Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Um carrinho ou uma bola não irá voltar à sua altura inicial uma vez que há energia dissipada.
Que mais posso dizer para justificar melhor?
No ressalto?

Se for no ressalto é importante referires:
- Cada vez que a bola colide com o solo, ocorre dissipação de energia, pelo que a energia mecânica é cada vez menor.
- No ponto de altura máxima, a energia mecânica da bola é igual à energia potencial gravítica uma vez que a velocidade é nula.
- Como a energia mecânica diminui sucessivamente e no ponto de altura máxima é igual à energia potencial gravítica, sendo a massa da bola e aceleração da gravidade constantes, conclui-se que a altura atingida a cada ressalto é cada vez menor.

luísa.g

Membro Caloiro
Matrícula
3 Julho 2020
Se a bola é largada de uma altura de 50 m, a sua energia inicial (a energia que lhe é "fornecida") é igual à sua energia potencial, Ep= mgh <=> Ep= 500m.
Como a bola chega ao solo com uma velocidade 26 m/s então a sua energia final corresponde à sua energia cinética, Ec= 1/2*m*v^2 <=> Ec = 338m
A energia dissipada é igual ao módulo da variação da energia mecânica logo: Ed = |Ec-Ep| = |338m-500m| = |-162m|=162m (se isto te confundir lembra-te que a massa é sempre uma grandeza escalar positiva por isso podes passá-la para fora do módulo sem problemas).
A fração de energia dissipada é igual à razão entre a energia dissipada, Ed, e a energia total (ou seja a energia inicial), logo Ed/Ep = 162m/500m = 0.324.

Espero não ter sido muito confuso e ter ajudado.

Boa tarde,
Então a fórmula (geral) para a fração da energia dissipada é Edissipada/(Edissipada + Eútil) que é equivalente a Edissipada/ Etotal ?

• Like
Reactions: Karl

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo
Post automatically merged:

Ver anexo 12956
Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!
Na primeira nao pode ser a C porque não consegues chegar a essa conclusão com um grafico de Kc em função da temperatura e o enunciado pede te uma afirmação verdadeira com base na figura 1.
o Qc é menor que o Kc pois em t1 a reação está a evoluir no sentido direto/ de formação de produto de reação , logo os reagentes estão em maior concentração do que quando atingirem o estado de equilibrio, reagentes elevados aos respetivos coeficientes estequiometricos são inversamente proporcionais ao Qc logo Qc é menor

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020

Ver anexo 12956
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Se puderem ajudar!
No 1, se com o aumento da temperatura diminui o kc consequentemente diminiu os produtos de reação ou seja evolui no sentido inverso. Se a reação endotérmica é favorecida pelo aumento da temperatura esta será inversa. E a reação direta, formação de NH3 será exotérmica. Opção (A)
Na 3.2 c cálculos apartir do gráfico da para ver q Qc<Kc
Porém poderias justificar como já falaram

• Like
Reactions: Luís_Sousa

Luís_Sousa

Membro Veterano
Matrícula
22 Outubro 2018
Na primeira nao pode ser a C porque não consegues chegar a essa conclusão com um grafico de Kc em função da temperatura e o enunciado pede te uma afirmação verdadeira com base na figura 1.
o Qc é menor que o Kc pois em t1 a reação está a evoluir no sentido direto/ de formação de produto de reação , logo os reagentes estão em maior concentração do que quando atingirem o estado de equilibrio, reagentes elevados aos respetivos coeficientes estequiometricos são inversamente proporcionais ao Qc logo Qc é menor
Muito obrigado, em relação à 1 era mesmo ter lido bem a pergunta... sempre foi o meu erro, penso que estou a ficar sem tempo ao ler tudo e às vezes nem registo o que li...

• Fabulous
Reactions: KikoMed

Carol Batista

Membro
Matrícula
8 Abril 2020

Ver anexo 12956
Se puderem ajudar!
Relativamente à pergunta 1 penso que é suposto responder à pergunta analisando a figura 1 e por isso só a A é que estaria correta. No entanto a C também está mas pelo gráfico não consegues perceber se é verdadeira ou falsa.

Última edição:

msofia3

Membro Veterano
Matrícula
10 Outubro 2018
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
No espetro de emissão de um átomo na região do visivel, as riscas observadas correspondem a valores específicos de frequências que são emitidas pelos eletrões quando estes descem de nível?

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020

No espetro de emissão de um átomo na região do visivel, as riscas observadas correspondem a valores específicos de frequências que são emitidas pelos eletrões quando estes descem de nível?
Sim, quando descem de nivel (transitam de um nivel excitado para um de - energia, emitindo assim energia)

Neste exercício 35.3 fiz como está na foto. Mas não percebo qual é o valor lido no voltimetro
O do amperimetro é 4,4A porém o do voltimetro não cheguei lá..

Attachments

• envia.jpg
    envia.jpg
    56.6 KB · Visitas: 30
  • envia1.jpg
    envia1.jpg
    21.6 KB · Visitas: 28

telmaboto

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá 😊
Estou com algumas dúvidas..
Os valores lidos numa pipeta volumétrica são descontínuos, e numa pipeta graduada?
O que será que é preciso saber sobre a diferença entre soluções, colóides e suspensões?
Obrigada, desde já.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
9c3649f1-8506-4d8b-a813-81b3dde5d1f3.jpg
Este é um apontamento que tinha de há dois anos. mas supostamente se estão ligados em série A1 não é igual a A2?

DiOliveira03

Membro Veterano
Matrícula
14 Fevereiro 2018
Olá! Acham que é possível aparecer no exame algum exercício para determinar graficamente o ponto de equivalência de uma titulação?

telmaboto

Membro Veterano
Matrícula
5 Abril 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC

Sim, quando descem de nivel (transitam de um nivel excitado para um de - energia, emitindo assim energia)

Neste exercício 35.3 fiz como está na foto. Mas não percebo qual é o valor lido no voltimetro
O do amperimetro é 4,4A porém o do voltimetro não cheguei lá..
Olá! Eu fiz assim, mas não sei se está correto. Se depois puderes confirmar, agradecia :)

Attachments

• IMG_20200706_232005__01.jpg
    IMG_20200706_232005__01.jpg
    707.4 KB · Visitas: 24
  • Like
Reactions: Marianaabreu01

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Pode bem sair. É um bom exemplo de um exercício com calculadora. Já que no ano passado foi se física.
Pode bem sair. É um bom exemplo de um exercício com calculadora. Já que no ano passado foi se física.
De calculadora nao estou a ver como é que era possivel fazer aquele procedimento.. primeiro pedem nos para usar regua no exame , agora pomos a regua em cima da calculadora?😂
A unica forma de achar o ponto de equivalencia na calculadora que eu estou a ver neste momento era atraves de um grafico de derivadas do grafico da titulação