Física ou Engenharia

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
depende muito e tu deves saber bem disso

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Vocês têm tempo livre para sairem ou quem entra em física tem de ser 24/7 estudar?
24h, não... Tens de dormir no meio.
Só a III, Análise I e II não são, neste momento, propriamente cadeirões.
Análise II... deve ser a cadeira mais fácil do curso, honeslty.

Agora... o primeiro ano não é difícil. O pessoal que entrou este ano teve a vida mais facilitada do que nós a ALGA (álgebra), por exemplo. E para o próximo ano não vai passar o que nós passamos a Análise III, muito provavelmente. Já nós tivemos a vida facilitada a Análise I e a Análise II relativamente aos que entraram antes de nós. Porém, em Física (EF está contida em Física, a bem dizer é Física Aplicada), citando um professor (vocês sabem quem), "não há almoços grátis".
O que não morres hoje é o que morres amanhã.

A carga horária na FCUP ainda é bastante pesada, tendo em conta o trabalho que tem de ser feito fora das aulas.
Faltar a aulas para estudar é quase um must, às vezes. Isto, na minha opinião.

P.S.:Nesta altura, a faculdade parece o Walking Dead, desculpem se não conseguimos ser muito motivadores.

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
24h, não... Tens de dormir no meio.

Análise II... deve ser a cadeira mais fácil do curso, honeslty.

Agora... o primeiro ano não é difícil. O pessoal que entrou este ano teve a vida mais facilitada do que nós a ALGA (álgebra), por exemplo. E para o próximo ano não vai passar o que nós passamos a Análise III, muito provavelmente. Já nós tivemos a vida facilitada a Análise I e a Análise II relativamente aos que entraram antes de nós. Porém, em Física (EF está contida em Física, a bem dizer é Física Aplicada), citando um professor (vocês sabem quem), "não há almoços grátis".
O que não morres hoje é o que morres amanhã.

A carga horária na FCUP ainda é bastante pesada, tendo em conta o trabalho que tem de ser feito fora das aulas.
Faltar a aulas para estudar é quase um must, às vezes. Isto, na minha opinião.
Estou um pouco confuso... Primeiro dizes que o primeiro ano é fácil mas depois dizes que faltar às aulas para estudar é quase um must. Fico sem saber se o curso é assim tão desafiante.

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Estou um pouco confuso... Primeiro dizes que o primeiro ano é fácil mas depois dizes que faltar às aulas para estudar é quase um must. Fico sem saber se o curso é assim tão desafiante.
O primeiro ano não é fácil, mas também não é muito difícil. E ela só se referiu à facilidade das análises, não das outras cadeiras (Mecânica, por exemplo, é um bocado mais difícil...). Agora, relativamente ao faltar às aulas para estudar, acho que se referia mais aos anos a seguir (2o, 3o...)... aí podes ter a certeza que não vai haver facilidade xD O curso não é só o primeiro ano, como deves imaginar
Mensagem fundida automaticamente:

Lá porque o primeiro ano não é difícil, não quer dizer que não haja desafio. Vais encontrá-lo muito nas cadeiras de Física, e até mesmo em Análise I, que apesar de ser uma cadeira fácil de passar e ter até uma certa nota, tem sempre bastante desafio para chegar até um certo patamar (18, 19, 20...)

Última edição:

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Aquilo que eles falam de ser mais ou menos fácil uma cadeira para um ano ou outro, tem muito haver com os professores que dão a cadeira, e nada mais. Quanto a ser difícil ou não... Depende de ti, mas para te motivar(LOL), o meu ano (começou em 2015) começamos 35+5+1 (algo assim em relativo à 1ª fase, 2ªfase e 3ªfase), ou seja, começamos 41! Em princípio, vão acabar 4 alunos em tempo regular! Ou seja nos 5 anos de duração do curso. Há vários factores que levam a este número, e ter de te explicar isto por texto seria algo demorado.

• Fabulous
Reactions: Bruna Sofia Dias

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Fico sem saber se o curso é assim tão desafiante.
O facto de ser ou não desafiante não tem só a ver com o que acontece nas aulas. A maior parte das coisas que aprendi foram aprendidas em regime autodidata e/ou em discussões entre colegas. Não vai ser nas teóricas que vais aprender tudo, como no secundário. Vais ter mesmo de ir estudar para casa. Às vezes rende mais o estudo em casa do que algumas teóricas. É preciso conciliar, tens de ver o que é melhor para ti. Mas não conheço ninguém que nunca tenha faltado a uma aula.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
O facto de ser ou não desafiante não tem só a ver com o que acontece nas aulas. A maior parte das coisas que aprendi foram aprendidas em regime autodidata e/ou em discussões entre colegas. Não vai ser nas teóricas que vais aprender tudo, como no secundário. Vais ter mesmo de ir estudar para casa. Às vezes rende mais o estudo em casa do que algumas teóricas. É preciso conciliar, tens de ver o que é melhor para ti. Mas não conheço ninguém que nunca tenha faltado a uma aula.
Diz isso quando chegares ao nível de 3º e 4º ano ahahah :) A partir de certo nível se não fores às aulas fica complicado.

• Like
Reactions: Rafael.

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
A partir de certo nível se não fores às aulas fica complicado.
Em que sentido? Uma coisa é ter orientação e estar a par das coisas, outra muito diferente é realmente aprender com o que está a ser dito. Estou a pensar em teóricas de Analítica, por exemplo. As tps são outra história, acho que são fundamentais.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Eu tou a falar de cadeiras de por exemplo cadeiras de 4º ano em que o conteudo é tão avançado que por vezes a informação dada em aulas não existe em livros e apenas em artigos state of the art e nada mais... O que faz com que as aulas sejam indispensáveis

• Wow
Reactions: Blasty

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Eu tou a falar de cadeiras de por exemplo cadeiras de 4º ano em que o conteudo é tão avançado que por vezes a informação dada em aulas não existe em livros e apenas em artigos state of the art e nada mais... O que faz com que as aulas sejam indispensáveis
Ainda dizem que se faz física sendo antissocial. 🙃 Não tinha essa noção, obrigada pelo alerta.

Mariiaaa

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Eu estou no 12º ano e agora que se está a aproximar a altura das candidaturas começam a surgir as dúvidas em relação ao futuro. Eu sempre tive a certeza que queria alguma coisa relacionada com a física mais propriamente com astrofisica. Mas pelo que vejo a saída neste tipo de cursos é muito dificil por isso não seria melhor tirar uma engenharia por exemplo mecanica ou fisica? O curso de fisica pelo que dizem é tambem muito exigente e tenho medo de ao entrar nele apenas esteja a gastar dinheiro aos meus pais, quando poderia estar a tirar uma engenharia que mais tarde me iria dar mais garantias de um bom futuro. Desculpem o incomodo e se me pudessem ajudar agradecia muito xD
Alô! Neste momento estou exatamente no mesmo sitio que tu :p também estou a acabar o 12° e gostava de ir para astrofísica/astronomia, mas tenho medo de não conseguir emprego depois..
Tens algum update? Chegaste a alguma conclusão sobre a verdadeira empregabilidade do curso de fisica?
Só para saber ahahah

Matrícula
22 Maio 2019
Alô! Neste momento estou exatamente no mesmo sitio que tu :p também estou a acabar o 12° e gostava de ir para astrofísica/astronomia, mas tenho medo de não conseguir emprego depois..
Tens algum update? Chegaste a alguma conclusão sobre a verdadeira empregabilidade do curso de fisica?
Só para saber ahahah
Boas! Nem por isso ahah vou escolher o curso de Física só mesmo porque é a minha onda e opa devo conseguir arranjar emprego nem que seja fora do país xd acho que não me vale a pena ir para uma engenharia que me dará mais garantias de emprego mas que não seja aquilo que eu sempre quis e depois acabe arrependido para o resto da vida ahah
Se gostas mesmo de astrofísica go for it!!!!

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Só para saber ahahah
Boas! Nem por isso ahah vou escolher o curso de Física só mesmo porque é a minha onda e opa devo conseguir arranjar emprego nem que seja fora do país xd
Emprego arranjas sempre. Física abre-te imensas possibilidades, no que toca a mestrados que podes tirar, por exemplo. 😛 Não é à toa que no ano passado o governo não reduziu as vagas a cursos de Física no Porto e em Lisboa, como fez com outros cursos 🧐

• Haha
  • Like
Reactions: D_99 and Blasty
Matrícula
22 Maio 2019
Emprego arranjas sempre. Física abre-te imensas possibilidades, no que toca a mestrados que podes tirar, por exemplo. 😛 Não é à toa que no ano passado o governo não reduziu as vagas a cursos de Física no Porto e em Lisboa, como fez com outros cursos 🧐
Astronomia em Portugal costuma ter muita saída? Há uns tempos li umas coisas que em Portugal tinha pouca relevância :/

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Astronomia em Portugal costuma ter muita saída? Há uns tempos li umas coisas que em Portugal tinha pouca relevância :/
Trabalhar na área da Astronomia só em instituições como CAUP, CAAUL e afins. Não é muito fácil arranjar lugar nestes sítios, mas é possível, tens é de te destacar. [No entanto, é bastante provável que entres em Física com Astrofísica na mente e depois comeces a gostar mais de outras áreas, como Matéria Condensada, Física de Partículas, etc. Aliás, Astrofísica é apenas um ramo da Astronomia, e certamente haverá coisas relacionadas com o espaço mais interessantes do que aquilo que Astrofísica trata (Cosmologia, Gravitação Quântica... isto não são objetos de estudo da Astrofísica).]

Última edição:

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Quando dizes saída tens que ser mais especifico( neste caso tou a falar para quem pergunta por saídas) porque saídas são diferentes para quem acaba os estudos na licenciatura/mestrado/doutoramento... neste caso na área da física quanto mais alto o teu nível de ensino superior mais fácil fica encontrar trabalho na área. Já em relação a arranjar trabalho noutras áreas seja mais uniforme para os 3 casos.

.

D_99

Membro
Matrícula
15 Junho 2018
Curso
Física
Instituição
Universidade de Aveiro
Trabalhar na área da Astronomia só em instituições como CAUP, CAAUL e afins. Não é muito fácil arranjar lugar nestes sítios, mas é possível, tens é de te destacar. No entanto, é bastante provável que entres em Física com Astrofísica na mente e depois comeces a gostar mais de outras áreas, como Matéria Condensada, Física de Partículas, etc. Aliás, Astrofísica é apenas um ramo da Astronomia, e certamente haverá coisas relacionadas com o espaço mais interessantes do que aquilo que Astrofísica trata (Cosmologia, Gravitação Quântica... isto não são objetos de estudo da Astrofísica).
Temos que ressaltar que talvez a astrofísica que vocês têm em mente não é bem como imaginam xD. Astrofísica tem uma grande componente computacional, que é considerada teórica. Também gostava de dizer que, atualmente, sinto que Portugal está mais virado para nanotecnologias e física de partículas.

• Like
Reactions: Bruna Sofia Dias

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sim D_99, mas alguém que siga essa componente de astrofisica vai lidar normalmente com machine learning/Al no geral, ou seja, no fim do teu curso sais e tens emprego facilmente... não falta é empresas à procura de pessoa nessa área.

• Like
Reactions: D_99

D_99

Membro
Matrícula
15 Junho 2018
Curso
Física
Instituição
Universidade de Aveiro
Sim D_99, mas alguém que siga essa componente de astrofisica vai lidar normalmente com machine learning/Al no geral, ou seja, no fim do teu curso sais e tens emprego facilmente... não falta é empresas à procura de pessoa nessa área.
Sim exatamente, estava a referir-me à área em particular.