No final somei as massas do peso e do carrinho porque estava a calcular a força resultante do conjunto(peso+carrinho) e como tal tens de somar as suas massas, pensa nisto como quando aparece um sistema automóvel+passageiros, só que nesses casos eles já dão as massas do automóvel e dos passageiros somadas.

• Fabulous
Reactions: Karl

Mr. Pancakes

Membro Dux
Matrícula
6 Julho 2018
Curso
Ciências e Tecnologia
Sobre exercícios como esse da A.L. 1.2 da Física de 11º ano, a minha stora ensinou-me a fazer assim:A.L. 1.2.jpeg

• Like
  • Fabulous
Reactions: Karl and acmf2003

msofia3

Membro Veterano
Matrícula
10 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Alguém tem algum material ou podia explicar-me a A.L da difração da luz? Acho-a extremamente confusa...

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Ver anexo 12952
como posso contar os eletrões não ligantes nesta estrutura química?

O Azoto da amina secundária tem 2 eletrões não ligantes, os Oxigénios de cada grupo hidroxilo têm 4 eletrões não ligantes.
Portanto 4x3+2=14 eletrões não ligantes, se não me enganei a pensar deve ser essa a resposta.

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
O Azoto da amina secundária tem 2 eletrões não ligantes, os Oxigénios de cada grupo hidroxilo têm 4 eletrões não ligantes.
Portanto 4x3+2=14 eletrões não ligantes, se não me enganei a pensar deve ser essa a resposta.
Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo

1594060973284.png
Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!

Última edição: