Física ou Engenharia

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Disse em cima ... muitos dos que seguem esse mestrado hoje em dia acabam por seguir as áreas que referi em cima que estão com muita procura no mercado de trabalho hoje em dia.

Guilherme Martins

Membro Veterano
Matrícula
10 Abril 2017
Boa tarde a todos!! Eu estou com algum interesse em seguir Engenharia Física da UM, muito por causa do percurso de "Física da Informação" de Mestrado que permite seguir a área da computação quântica, mas também porque gosto bastante de Matemática, de Física (adorei imenso a física do 12º) e de Informática. Eu sei que o curso vai ser "puxado" e exigente, mas estou disposto a tal (mas o meu maior receio são as cadeiras de eletrónica, pois não tenho muita prática dentro do assunto).
O que gostaria de saber era se as pessoas que finalizam o mestrado de "Física da Informação" encontram emprego com maior ou menor facilidade em Portugal (ou no estrangeiro) OU a computação quântica não está assim tão desenvolvida a ponto de a empregabilidade ser reduzida e ser mais aconselhável, para as pessoas que gostam de informática (como eu), seguirem Engenharia Informática para conseguirem emprego na área?

A informação que encontro é principalmente em notícias, sem grandes referências à empregabilidade e o que é de esperar que um engenheiro físico nessa área possa fazer no final do curso. Por isso é que preciso da vossa ajuda!

Obrigado pela vossa atenção e disponibilidade!
(desculpem pelo testamento 😅 )

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
O teu receio não é necessário pois cadeiras de electrónico vais ter de certeza uma introdutória e depois é que avanças no grau de dificuldade, visto que não é uma área que é dada no secundário eles não supõem que já sabes as bases como em matemática e física.
Não conheço ninguém do Minho que te consigo dar essas informações, mas tal como os outros de eng.física em Portugal não deve haver problemas em arranjar emprego. No caso dessa vertente então, na minha opinião não deves ter problema em arranjar emprego pois mesmo que não arranjes algo mesmo na tua área de especialização facilmente adaptaste a algo na via empresarial, visto que sais do curso com boas bases de física, matemática e programação.

• Like
Reactions: Guilherme Martins