Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Bom dia , será que alguém me poderia ajudar no exercício 7 desta ficha? É física 10* ano : energia e fenómenos elétricos 🙃 thank u guys image.jpg
Post automatically merged:

Heyyyyy,
Será que me podiam ajudar no 11.3? Está a dar me um valor super estranho!
image.jpg

Última edição:
Bom dia , será que alguém me poderia ajudar no exercício 7 desta ficha? É física 10* ano : energia e fenómenos elétricos 🙃 thank u guys Ver anexo 22563
Post automatically merged:

Heyyyyy,
Será que me podiam ajudar no 11.3? Está a dar me um valor super estranho!
Ver anexo 22564
Hey! Tens as soluções desses dois exercícios? Eu já dei esta matéria à algum tempo, então não estou muito recordada das fórmulas, mas posso tentar ajudar.
No exercício 7, só precisava da resposta para saber se o meu raciocínio está correto, para não explicar de forma errada.
No exercício 11.3. existe um erro, pois, ao fazer as contas, deu-me 128/3 (que não existe nas opções). Fui ver se conseguia achar uma resolução na internet e, ao que parece, o valor do raio do fio de alumínio teria de ser 2,0 cm e não 4,0 cm como aí se encontra. Podes verificar isto no site que consultei: https://brainly.com.br/tarefa/4092877

Hey! Tens as soluções desses dois exercícios? Eu já dei esta matéria à algum tempo, então não estou muito recordada das fórmulas, mas posso tentar ajudar.
No exercício 7, só precisava da resposta para saber se o meu raciocínio está correto, para não explicar de forma errada.
No exercício 11.3. existe um erro, pois, ao fazer as contas, deu-me 128/3 (que não existe nas opções). Fui ver se conseguia achar uma resolução na internet e, ao que parece, o valor do raio do fio de alumínio teria de ser 2,0 cm e não 4,0 cm como aí se encontra. Podes verificar isto no site que consultei:
No exercício 11.3. existe um erro, pois, ao fazer as contas, deu-me 128/3 (que não existe nas opções). Fui ver se conseguia achar uma resolução na internet e, ao que parece, o valor do raio do fio de alumínio teria de ser 2,0 cm e não 4,0 cm como aí se encontra. Podes verificar isto no site que consultei: https://brainly.com.br/tarefa/4092877
yaaaaaas, no exercício 7 a resposta correta é a C e no exercício 11.3 é 128/3. Obrigada pela ajuda!!!!!

yaaaaaas, no exercício 7 a resposta correta é a C e no exercício 11.3 é 128/3. Obrigada pela ajuda!!!!!
De nada, no exercício 7 eu usei o seguinte raciocínio:
[math]P=U⋅I[/math]Como [math]U=I⋅R[/math][math]P=I⋅R⋅I=I^2⋅R[/math]Como [math]I=\frac{U}{R}[/math][math]P=\frac{U^2}{R^2}⋅R=\frac{U^2}{R}[/math]
1646056175578.png

Assim temos: [math]P=\frac{U^2}{R}[/math]
Se bem me lembro, se a diferença de potencial ao quadrado ([math]U^2[/math]) aumenta, então a potência dissipada vai aumentar 4x, pois são grandezas diretamente proporcionais.
Espero ter conseguido ajudar :)
E bom estudo!

Última edição:
Olá, será que alguém me puderia ajudar na 23.1 o resultado deu me 90/18 e a resposta correta é a C (15/9)?
Ver anexo 22577
Oi!

O valor da diferença de potencial nos terminais das resistências de 6 e 9 ohms é igual. Determinemos então essa tensão.

[math]P=\frac{U^2}{R}\Longrightarrow36=\frac{U^2}{9}\Longrightarrow U=18\ \ V[/math]
Ora, sabemos que a corrente total do circuito elétrico é a soma da corrente que passa nas resistências de 6 e 9 ohms. Determinemos as correntes.

Para a resistência de [imath]6\ \Omega[/imath]:

[math]U=RI\Longrightarrow18=6I\Longleftrightarrow I=3\ A[/math]
Para a resistência de [imath]9\ \Omega[/imath]:

[math]U=RI\Longrightarrow18=9I\Longleftrightarrow I=2\ A[/math]
Sabemos também que, em série à bateria, temos uma resistência de [imath]2\ \Omega[/imath], mas não precisamos usar ela nos cálculos.

Logo, para quando as resistências estão em esquema paralelo, [imath]I_{total}[/imath] é dado por:

[math]I_{total}=\sum I\Rightarrow I_{total}=3+2=5\ A[/math]
Lembremos que essa corrente total que passa nessas duas resistências passa em todo o circuito.

Portanto, a razão pedida é [math]\frac{5}{3}=\frac{15}{9}[/math]

Última edição:
  • Like
Reactions: Luísa0905
Oi!

O valor da diferença de potencial nos terminais das resistências de 6 e 9 ohms é igual. Determinemos então essa tensão.

[math]P=\frac{U^2}{R}\Longrightarrow36=\frac{U^2}{9}\Longrightarrow U=18\ \ V[/math]
Ora, sabemos que a corrente total do circuito elétrico é a soma da corrente que passa nas resistências de 6 e 9 ohms. Determinemos as correntes.

Para a resistência de [imath]6\ \Omega[/imath]:

[math]U=RI\Longrightarrow18=6I\Longleftrightarrow I=3\ A[/math]
Para a resistência de [imath]9\ \Omega[/imath]:

[math]U=RI\Longrightarrow18=9I\Longleftrightarrow I=2\ A[/math]
Sabemos também que, em série à bateria, temos uma resistência de [imath]2\ \Omega[/imath], mas não precisamos usar ela nos cálculos.

Logo, para quando as resistências estão em esquema paralelo, [imath]I_{total}[/imath] é dado por:

[math]I_{total}=\sum I\Rightarrow I_{total}=3+2=5\ A[/math]
Lembremos que essa corrente total que passa nessas duas resistências passa em todo o circuito.

Portanto, a razão pedida é [math]\frac{5}{3}=\frac{15}{9}[/math]
Olá Lucas,

já consegui entender o exercício. Obrigada pela tua ajuda!

Para além do livro do chinês, recomendam mais algum livro de preparação para exame?
Eu recomendo o livro que vai sair em abril ´´ Atividades Laboratoriais de Física 10º e 11º anos´´ como preparação da parte da física. Além das AL tem im desenvolvimento muito bom da mecânica e na parte dos movimentos.

Boas.
Mesmo com as resoluções do exercício não consigo perceber como chegaram á expressão correta.
Obrigado.

Attachments

• Sem Título.png
    Sem Título.png
    46.9 KB · Visitas: 20
Aqui vai.
No exercício 1 se o t não fosse ao quadrado a opção correta seria á mesma B?
Obrigado.
Não, porque quando é t ao quadrado, o declive da reta é 1/2a e se fosse só t era a raiz quadrada de 1/2a (acho que é este o declive, não estou certa se a raiz só afeta isto, mas de qualquer forma não é uma reta)

• Like
Reactions: filipaml
Bom dia. Se resolvesse a primeira questão sabes a concentração de todas as espécies no equilíbrio. Depois adicionas as concentrações dadas no enunciado (aparece quantidades mas como estás a trabalhar com um volume de 1 Dm3, o valor é igual. De seguida determinado o quociente da reação e comparas com a CTE de equilíbrio, já que a temperatura é a mesma.