Física ou Engenharia

Matrícula
22 Maio 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Eu estou no 12º ano e agora que se está a aproximar a altura das candidaturas começam a surgir as dúvidas em relação ao futuro. Eu sempre tive a certeza que queria alguma coisa relacionada com a física mais propriamente com astrofisica. Mas pelo que vejo a saída neste tipo de cursos é muito dificil por isso não seria melhor tirar uma engenharia por exemplo mecanica ou fisica? O curso de fisica pelo que dizem é tambem muito exigente e tenho medo de ao entrar nele apenas esteja a gastar dinheiro aos meus pais, quando poderia estar a tirar uma engenharia que mais tarde me iria dar mais garantias de um bom futuro. Desculpem o incomodo e se me pudessem ajudar agradecia muito xD

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Pudias procurar ver o que é o curso de Eng.física e o que podes lá aprender... outra opção para quem gosta de física é eng.mecânica pois vais ter muitas cadeiras de física nesse curso mas sempre mais aplicadas aquilo que é preciso para ser um eng.mecânico

• Like
Reactions: André Codeço

D_99

Membro
Matrícula
15 Junho 2018
Curso
Física
Instituição
Universidade de Aveiro
Eu estou no 12º ano e agora que se está a aproximar a altura das candidaturas começam a surgir as dúvidas em relação ao futuro. Eu sempre tive a certeza que queria alguma coisa relacionada com a física mais propriamente com astrofisica. Mas pelo que vejo a saída neste tipo de cursos é muito dificil por isso não seria melhor tirar uma engenharia por exemplo mecanica ou fisica? O curso de fisica pelo que dizem é tambem muito exigente e tenho medo de ao entrar nele apenas esteja a gastar dinheiro aos meus pais, quando poderia estar a tirar uma engenharia que mais tarde me iria dar mais garantias de um bom futuro. Desculpem o incomodo e se me pudessem ajudar agradecia muito xD
A dificuldade em física é muito relativa. Há coisas que podes não perceber no secundário e depois, mais tarde, na faculdade percebes naturalmente. É verdade, Física é capaz de ser mais exigente em trabalho e estudo, mas penso que engenharia também assim o seja, pelo menos engenharia física. Eu diria algo clichê do tipo ''segue o que realmente queres''. Apesar de ser relativamente difícil, se tiveres motivado isso ajuda muito. Se fores para algo apenas pelo mercado de trabalho o teu entusiasmo em aprender as coisas que dás (que são mesmo muitas) vai desaparecendo e isso essencial para suportar todo o trabalho que vais ter. Tens que gostar genuinamente daquilo. Não venham para a faculdade apenas porque a pressão social assim o impõe.
Podes sempre ver como o primeiro ano é. Se gostares continuas, se não podes sempre sair, trocar de curso, etc.

Matrícula
22 Maio 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Já vi muitas pessoas dizer que o cadeirão na licenciatura de fisica no Porto é Análise (I II e III)
Eu nunca fui um génio da matemática a minha pergunta é se é uma cadeira, que para pessoas que são medianas a matemática, se faz bem ou não

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Já vi muitas pessoas dizer que o cadeirão na licenciatura de fisica no Porto é Análise (I II e III)
Só a III, Análise I e II não são, neste momento, propriamente cadeirões.
Eu nunca fui um génio da matemática a minha pergunta é se é uma cadeira, que para pessoas que são medianas a matemática, se faz bem ou não
Acho que com esforço e dedicação essas cadeiras fazem-se bem :) isto no caso de Análise I e II, ainda não tive Análise III...

• Like
Reactions: D_99 and Blasty
Matrícula
22 Maio 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Qual é a cadeira mais difícil de Fisica/Engenharia Física no primeiro ano na tua opinião?

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Qual é a cadeira mais difícil de Fisica/Engenharia Física no primeiro ano na tua opinião?
Mecânica, a nível de exame, mas passar é fácil por causa da avaliação contínua. Depois tens cadeiras de extremos, tipo Programação, onde há muitas reprovações mas também muita gente a ter mais de 18. Não considero que haja nenhuma cadeira difícil de passar. No entanto, há que frisar que a cadeira que teve mais reprovações foi Análise I (~42%); apesar de não ser um cadeirão, é onde os alunos escorregam mais para passar. Mas lá está, se estudares bastante fazes as cenas com tranquilidade. Depois temos cadeiras que não são difíceis mas que exigem uma quantidade de trabalho ridícula, como Laboratório de Física I.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
As coisas que ouviste podem ter sido de à uns anos atrás, agora por várias razões tem havido mais aprovação nas cadeiras de análise... por exemplo no meu ano passaram ~30% e na altura era em conjunto com o curso de matemática, agora já não é. Os cadeirões verdadeiros são no terceiro (e alguns no segundo ano), provavelmente não ouviste falar disso porque que, quem te falou ou desistiu ou mudou de curso, se não saberia que, obviamente isso não é verdade.

• Like
Reactions: Creirwy
Matrícula
22 Maio 2019
Curso
Física
Instituição
FCUP
Esses cadeirões a que te referes são de Física , Eng.Fisica ou de ambos?
Pelo que estive a ver o percurso de Física depois do primeiro semestre do segundo ano, dependendo do percurso que se escolha, diferencia-se bastante de Eng.Fisica. Eu caso entre em Física (e consiga passar o 1 ano) estava a pensar seguir um percurso em astrofisica tendo em vista o mestrado em astronomia. Sabes se o mestrado em astronomia abre todos os anos?

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
sim abre todos os anos supostamente. as cadeiras a que me refiro são em geral as de 3º ano e algumas de 2º

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
sim abre todos os anos supostamente. as cadeiras a que me refiro são em geral as de 3º ano e algumas de 2º
Olá, então consideras que o primeiro ano é relativamente mais fácil ou é necessária uma quantidade enorme de trabalho logo a partir do início do curso? (é claro que não estou à espera que o curso seja fácil, só quero ter uma noção)

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
é o mais fácil, não quer dizer que seja fácil. Tens de trabalhar para passar a todas as cadeiras ...

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
Olá, então consideras que o primeiro ano é relativamente mais fácil
Não ligues ao que o Marco Ramos disse, vais começar o curso logo a morrer, cheio de cenas para fazer e estudar e com zero tempo. Acho que é impossível passar a metade das cadeiras, é realmente um absurdo... O curso de Física é a maior armadilha que podes encontrar no ensino superior.
Completamente no gozo. Se fores para a FCUP, o 1º ano não é muito pesado, dão-te tempo para te adaptares; não querem entrar a matar pois sabem que se fizessem isso (como faziam há uns anos), muita gente desistia. Tens é de trabalhar, isso sim.

• Haha
  • Angry
Reactions: davis and Blasty

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
Não ligues ao que o Marco Ramos disse, vais começar o curso logo a morrer, cheio de cenas para fazer e estudar e com zero tempo. Acho que é impossível passar a metade das cadeiras, é realmente um absurdo... O curso de Física é a maior armadilha que podes encontrar no ensino superior.
Completamente no gozo. Se fores para a FCUP, o 1º ano não é muito pesado, dão-te tempo para te adaptares; não querem entrar a matar pois sabem que se fizessem isso (como faziam há uns anos), muita gente desistia. Tens é de trabalhar, isso sim.
Haha obrigado pela resposta. Já agora conseguem dizer-me mais ou menos como são os horários?

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Depois no segundo e no terceiro ano choram que até arrotam :)
Post automatically merged:

os horários dependem nunca são iguais

• Sad
Reactions: Creirwy

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
MEFT
Instituição
IST
os horários dependem nunca são iguais
Isto. Mas se for como este ano, no 1º semestre, deves ter 6ª feira livre e o resto dos dias com manhães e tardes ocupadas (à exceção de um, em que só tens de manhã, talvez)..