Física ou Engenharia Aeroespacial?

Camila Alferes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Olá a todos, :grinning:

Desde sempre, eu tive o sonho de trabalhar na famosa NASA. Era, e continua a ser, um dos meus maiores sonhos que tenho e tenho trabalhado arduamente para o alcançar.
Contudo, eu não sei ao certo qual é o curso que deva escolher ao certo: física ou engenharia aeroespacial.
Física é uma grande paixão minha e acredito que consiga entrar neste curso (apesar de ainda não ter a minha média de acesso por ter acabado o 10ºano letivo em junho), pois consegui acabar este ano letivo com média de 16 valores, que é o valor médio das notas de candidatura deste curso.
Contudo, engenharia aeroespacial é um curso que descobri recentemente (cerca de 2 anos) e cativou-me bastante, especialmente um dos ramos nos quais posso especializar-me (veículos e missões), pois sempre quis controlar uma missão espacial ou até mesmo criar uma sonda espacial . O meu maior receio é não conseguir entrar neste curso devido à média super elevada que precisaria de ter.
Espero conseguir nestes 2 anos que ainda tenho escolher o curso que mais me ''ajudaria'' a alcançar o meu sonho, mas mesmo assim gostaria de ouvir mais opiniões :blush:

• Like
Reactions: Rui Veiga and Fargo

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Hum hoje em dia a Nasa não é unica , tens outros caminhos como tipo SpaceX e Blue Origin... etc etc
Aeroespacial não é o unico curso que te leva a esse tipo de empresas... mas talvez o @davis saiba melhor que eu , visto que ele está em aeroespacial no técnico..

• Like
Reactions: Rui Veiga and Fargo

Fargo

Membro Veterano
Matrícula
4 Junho 2017
Curso
12º - CT
Eu espero que alguém, cough cough @davis cough cough, seja capaz de esclarecer isto melhor pois ele tirou engenharia aerospacial no IST. Um dos meus sonhos também seria trabalhar na NASA ou na SpaceX, esqueçam a Blue Origins por favor :p, mas fiquei muito desmotivado quando descobri que supostamente segundo a lei americana atual este tipo de instituições/empresas trabalham com tecnologia militar (foguetões...) pelo que para trabalhar nas mesmas temos de ter nacionalidade americana. Pois...

PS: Eu descobri isto através de uma declaração feita pelo Elon Musk (<3) pelo que não tenho certezas absolutas do que a lei diz em si. No entanto, suponho que a ESA é sempre uma opção viável.
PSS: Eu desviei-me um pouco do tópico original porque queria apenas levantar a questão da nacionalidade, no entanto em relação a tudo o resto, penso que é uma boa ideia olhares para além de engenharia aerospacial. Há outros bons cursos por aí e a média dessa engenharia é muito alta pelo que vale apena ter uma noção de que há outros cursos que podem acabar por oferecer-te trabalhos no mesmo ramo.

• Like
Reactions: Rui Veiga

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Aeroespacial não é o unico curso que te leva a esse tipo de empresas... mas talvez o @davis saiba melhor que eu , visto que ele está em aeroespacial no técnico..
Confirmo. Eles também contratam nas áreas da Mecânica/Electro/Materiais/Informática/Telecomunicações/Etc.

Um dos meus sonhos também seria trabalhar na NASA ou na SpaceX, esqueçam a Blue Origins por favor :p, mas fiquei muito desmotivado quando descobri que supostamente segundo a lei americana atual este tipo de instituições/empresas trabalham com tecnologia militar (foguetões...) pelo que para trabalhar nas mesmas temos de ter nacionalidade americana. Pois...
Não é impossível, sugiro a leitura disto:
Como um engenheiro português chegou à NASA

Camila Alferes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Hum hoje em dia a Nasa não é unica , tens outros caminhos como tipo SpaceX e Blue Origin... etc etc
Olá Marco,

Para ser sincera, támbem pesquisei mais acerca de outras agências espaciais, tal como a ESA. Contudo, a NASA continua a ser o meu sonho de infância e é onde amaria trabalhar, embora que não descarte a possibilidade de trabalhar noutras agências.
Também me informei acerca de outros cursos que me pudessem levar à NASA, mas é naqueles dois que me consigo imaginar a estudar e trabalhar em algo relacionado.

Agradeço bastante a tua resposta :smiley:

Eu espero que alguém, cough cough @davis cough cough, seja capaz de esclarecer isto melhor pois ele tirou engenharia aerospacial no IST. Um dos meus sonhos também seria trabalhar na NASA ou na SpaceX, esqueçam a Blue Origins por favor :p, mas fiquei muito desmotivado quando descobri que supostamente segundo a lei americana atual este tipo de instituições/empresas trabalham com tecnologia militar (foguetões...) pelo que para trabalhar nas mesmas temos de ter nacionalidade americana. Pois...

PS: Eu descobri isto através de uma declaração feita pelo Elon Musk (<3) pelo que não tenho certezas absolutas do que a lei diz em si. No entanto, suponho que a ESA é sempre uma opção viável.
PSS: Eu desviei-me um pouco do tópico original porque queria apenas levantar a questão da nacionalidade, no entanto em relação a tudo o resto, penso que é uma boa ideia olhares para além de engenharia aerospacial. Há outros bons cursos por aí e a média dessa engenharia é muito alta pelo que vale apena ter uma noção de que há outros cursos que podem acabar por oferecer-te trabalhos no mesmo ramo.
Olá Fargo,

Para ser sincera, eu também fiquei desiludida ao saber que teria de mudar a minha nacionalidade para puder trabalhar lá, poois acho um tanto ''injusto'' termos que mudar o que somos para pudermos trabalhar num sítio que gostaríamos.
Contudo, pelo que os meus professores me disseram, a engenharia aeroespacial daria-me uma preparação mais ''sólida'' e demoraria menos tempo a completar o curso.
Obrigada pela resposta na minha pergunta :grinning:

Última edição:
  • Like
Reactions: Fargo

Nole Ksum

Membro
Matrícula
18 Julho 2018

"Go Falcon Heavy!"

Para ser sincera, eu também fiquei desiludida ao saber que teria de mudar a minha nacionalidade para puder trabalhar lá, poois acho um tanto ''injusto'' termos que mudar o que somos para pudermos trabalhar num sítio que gostaríamos.
Sendo uma empresa criada pelo governo americano, até que dá para perceber os motivos!

• Like
Reactions: Fargo