Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

KikoMed

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Alguém aqui utiliza a Texas Ti-nspire CX? Sabem como é que consigo obter a ordenada de um ponto tendo a abcissa sem ter de substituir na função?
Para obter a abcissa podes intersetar com uma reta horizontal ou equação y =a em que a é o valor da ordenada que tu conheces, para obter uma ordenada atraves de abcissa seria uma reta vertical x = a , que eu também não sei como se faz 😅
 
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Penso que seja exatamente isso! Alerto-te apenas para o facto de teres feito subtração entre vetores. Penso (não tenho a certeza mas penso que será assim) que enquanto tiveres vetores, tu apenas os somas. Se quiseres fazer o módulo do peso menos o módulo da tensão em B, terás de tirar o vetor. 🙂
Teria que por Ta +(-Tb) acho eu
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Ah, então se tivesse a mesma frequência, mas amplitudes diferentes é que já podiam ser as outras opções?

Sim, é.

Pois, o meu erro, foi que eu estava a tentar guiar-me por as amplitudes serem diferentes.
Já, porque todas essas opções dobravam a Ei mas não mudavam o período.
 

ENGAEROMAyBE

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30 Junho 2019
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Alguém aqui utiliza a Texas Ti-nspire CX? Sabem como é que consigo obter a ordenada de um ponto tendo a abcissa sem ter de substituir na função?
Faz uma reta da forma x=a e depois encontra a interseção, para fazer essa reta vais menu -> Graph Entry/Edit -> Relation -> x = a (o que quiseres)
e depois encontras a interseção.
 
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3 Novembro 2017
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Olá, não percebi muito bem o que é Ta nem Tb, outra questão existem duas tensões diferentes? uma para o carrinho quando é puxado e uma quando o peso cai correcto?
Porque razão no final se somam as massas do peso e do carrinho??
Poderias me explicar isto por favor?
Ta é a tensão exercida no carrinho e Tb é a tensão exercida no peso, o módulo das mesmas tem igual valor mas sentidos opostos e daí ter "cortado". Não percebi muito bem a segunda questão, mas a atividade laboratorial é dividida em duas partes, enquanto o peso cai e onda se exercem as forças que tinha dito acima e quando o peso está no chão, nesta segunda parte deixa de haver tensão.
No final somei as massas do peso e do carrinho porque estava a calcular a força resultante do conjunto(peso+carrinho) e como tal tens de somar as suas massas, pensa nisto como quando aparece um sistema automóvel+passageiros, só que nesses casos eles já dão as massas do automóvel e dos passageiros somadas.
 
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Mr. Pancakes

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6 Julho 2018
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Sobre exercícios como esse da A.L. 1.2 da Física de 11º ano, a minha stora ensinou-me a fazer assim:A.L. 1.2.jpeg
 
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msofia3

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Alguém tem algum material ou podia explicar-me a A.L da difração da luz? Acho-a extremamente confusa...
 

Gonçalo Santos Silva

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Ver anexo 12952
como posso contar os eletrões não ligantes nesta estrutura química?

O Azoto da amina secundária tem 2 eletrões não ligantes, os Oxigénios de cada grupo hidroxilo têm 4 eletrões não ligantes.
Portanto 4x3+2=14 eletrões não ligantes, se não me enganei a pensar deve ser essa a resposta.
 

Luís_Sousa

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O Azoto da amina secundária tem 2 eletrões não ligantes, os Oxigénios de cada grupo hidroxilo têm 4 eletrões não ligantes.
Portanto 4x3+2=14 eletrões não ligantes, se não me enganei a pensar deve ser essa a resposta.
Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo
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1594060973284.png
Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!
 
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floater3

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Um carrinho ou uma bola não irá voltar à sua altura inicial uma vez que há energia dissipada.
Que mais posso dizer para justificar melhor?
No ressalto?

Se for no ressalto é importante referires:
- Cada vez que a bola colide com o solo, ocorre dissipação de energia, pelo que a energia mecânica é cada vez menor.
- No ponto de altura máxima, a energia mecânica da bola é igual à energia potencial gravítica uma vez que a velocidade é nula.
- Como a energia mecânica diminui sucessivamente e no ponto de altura máxima é igual à energia potencial gravítica, sendo a massa da bola e aceleração da gravidade constantes, conclui-se que a altura atingida a cada ressalto é cada vez menor.
 

luísa.g

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Se a bola é largada de uma altura de 50 m, a sua energia inicial (a energia que lhe é "fornecida") é igual à sua energia potencial, Ep= mgh <=> Ep= 500m.
Como a bola chega ao solo com uma velocidade 26 m/s então a sua energia final corresponde à sua energia cinética, Ec= 1/2*m*v^2 <=> Ec = 338m
A energia dissipada é igual ao módulo da variação da energia mecânica logo: Ed = |Ec-Ep| = |338m-500m| = |-162m|=162m (se isto te confundir lembra-te que a massa é sempre uma grandeza escalar positiva por isso podes passá-la para fora do módulo sem problemas).
A fração de energia dissipada é igual à razão entre a energia dissipada, Ed, e a energia total (ou seja a energia inicial), logo Ed/Ep = 162m/500m = 0.324.

Espero não ter sido muito confuso e ter ajudado.


Boa tarde,
Então a fórmula (geral) para a fração da energia dissipada é Edissipada/(Edissipada + Eútil) que é equivalente a Edissipada/ Etotal ?
 
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KikoMed

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Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo
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Ver anexo 12956
Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!
Na primeira nao pode ser a C porque não consegues chegar a essa conclusão com um grafico de Kc em função da temperatura e o enunciado pede te uma afirmação verdadeira com base na figura 1.
o Qc é menor que o Kc pois em t1 a reação está a evoluir no sentido direto/ de formação de produto de reação , logo os reagentes estão em maior concentração do que quando atingirem o estado de equilibrio, reagentes elevados aos respetivos coeficientes estequiometricos são inversamente proporcionais ao Qc logo Qc é menor
 

Marianaabreu01

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Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo
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Ver anexo 12956
Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!
No 1, se com o aumento da temperatura diminui o kc consequentemente diminiu os produtos de reação ou seja evolui no sentido inverso. Se a reação endotérmica é favorecida pelo aumento da temperatura esta será inversa. E a reação direta, formação de NH3 será exotérmica. Opção (A)
Na 3.2 c cálculos apartir do gráfico da para ver q Qc<Kc
Porém poderias justificar como já falaram
 
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Luís_Sousa

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Na primeira nao pode ser a C porque não consegues chegar a essa conclusão com um grafico de Kc em função da temperatura e o enunciado pede te uma afirmação verdadeira com base na figura 1.
o Qc é menor que o Kc pois em t1 a reação está a evoluir no sentido direto/ de formação de produto de reação , logo os reagentes estão em maior concentração do que quando atingirem o estado de equilibrio, reagentes elevados aos respetivos coeficientes estequiometricos são inversamente proporcionais ao Qc logo Qc é menor
Muito obrigado, em relação à 1 era mesmo ter lido bem a pergunta... sempre foi o meu erro, penso que estou a ficar sem tempo ao ler tudo e às vezes nem registo o que li...
 
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Carol Batista

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Obrigado... eu vi os eletrões do grupo amina mas não vi dos grupos hidroxilo
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Também não estou a conseguir compreender estes dois exercícios...
No 1, o aumento da pressão implica pelo principio de le chatlier a diminuição dessa, portanto a reação dar-se-à de modo a reduzir o numero de moléculas, ou seja sentido direto, pelo que favorece a produção de NH3, mas a resposta certa é a A).
Na 3.2 estou a obter Qc>Kc, e dizem que é ao contrário.
Se puderem ajudar!
Relativamente à pergunta 1 penso que é suposto responder à pergunta analisando a figura 1 e por isso só a A é que estaria correta. No entanto a C também está mas pelo gráfico não consegues perceber se é verdadeira ou falsa.
 
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msofia3

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No espetro de emissão de um átomo na região do visivel, as riscas observadas correspondem a valores específicos de frequências que são emitidas pelos eletrões quando estes descem de nível?
 

Marianaabreu01

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No espetro de emissão de um átomo na região do visivel, as riscas observadas correspondem a valores específicos de frequências que são emitidas pelos eletrões quando estes descem de nível?
Sim, quando descem de nivel (transitam de um nivel excitado para um de - energia, emitindo assim energia)


Neste exercício 35.3 fiz como está na foto. Mas não percebo qual é o valor lido no voltimetro
O do amperimetro é 4,4A porém o do voltimetro não cheguei lá..
 

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telmaboto

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Olá 😊
Estou com algumas dúvidas..
Os valores lidos numa pipeta volumétrica são descontínuos, e numa pipeta graduada?
O que será que é preciso saber sobre a diferença entre soluções, colóides e suspensões?
Obrigada, desde já.
 

Pedro Cordeiro.

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Este é um apontamento que tinha de há dois anos. mas supostamente se estão ligados em série A1 não é igual a A2?