Física e Química A - Dúvidas e apontamentos

Boa noite, ao fazer este exercício considerei a velocidade de 6,5 metros por segundo por inocência e agora não sei como corrigi-lo uma vez que os restantes calculos estão certos. Poderiam dar-me o vosso parecer? Obrigado.

1655165080415.png1655165066918.pngunknown.png

Consegues explicar melhor a tua dúvida? Tu conseguiste chegar ao resultado certo considerando v=6.5 ?
Basicamente, eu disse que a cada divisão do gráfico correspondia 1 m por segundo, o que está errado e então essa consideração estava errada. Ao continuar o exercício, tendo em conta essa velocidade, consegui achar a aceleração e depois a intensidade da força resultante, pelo que tive o resto do raciocínio correto menos o tópico da velocidade. Assim, a minha dúvida era, que cotação teria neste exercício? Teria toda menos os 4 pontos de achas a velocidade ou teria completamente errada?

Basicamente, eu disse que a cada divisão do gráfico correspondia 1 m por segundo, o que está errado e então essa consideração estava errada. Ao continuar o exercício, tendo em conta essa velocidade, consegui achar a aceleração e depois a intensidade da força resultante, pelo que tive o resto do raciocínio correto menos o tópico da velocidade. Assim, a minha dúvida era, que cotação teria neste exercício? Teria toda menos os 4 pontos de achas a velocidade ou teria completamente errada?
Infelizmente acho que não obtens nenhum ponto. Contudo, o meu parecer é que o exercício está mal formulado e que a primeira etapa da resolução (cálculo da ca componente escalar da velocidade) não era necessária.

Boa tarde,

Recentemente tive uma aula de física e resolvemos um exercício de movimento retilíneo. Consegui fazer a alínea a corretamente mas quando fui verificar a alínea b apercebi-me que a minha resolução aparentemente não estava correta em relação a do professor. Expliquei a minha maneira de raciocínio ao docente mas o mesmo disse que estava incorreto. No entanto, não estou 100% convencido então exponho aqui a mesma duvida.
Envio o exercício de seguida.
Muito obrigado desde já.

De uma janela a 20m acima do solo atira-se verticalmente para cima uma bola com v(inicial)=10m/s. Sabendo a aceleração=9,8m/s2 calcule:

a) a altura máx e o respetivo. instante t
b) o instante em que a bola atinge o solo e a sua velocidade

Solução:

a) alt máx=25,1m e t=1,02s

b)Minha Solução: t=2,26s e v=-22,15m/s

Professor: t=2,04seg e v-9,9m/s

Pelo que estive a ver chego a conclusão que o professor considerou o movimento a partir do inicio (quando começa a subir) e aplicou a fórmula dessa maneira. Já eu apliquei a partir do ponto em que o objeto começa a descer. Para mim faz sentido aplicar a partir do momento em que começa a descer pois se não o fizermos estamos a assumir que a bola nem chega a subir.

Obrigado mais uma vez.

Oi.

Quais os teus valores de Vo, Xo e aceleração?
Boa tarde,
Já tinha posto esses valores acima no entanto envio de novo sem problema!
Vo= 10m/s e Xo=10m

No entanto a minha duvida mantém-se devemos usar esses valores para calcular a velocidade final e o tempo final ou se devemos considerar quando o objeto começa a cair e assim usar Vo=0m/s e Xo=25,1m
Muito obrigado!

Boa tarde,
Já tinha posto esses valores acima no entanto envio de novo sem problema!
Vo= 10m/s e Xo=10m

No entanto a minha duvida mantém-se devemos usar esses valores para calcular a velocidade final e o tempo final ou se devemos considerar quando o objeto começa a cair e assim usar Vo=0m/s e Xo=25,1m
Muito obrigado!
Tanto faz de onde começas, desde que o faças com os valores correcto.

Esses valores de Xo e Vo são no momento do lançamento e não no momento em q começa a descer.... Qual a velocidade no momento em q começa a descer? qual a altura?