Física na FCUP vale a pena?

Lina.studygram

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2021
Estou agora no 12 ano, com uma média de 18.5 de secundário e tinha a ideia de ir para a FCUP no curso de física. No entanto a descida abrupta da média do curso, que agora é 12.8 preocupa-me, até porque não sei quais são os motivos para isto ter acontecido. Apesar de ter interesse na disciplina, não sei se estarei a optar pelo curso certo. Para além das saídas profissionais serem poucas, preocupa-me a possível reduzida oferta de trabalho em Portugal com esta área. Para além disso parece que , de certa forma todo o esforço que dediquei á minha média de secundário não foi justificada uma vez que , se seguir a minha ideia inicial , estarei num curso com uma média mais baixa.
o qur acham que deva fazer?

Isso não é a "média do curso", mas sim a média do último colocado. Quando forem divulgados os dados mais detalhados, aí sim, podes consultar a distribuição dos candidatos por média. Mais, essa nota não é necessariamente uma indicação da qualidade do curso, apenas da sua procura pelos estudantes.

Neste caso em particular, porém, a explicação é muito simples: o número de vagas subiu. Em 2019 havia apenas 41 vagas. Em 2021, havia 54. Em 2022, abriram 58 vagas, das quais 52 foram preenchidas. O último colocado foi literalmente o último candidato, até ficaram vagas por preencher. Se consultares a lista ordenada de candidatos, vais ver que maior parte dos candidatos, e dos colocados, tem médias de 16 para cima. Lista Ordenada - 2022

Quanto ao que deves fazer, deves avaliar as tuas opções, ver de que cursos gostas, ver o que queres fazer no futuro e que cursos te levam lá, e decidir o que queres seguir. As notas dos outros, embora possam criar sentimentos como esse que descreves, são irrelevantes. A tua média do secundário abre-te opções - não te sintas obrigada a seguir algo que não queres seguir só porque podes. Ir para algo para que não queres, isso sim, seria desperdiçar o teu esforço, que visava, sem dúvida, seguir aquilo que querias.

Última edição:
Eng Física aqui.
Não vale a pena ires para Física a não ser que queiras ser professor ou engenheiro.
O curso na FCUP é extremamente difícil. A média do secundário não te vale de nada quando entras na universidade. Prepara-te porque mal entras as notas baixam logo.

Agradeço a tua ajuda, foi importante para mim
Se me pudesse informar a cerca saídas profissionais agradecia
Tens as mais óbvias, aplicáveis a todas as áreas científicas, como professor universitário, professor do ensino básico/secundário, e investigador científico. Não te consigo aconselhar detalhadamente quanto às oportunidades específicas dessa área, devem estar relacionadas com a pesquisa e trabalho laboratorial, mas imagino que terias oportunidades melhores no estrangeiro nessas áreas.
Podes constatar, porém, que 0% dos diplomados se encontravam desempregados. Ou continuaram os estudos, ou arranjaram emprego.

Prepara-te porque mal entras as notas baixam logo.
Isto aplica-se a qualquer área com valor, não só a Física, não a assustes.

Tens as mais óbvias, aplicáveis a todas as áreas científicas, como professor universitário, professor do ensino básico/secundário, e investigador científico. Não te consigo aconselhar detalhadamente quanto às oportunidades específicas dessa área, devem estar relacionadas com a pesquisa e trabalho laboratorial, mas imagino que terias oportunidades melhores no estrangeiro nessas áreas.
Podes constatar, porém, que 0% dos diplomados se encontravam desempregados. Ou continuaram os estudos, ou arranjaram emprego.

Isto aplica-se a qualquer área com valor, não só a Física, não a assustes.
Física é das areas mais difíceis ao nível teórico :). Eu sei do que falo pq já tive em várias áreas para além da Física

Isso não é a "média do curso", mas sim a média do último colocado. Quando forem divulgados os dados mais detalhados, aí sim, podes consultar a distribuição dos candidatos por média. Mais, essa nota não é necessariamente uma indicação da qualidade do curso, apenas da sua procura pelos estudantes.

Neste caso em particular, porém, a explicação é muito simples: o número de vagas subiu. Em 2019 havia apenas 41 vagas. Em 2021, havia 54. Em 2022, abriram 58 vagas, das quais 52 foram preenchidas. O último colocado foi literalmente o último candidato, até ficaram vagas por preencher. Se consultares a lista ordenada de candidatos, vais ver que maior parte dos candidatos, e dos colocados, tem médias de 16 para cima. Lista Ordenada - 2022

Quanto ao que deves fazer, deves avaliar as tuas opções, ver de que cursos gostas, ver o que queres fazer no futuro e que cursos te levam lá, e decidir o que queres seguir. As notas dos outros, embora possam criar sentimentos como esse que descreves, são irrelevantes. A tua média do secundário abre-te opções - não te sintas obrigada a seguir algo que não queres seguir só porque podes. Ir para algo para que não queres, isso sim, seria desperdiçar o teu esforço, que visava, sem dúvida, seguir aquilo que querias.
A média não diz nada sobre o curso em si, e Física não é tanto um curso "da moda", como engenharias e medicina, por isso a média do último colocado acaba por oscilar consideravelmente.

Se achas que queres realmente Física, então acho que deves ir. Sobre o curso, não te sei dizer muita coisa porque sou de outra área, mas daquilo que conheço de colegas meus do secundário que foram para lá (que entretanto trocaram de curso), e outros que atualmente estão no meu curso mas andaram em Física no ano anterior, é extremamente exigente. Vi, inclusive, as estatísticas de algumas das UCs e a taxa de reprovação é completamente absurda. 😅

• Like
Reactions: sigis
A média não diz nada sobre o curso em si, e Física não é tanto um curso "da moda", como engenharias e medicina, por isso a média do último colocado acaba por oscilar consideravelmente.

Se achas que queres realmente Física, então acho que deves ir. Sobre o curso, não te sei dizer muita coisa porque sou de outra área, mas daquilo que conheço de colegas meus do secundário que foram para lá (que entretanto trocaram de curso), e outros que atualmente estão no meu curso mas andaram em Física no ano anterior, é extremamente exigente. Vi, inclusive, as estatísticas de algumas das UCs e a taxa de reprovação é completamente absurda. 😅
Existe Engenharia Física lol Como não está na moda?

Existe Engenharia Física lol Como não está na moda?
Eu estou a falar de Física, não de Engenharia Física. E eu não estava propriamente a dizer algo de mal quando disse "curso da moda", antes pelo contrário, até porque muita gente vai para esses cursos porque são populares ou têm médias elevadas e não porque gostam realmente da área.

Eu também gostava mt de Física e de Matemática. @Lina.studygram , mas o gostar não é amar o curso. Poderás fazer o 1º facilmente, mas é no 2 e 3º que se vê as dificuldades. Falta-me uma disciplina para ser licenciado em Engenharia Física e não a consigo fazer. Até estou a pensar mudar de área. Vê bem se é isto que queres porque é das áreas mais difíceis teoricamente. Ao nível prático posso te dizer que é acessível mas uma área trabalhosa.
@floater3 curso de Física é popular, mas se é para ter saída e queres algo mais prático vai para Eng Física. Tens os planos curriculares muito parecidos dos dois cursos. Só muda algumas disciplinas, onde Eng Física tem mais prática.