FCTUC Física em Coimbra

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

marianalanca

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2017
Bom dia. Eu gostaria de saber como é que é o curso de física na Universidade de Coimbra. Se em geral é bom e se comparativamente com outras universidades, como a do porto, está mais ao menos no mesmo nível.
Obrigada :relaxed:

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
(a exigência é maior no porto e não sou eu que o digo) já conheci pessoas de coimbra (física) e eram pessoas bem porreiras ou seja diria que o ambiente lá em física é bom quanto ao curso mesmo de fisica seja teórica ou experimental de coimbra não sei para tar aqui a falar mas pelo que entendo o curso de física do porto em portugal é dos melhores (se não o melhor).
(eu sou de eng.fisica do porto por isso espero que não me leves a mal de tar a puxar para o meu lado mas é o que vejo no panorama das coisas)

• Like
Reactions: Rui Veiga

marianalanca

Membro Caloiro
Matrícula
20 Abril 2017
Obrigada pela tua opinião. Eu já ouvi dizer que o curso de física no porto é bom, eu até já ponderei candidatar-me, mas este ano sei que a nota mais baixa foi um 16, não sei se consigo entrar. A minha média de secundário é à volta de 16 mas eu tive 11 no exame de FQ e de certa forma sinto que se calhar agora prefiro muito mais esforçar-me para matemática. Por isso, tendo em conta que as notas do exame foram relativamente baixas, será que a possibilidade de as médias descerem?

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Diria que as médias vão aumentar , mas faz assim , mete fisica e eng.fisica caso entres numa ou noutra no fim do primeiro ano muda para a que queres... no 1º ano as cadeiras sao as mesmas para os dois cursos

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Licenciatura em Matemática
Instituição
FCTUC
Estou em Física em coimbra atualmente mas vou trocar de curso para matematica, infelizmente nao achei o curso assim tao organizado quanto isso, como só conheço a realidade de coimbra peço te que escolhas outra universidade pois sinceramente nao recomendo
Boa Sorte na candidatura!!

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física
Estou em Física em coimbra atualmente mas vou trocar de curso para matematica, infelizmente nao achei o curso assim tao organizado quanto isso, como só conheço a realidade de coimbra peço te que escolhas outra universidade pois sinceramente nao recomendo
Boa Sorte na candidatura!!
"Organizado" de que forma?

Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Instituição
FCTUC
"Organizado" de que forma?
As disciplinas de Física introduzem linguagem matematica que só depois é falada em matematica (a sério), tem as disciplinas mal organizadas de modo a que a materia seja por vezes mal ensinada o que prejudica de certa forma, já as disciplinas de laboratorios parece que foram la postas porque sim...
É essencialmente dessa forma...

• Like

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física
As disciplinas de Física introduzem linguagem matematica que só depois é falada em matematica (a sério), tem as disciplinas mal organizadas de modo a que a materia seja por vezes mal ensinada o que prejudica de certa forma, já as disciplinas de laboratorios parece que foram la postas porque sim...
Ok, obrigado.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
As disciplinas de Física introduzem linguagem matematica que só depois é falada em matematica (a sério), tem as disciplinas mal organizadas de modo a que a matéria seja por vezes mal ensinada o que prejudica de certa forma, já as disciplinas de laboratorios parece que foram la postas porque sim...
Fico triste de saber que acontece este tipo de coisas nesta área ...

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Não tem nada haver ahahah
Mensagem fundida automaticamente:

por exemplo em mecanica é preciso saberes resolver integrais e isso é dado em calculo 1,ou seja, não tens esse tipo de cenas, e depois os labs que temos vão gradualmente aumentando de complexidade e isso por isso acho que estão bem organizados...

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Tenho um colega que vai acabar o curso de fisica e vai fazer matematica ( com equivalencias em matematica com minor de fisica , vai ter de fazer 66 creditos e fica com as duas licenciaturas) . Concluindo em 4 anos vai ter 2 licenciaturas e depois vai para mestrado...

• Like

MiguelGomes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2018
Curso
Física
Instituição
FCTUC
Boa Noite. Estou em física em coimbra, sou colega da bárbara, e discordo a 100% com o que ela disse. O curso está bem organizado, nunca aplicaram conhecimentos matemáticos avançados em cadeiras de física, e quando o fizeram, foi como curiosidade (o que, a meu ver, é ótimo, pois fomenta o interesse por outros métodos de realizar exercícios futuramente). O máximo que poderá ter acontecido foi integrais simples em matéria de mecânica clássica, que assim que foram dados em análise (no mesmo semestre, uma ou duas semanas depois) se tornaram óbvios. As cadeiras laboratoriais são faceis de passar com boa nota, sim, como em qualquer curso de qualquer universidade, essencialmente no 1º ano.

Além disso, é igualmente possível isso de ter um curso em matemática com minor em física e posteriormente fazer os dois cursos em 4 anos. Isso e muito mais.

O contacto entre professor e aluno é ótimo e a investigação é, (quase) indubitavelmente, a melhor do país a nível essencialmente de lasers.

Há sempre espaço para opiniões diferentes e cada um tem a sua, obviamente. Não queria que ficasses, tu e quem lê este tópico, com apenas uma opinião, porque, caso geral, os alunos adoram o curso e sentem-se bem nele. Foi a primeira vez que ouvi falar tão mal do curso e sinceramente não concordo nem um bocado.

Última edição:

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Muito bem , obrigado por dares o teu lado da coisa.
Também fiquei um pouco chocado com o que a tua colega tinha dito , mas acreditaria se houvesse algum problema no curso , nenhum curso é perfeito

• Like
Matrícula
20 Julho 2017
Curso
Instituição
FCTUC
Pode-se dizer assim... o curso tem um plano de estudo um pouco confuso principalmente nos dois primeiros anos... nao é um curso virado para fisica teorica como se pensa a partida, quem quer mais teorica ou faz minor em matematica para ajudar ou qualquer coisa assim... o que acho que nao é la grande coisa porque as bases matematicas sao bastante importante mas claro depende sempre o que se quer...

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Depende de faculdade para faculdade , mas acho que a licenciatura em física (com minors... ) é suposto teres um pouco da parte pratica mesmo que queiras ir para teórica... Porque por razões óbvias é sempre bom saber o básico de física aplicada mesmo para quem quer ir para física teórica. E só no mestrado de física teórica teres apenas cadeiras de física teórica ... Acho que me fiz entender . Quanto a ter um plano confuso , é possível , mas também é possível que tu ainda não tenhas a visão total sobre o que é o objectivo do curso na tua faculdade e por essa razão achares que não está bem feito...
Pelo que sei (acho que só o 1º ciclo , ou seja , licenciatura) são avaliados por um juri composto por pelo menos 1 prof de cada faculdade (com fisica) e avaliam a estrutura e as instalações de cada lugar para depois melhorarem, por isso acho que não deve haver falta de cuidado neste assunto.

MiguelGomes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2018
Curso
Física
Instituição
FCTUC
Depende de faculdade para faculdade , mas acho que a licenciatura em física (com minors... ) é suposto teres um pouco da parte pratica mesmo que queiras ir para teórica... Porque por razões óbvias é sempre bom saber o básico de física aplicada mesmo para quem quer ir para física teórica. E só no mestrado de física teórica teres apenas cadeiras de física teórica ... Acho que me fiz entender . Quanto a ter um plano confuso , é possível , mas também é possível que tu ainda não tenhas a visão total sobre o que é o objectivo do curso na tua faculdade e por essa razão achares que não está bem feito...
Pelo que sei (acho que só o 1º ciclo , ou seja , licenciatura) são avaliados por um juri composto por pelo menos 1 prof de cada faculdade (com fisica) e avaliam a estrutura e as instalações de cada lugar para depois melhorarem, por isso acho que não deve haver falta de cuidado neste assunto.
Concordo contigo em relação à necessidade da componente prática. Ainda por cima com a falta de bolsas de investigação que há neste momento, principalmente em portugal, grande parte de nós vão acabar a fazer algo bastante mais prático e aplicado à tecnologia, e não algo puramente teórico. De qualquer forma, sim, tudo isso depende do mestrado (e doutoramento, se quiseres física teórica convém) que fazes. Além disso, no 3º ano tens uma data de opcionais por onde escolher que te permitem enveredar desde logo pela componente da física que mais te interessar.

• Like
Reactions: Beatriz Dias

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
epah , impossível não é (de ires para algo teórico) , o problema é que quase 90% são na academia...
Quanto aquilo da tua colega , acho que é uma critica razoável mas acho que a situação não é má como ela o pinta.. já conheci pessoal de 1º ano de coimbra (este ano) e era tudo pessoal porreiro e nunca os vi a dizer mal da sua instituição...
O meu sonho era que portugal fosse top mundial (top 5 etc) nesta area mas parece que ainda não é uma realidade... (e não tou a falar de falta de cérebros mas sim por falta de bolsas etc ... e não é só nesta área.. )

• Like