Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Boas.
Estava a fazer o exame do ano passado (1a fase) e na 5.2 o resultado deu-me 4,125x10^-6 g/dm3/a em vez de 3,93x10^-6 como está nos critérios. Para resolver o exercício, calculei a massa de CO2 que existia em 1999 e em 2015 por dm3, e depois fiz a taxa temporal média. Sei que os arredondamentos não são descontados e que posso ter um resultado diferente dos critérios que não há problema, mas aqui deu bastante diferente...
Estaria correto como fiz? Obrigado :))Ver anexo 19898
Este vídeo tem a resolução completa do exame da 1ª fase do ano passado. Pode dar jeito a toda a gente que vai fazer o exame. A resolução deste exercício está por volta de 1:16:39.

Olá! Alguém podia explicar porque está certa a alínea D nesta pergunta em vez da C? É da época especial de 2014.

1625581790979.png
1625581813369.png

Boas.
Estava a fazer o exame do ano passado (1a fase) e na 5.2 o resultado deu-me 4,125x10^-6 g/dm3/a em vez de 3,93x10^-6 como está nos critérios. Para resolver o exercício, calculei a massa de CO2 que existia em 1999 e em 2015 por dm3, e depois fiz a taxa temporal média. Sei que os arredondamentos não são descontados e que posso ter um resultado diferente dos critérios que não há problema, mas aqui deu bastante diferente...
Estaria correto como fiz? Obrigado :))

Não terás se calhar visto mal as ordenadas no gráfico? Cada traço corresponde a 0.04*10^-4.

Olá! Alguém podia explicar porque está certa a alínea D nesta pergunta em vez da C? É da época especial de 2014.

Ver anexo 19947
Ver anexo 19948

Não terás se calhar visto mal as ordenadas no gráfico? Cada traço corresponde a 0.04*10^-4.
A experiência diz-me que quando algo corre mal, é sempre melhor recomeçar :)

• Like
Reactions: arib00

Ver anexo 19947
Ver anexo 19948

Ao adicionares o solvente ele depois vai dissolver ainda mais a solução, se retirares líquido estás a retirar soluto também

• Fabulous
Reactions: arib00
Pessoal n deveria ser a d no 26.1? Os dois corpos estão em equilíbrio c 44 graus, logo dois corpos em equilíbrio não o ficam no mesmo instante? Desculpem o português

Attachments

• IMG_20210706_172148_478.jpg
    IMG_20210706_172148_478.jpg
    1.2 MB · Visitas: 19
  • IMG_20210706_172236_858.jpg
    IMG_20210706_172236_858.jpg
    1.6 MB · Visitas: 18
Se for apenas uma questão de arredondamentos não é descontado. Repara que a diferença foi de apenas cerca de 2 décimas, o que é, à partida, aceitável (a menos que tenhas uma resolução incorreta, claro) :)
Post automatically merged:

Repara que se a capacidade térmica mássica da água é inferior à do metal, é necessário fornecer menos energia para que se dê o seu aumento de temperatura. Assim, é expectável que a água demore menos tempo a atingir a temperatura de equilíbrio do que o metal. Suponho que a solução seja a (C)?
Ok seguindo esse raciocínio a resposta era d (deves ter visto mal o valor no gráfico :p) mas então supõe os corpos estão a mesma temperatura a partir de certo instante e esta não varia, logo estão em equilíbrio. Nesse caso, se eles estarão em equilíbrio térmico. Então se a água atinge a temperatura de equilíbrio não teria nesse instante o metal ter a mesma temperatura? Como é que poderia o metal continuar a perder temperatura ou seja energia interna, sem variar a temperatura da água, assumindo q esta está abaixo do ponto de ebulição..

Ok seguindo esse raciocínio a resposta era d (deves ter visto mal o valor no gráfico :p) mas então supõe os corpos estão a mesma temperatura a partir de certo instante e esta não varia, logo estão em equilíbrio. Nesse caso, se eles estarão em equilíbrio térmico. Então se a água atinge a temperatura de equilíbrio não teria nesse instante o metal ter a mesma temperatura? Como é que poderia o metal continuar a perder temperatura ou seja energia interna, sem variar a temperatura da água, assumindo q esta está abaixo do ponto de ebulição..
A não ser que as temperaturas se mantenham iguais mas não haja equilíbrio mas não acho q isto seja
Desculpa, vi mal, sim. Queria dizer a (B)!

Repara que dois corpos estão em equilíbrio térmico quando se encontram à mesma temperatura. Nada diz que têm de atingir a temperatura de equilíbrio ao mesmo tempo, creio (mas confesso que posso estar equivocada)
Epa.. Mas é um pouco confuso. Se dois corpos não atingirem o equilíbrio ao mesmo tempo, de onde é que vem a energia para fazer variar a temperatura do segundo corpo, sendo que a temperatura do primeiro não varia
Suponho que nestes casos simplesmente temos em conta a capacidade térmica massica e pronto ahaah xD. Obrigado pela ajuda

Ok, fui confirmar e de facto estava equivocada. Apaguei inclusive as mensagens anteriores para não induzir ninguém em erro!
Obrigado pela atenção! Agora ou suponho que o manual esteja mal (?) Ou então eles estavam em temperaturas iguais sem equilíbrio (?). Tens alguma ideia sobre esta questão? Obrigado :)

Olá. Quando calculamos a massa molar podemos por o valor direto ou temos que apresentar a conta?
M(O2) = 32,00 g/mol
ou temos que meter
M(O2) = 2 x 16,00 = 32,00 g/mol

Olá. Quando calculamos a massa molar podemos por o valor direto ou temos que apresentar a conta?
M(O2) = 32,00 g/mol
ou temos que meter
M(O2) = 2 x 16,00 = 32,00 g/mol
É melhor sempre fazeres a conta no exame. De qualquer forma não te descontariam por isso penso

Pessoal aqui seriam 5 eletroes de Valência? Porquê?

Attachments

• IMG_20210707_170656.jpg
    IMG_20210707_170656.jpg
    1.8 MB · Visitas: 17
Última edição:
Boa tarde. Estou aqui com algumas questões para o exame de amanhã:

- Numa multiplicação, por exemplo, o produto tem de ter o mesmo número de algarismos significativos do que o coeficiente com menos algarismos significativos. Mas, por exemplo, se for 246 * 98.3, como escrevemos o produto? 24181,8 ou 24182? É que em ambos os casos, o produto tem mais algarismos significativos do 246 e 98,3.

- Nos itens de construção (com cálculos, etc.), podemos usar abreviaturas? Por exemplo, em vez de "c inicial" escrever "c i" (com o i abaixo do c)?

- Também nos itens de construção, é necessário escrever mesmo a resposta final, com "R:...." ou basta chegar ao valor pedido? Há alguma desvalorização se a resposta não for indicada da primeira forma?

Obrigado e boa sorte.

- Numa multiplicação, por exemplo, o produto tem de ter o mesmo número de algarismos significativos do que o coeficiente com menos algarismos significativos. Mas, por exemplo, se for 246 * 98.3, como escrevemos o produto? 24181,8 ou 24182? É que em ambos os casos, o produto tem mais algarismos significativos do 246 e 98,3.

- Nos itens de construção (com cálculos, etc.), podemos usar abreviaturas? Por exemplo, em vez de "c inicial" escrever "c i" (com o i abaixo do c)?

- Também nos itens de construção, é necessário escrever mesmo a resposta final, com "R:...." ou basta chegar ao valor pedido? Há alguma desvalorização se a resposta não for indicada da primeira forma?

Obrigado e boa sorte.
Boas, normalmente do que eu vi dos critérios não te é descontado esse tipos de erros a não ser que te seja pedido explicitamente no exercício para apresentares os resultados c algarismos significativos
Quanto às abreviaturas sim nng te desconta por fazeres isso a não ser q possa gerar confusão mas em princípio não
A resposta depende muito do contexto do exercício, se for p achar um valor ou assim diria que não mas há casos que exigirão

Boas, normalmente do que eu vi dos critérios não te é descontado esse tipos de erros a não ser que te seja pedido explicitamente no exercício para apresentares os resultados c algarismos significativos

Obrigado, mas se pedissem para colocar com o número correto de algarismos significativos, devia escrever 24181,8 ou 24182? É que este resultado vai ter sempre mais algarismos do que ambos os coeficientes...

Obrigado e boa sorte.

2,42×10^4, escreves em notação cientifica

Obrigado e boa sorte.

Olá!

Quanto à primeira questão tenho a mesma dúvida que tu.
Em relação a usar abreviaturas penso que se pode usar se forem itens de construção uma vez que nos critérios nada faz referência a nada relacionado a isso. Quanto à resposta desde que esteja bem assinalado a tua resposta final penso que não tenhas de pôr "R:....."

Boa sorte!

Coloquei a d mas é a b. Alguem sabe a razão?

Penso que é isto

Attachments

• 20210707_210630.jpg
    20210707_210630.jpg
    604.7 KB · Visitas: 15
Última edição: