Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Sofia122

Membro Dux
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FCNAUP
Ao adicionar o nitrato de cálcio este iria dissociar-se em Ca2+ e (NO3)2-. assim iria aumentar a concentração do ião Ca2+, comum da dissociação do hidróxido de cálcio, pelo principio de le chatelier o sistema vai reagir de modo a baixar a concentração de ca2+, sendo favorecida a reação inversa e diminuindo consequentemente a solubilidade.
A opção A é a correta porque diz lá em cima na introdução do exercício 3 esta frase Ver anexo 12979

Post automatically merged:

Relativamente à sensibilidade tens de me mandar print do exercício para eu tentar perceber, mas acho estranho ser 0,1 será uma conversão de unidade?
Já percebi. Eu estava a achar que o (NO3)2- é que iria reagir com o Ca2+ e isso não fazia sentido nenhum. Não me estava a lembrar do efeito do ião comum. Existe este, o do ião complexo que faz aumentar solubilidade e o de adicionar ácidos que acho que faz diminuir solubilidade.
Esta aqui o ex da sensibilidade é o 2.1
received_1542331725939088.jpeg
Já agr alguém sabe que atividades laboratoriais podem sair?!
Ano passado sei que a da constante de acidez (que eu nem fiz sequer a atividade) , a do ácido acetilsalicilico e das gotas de água não podiam sair pelo que minha stora nos informou que vinha do IAVE. Este ano com isto das perguntas de opção já não sei.

KikoMed

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2019
Curso
Medicina
Instituição
ICBAS
Se sair alguma coisa sobre essa AL devo-te um café, o que me custou a encontrar essa informação organizada e simples como está aí
aahahahaa adoro, eu também já estava farto de nunca saber direito as formulas então decidi investigar e compilar 😂 bom estudo

• Fabulous
Reactions: Pedro Cordeiro.

Karl

Meme Master
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
IST
Olá! Surgiu-me uma dúvida entre estes dois exercícios...
No primeiro supostamente não deveremos somar os dois gases (diatómicos) presentes na mistura, isto é, passando a multiplicar por 4.
Já na segunda, era suposto somarmos ambas as espécies químicas (triatómicas), passando a multiplicar por 6.
Qual a diferença no raciocínio entre estas duas situações, e como distingui-las em contexto de exame?
Muito obrigado!
Olá, considerando o volume como 3 dm3,
O volume de hidrogénio é: 2.424 dm3
O volume de oxigénio é: 0.576 dm3
Com o gráfico podemos calcular o volume molar dos dois gases referidos, sendo que Vm = 12.5 dm3/mol
Tu sabes que Vm = V / n assim:
n = V/ Vm
Assim podemos calcular o número de moles do hidrogénio e do oxigénio:
n(02)= 0.04608mol n(H2)= 0.19392 mol
Somando os valores das quantidades de oxigénio e hidrogénio (tendo em consideração o número de átomos):
nT= n(O2) x 2 + n(H2) x 2 = 2 ( n(O2)+ n(H2) ) = 2 ( +/- 2.5)
Logo o número de átomos é:
N = n x Na = 2 x 2.5 x 6.02x10^23

No segundo exercício:
Como as espécies químicas reagem na mesma proporção estequiométrica (1:1) então ambas as quantidades introduzidas inicialmente são iguais, pelo que:
nA=nB
Somando a quantidade total, tendo em consideração o número de átomos:
nT= 3 x nA + 3 x nB <=> 3 x nA + 3 x nA = 3 ( nA + nA) = 3(2 x nA) = 6 nA
Agora que já temos o valor de quantidade total podemos descobrir a quantidade inicial de A:

Screenshot_2.png
Que neste caso penso que seja a opção C

Já percebi. Eu estava a achar que o (NO3)2- é que iria reagir com o Ca2+ e isso não fazia sentido nenhum. Não me estava a lembrar do efeito do ião comum. Existe este, o do ião complexo que faz aumentar solubilidade e o de adicionar ácidos que acho que faz diminuir solubilidade.
Esta aqui o ex da sensibilidade é o 2.1
Ver anexo 12981
Já agr alguém sabe que atividades laboratoriais podem sair?!
Ano passado sei que a da constante de acidez (que eu nem fiz sequer a atividade) , a do ácido acetilsalicilico e das gotas de água não podiam sair pelo que minha stora nos informou que vinha do IAVE. Este ano com isto das perguntas de opção já não sei.
Olá, diz no enunciado que o voltimetro é analogico pelo que a sua incerteza vai ser : sensibilidade/2
Como podes verificar na tabela os valores de diferença de potencial elétrico têm 3 algarismos significativos (1,45 é um exemplo de um valor), consequentemente o último valor corresponde á incerteza, pelo que a menor divisião da escala terá de ser 0.1V
Se fosse 0.01V a sensibilidade então o valor de incerteza seria 0.005V pelo que em cada medição teriam de existir 4 algarismos significativos, por exemplo: 1.455 V, porém neste caso so há 3 algarismos significativos.

Última edição:
  • Like
Reactions: Marianaabreu01

beatriz26_

Membro Veterano
Matrícula
3 Fevereiro 2020
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
No exame, as perguntas que estiverem dentro da caixa são as obrigatórias ou as facultativas?

Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Talvez estes prints te ajudem :) Realmente, não é uma AL nada simpática. Dedos cruzados para que não saia...!
Ver anexo 12971
Ver anexo 12972
Acho que podemos estar descansados em relação a essa A.L porque essa é a última de física, ou seja, quase ninguém a deve ter feito como tal eles não vão por isso em obrigatório(penso eu).

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Desculpa não abri a imagem!!! Nas soluções está I=4,5A e U=9V para a 35.3, as restantes estão certas
Será uma questão de arredondamento (em cálculos anteriores)? Tentei fazer o exercício e deu-me igual à @underground : o voltímetro a marcar 9,9V e o amperímetro a marcar 4,95A.

Acho que podemos estar descansados em relação a essa A.L porque essa é a última de física, ou seja, quase ninguém a deve ter feito como tal eles não vão por isso em obrigatório(penso eu).
Quero acreditar na bondade das pessoas que fizeram o exame... 😂

• Like
Reactions: Marianaabreu01
Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Será uma questão de arredondamento (em cálculos anteriores)? Tentei fazer o exercício e deu-me igual à @underground : o voltímetro a marcar 9,9V e o amperímetro a marcar 4,95A.

Em relação ao exercício do circuito elétrico em cima a mim deu-me 8.7 V para o voltímetro e 4,35A para o amperímetro. Já em relação ao exame temos que acreditar, a esperança é a última a morrer 😂

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020

Talvez seja!!! Deu me 4,4A. Viste a minha resolução da parte do amperímetro? Não percebo pq não nos dá valores iguais

Em relação ao exercício do circuito elétrico em cima a mim deu-me 8.7 V para o voltímetro e 4,35A para o amperímetro. Já em relação ao exame temos que acreditar, a esperança é a última a morrer 😂
Deu me o mesmo!!! 4,4 e 8,7

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Talvez seja!!! Deu me 4,4A. Viste a minha resolução da parte do amperímetro? Não percebo pq não nos dá valores iguais

Deu me o mesmo!!! 4,4 e 8,7
Mostrem como fizeram! 😀

• Like
Reactions: _RicFernandes_

Marianaabreu01

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2020
0CD48671-46A5-41C3-8E81-3A9109AB2373.jpeg
Não ligues ao U do lado direito

O valor marcado pelo voltímetro é igual à d.d.p. na resistência de 4 ohm? É que eu pensei assim. Provavelmente foi isso que comprometeu o resto do exercício.
Pois o do amperímetro penso q tenho certo. Mas o do voltímetro não percebo qual u devemos usar

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Como em R1 a corrente é 5,8A, pela fórmula U=RI cheguei à d.d.p. nos terminais dessa resistência e deu 23,2V. Depois, parece-me a mim que o voltímetro está a medir a d.d.p. nas resistências em paralelo. Como a d.d.p é igual nos dois ramos, U2 = Utotal - U1 = 33,1 - 23,2 = 9,9V (valor marcado pelo voltímetro).

Neste sentido, a corrente onde se encontra R2 pode ser calculada por I=U/R=9,9/2,0= 4,95 A. O que está errado neste raciocínio?

• Like
Reactions: telmaboto
Matrícula
2 Julho 2018
Alô , podem me ajudar com esta experiência? Na calculadora colocamos a temperatura na lista 1 e a solubilidade na lista 2? Temos que selecionar uma equação do tipo ax+b? É que assim vai dar uma reta , e devia dar uma curva..
Já agora , no exercicio 1 está me a dar 60% , e nas soluções está 56% , não sei se poderá ser de alguma falha minha a resolver ou arredondamentos, portanto poderiam me explicar? Obrigado
23E6E107-61C5-4DF8-8D18-99D030850C44.png

Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Como em R1 a corrente é 5,8A, pela fórmula U=RI cheguei à d.d.p. nos terminais dessa resistência e deu 23,2V. Depois, parece-me a mim que o voltímetro está a medir a d.d.p. nas resistências em paralelo. Como a d.d.p é igual nos dois ramos, U2 = Utotal - U1 = 33,1 - 23,2 = 9,9V (valor marcado pelo voltímetro).

Neste sentido, a corrente onde se encontra R2 pode ser calculada por I=U/R=9,9/2,0= 4,95 A. O que está errado neste raciocínio?
Penso que não está nada errado, mas no raciocínio que fiz penso que está certo também porque as duas correntes em paralelo somadas tem que dar a corrente do circuito principal.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
Instituição
FEUP
Penso que não está nada errado, mas no raciocínio que fiz penso que está certo também porque as duas correntes em paralelo somadas tem que dar a corrente do circuito principal.
Lá está, também acho o teu raciocínio super correto. 🙃 Contudo, não vejo o que possa ter errado no meu. Que estranho...

Alô , podem me ajudar com esta experiência? Na calculadora colocamos a temperatura na lista 1 e a solubilidade na lista 2? Temos que selecionar uma equação do tipo ax+b? É que assim vai dar uma reta , e devia dar uma curva..
Já agora , no exercicio 1 está me a dar 60% , e nas soluções está 56% , não sei se poderá ser de alguma falha minha a resolver ou arredondamentos, portanto poderiam me explicar? Obrigado
Ver anexo 12988
Tens de fazer uma regressão quadrática na calculadora.

• Like
Reactions: telmaboto
Matrícula
3 Novembro 2017
Curso
Gestão
Instituição
UMinho
Como é que sabemos que uma corrente é contínua ou alternada?
Normalmente é dito no enunciado ou se não disser tu podes deduzir isso pela situação em que estás a trabalhar, se for por exemplo uma pilha sabes que é corrente contínua mas se estiver a falar da distribuição elétrica já é corrente alternada

Lá está, também acho o teu raciocínio super correto. 🙃 Contudo, não vejo o que possa ter errado no meu. Que estranho...

Tens de fazer uma regressão quadrática na calculadora.
Ambos os raciocínios tinham que dar o mesmo. Logo vou ver o exercício com mais calma, mas penso que não me tenha escapado nada.

• Love
Reactions: acmf2003

Karl

Meme Master
Matrícula
28 Fevereiro 2020
Curso
Eng. Mecânica
Instituição
IST
Normalmente é dito no enunciado ou se não disser tu podes deduzir isso pela situação em que estás a trabalhar, se for por exemplo uma pilha sabes que é corrente contínua mas se estiver a falar da distribuição elétrica já é corrente alternada

Ambos os raciocínios tinham que dar o mesmo. Logo vou ver o exercício com mais calma, mas penso que não me tenha escapado nada.
Olá, depois de ter passado um bom tempo a ver as vossas resoluções, posso-vos dizer que nenhum de vós fez nada de errado, os valores no enunciado é que são inválidos, se fizermos como o floater fez, a corrente elétrica total no circuito em paralelo vai ser 6.6 A, o que está errado, apesar do valor de tensão estar correto, se fizermos como o Ric o valor de corrente elétrica fica correcta em paralelo só que o valor de tensão fica errado, os valores simplesmente não são compativeis, pode se fazer das duas formas, neste caso como estão errados os valores não se consegue fazer nem de uma forma nem de outra ahahah.