Física vs Engenharia Física

Miguel Salteiro

Membro Caloiro
Matrícula
28 Março 2015
Boas!
Acabo o secundário este ano e gostaria de saber quais as saídas profissionais dos cursos, sei que é possível dar aulas, mas para além disso nada... Estou interessado nos cursos, principalmente física, por causa da mecânica quântica e mesmo não sabendo o que gostaria de fazer mais tarde gostava de ter algumas cadeiras sobre o assunto!
Desde já obrigado.

Boa tarde,
Eu nunca tive dúvidas sobre o que seguir, eu gosto de física e é física que quero tirar, e, na procura de cursos, acabei com dois por escolher: Física e Engenharia Física. Gostaria de saber a diferença dos dois em relação a:
-Plano de Estudos;
-Empregabilidade.
Nota: Estive a ler os cursos no site da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e eles dão uma ideia de que a engenharia física está mais relacionada com a Óptica (coisa que não é muito apelativa a mim) mas apenas contém uma cadeira do mesmo, por isso encontro-me um pouco confusa.

Em primeiro lugar, eu vou aplicar para Física no Porto, e essa foi uma pergunta que eu também fiz, só que no meu caso eu tive duvidas até perceber que Física era a minha casa.

Engenharia Física:
Como "Engenharia" indica, é algo de mais prático, trabalham com tecnologia de ponta em otica, nanotecnologia, criogenia, materias, etc embora o grande enfoque de mestrado seja mesmo a ótica e a física térmica. Podes ver aqui as informações disponibilizadas pela FCUP: http://sigarra.up.pt/fcup/pt/cur_ge...igem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=MI&pv_curso_id=890

Em suma é algo de, maioritariamente, aplicado à industria de ponta, tecnologia de ponta, embora claro que tenha investigação.

Física:
É algo mais teórico, a licenciatura tem enfoque nas várias áreas da física de forma equilibrada (Mecânica Clássica, Mecânica Quântica, Termodinâmica, Electromagnetismo, Relatividade) embora no Porto penso que só tenhamos uma cadeira de Mecânica Quântica e seja no final da licenciatura. Um mestrado em física será uma procura de aprofundamento dos conhecimentos a caminhar para Astronomia, Astrofísica, Física Teórica, Física Aplicada, Física Tecnológica ou Nanotecnologias e Matemáticas. Informações da FCUP:

Licenciatura: http://sigarra.up.pt/fcup/pt/cur_ge...rigem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=L&pv_curso_id=888

Mestrado: http://sigarra.up.pt/fcup/pt/cur_ge...rigem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=M&pv_curso_id=893

O caminho da Física é maioritariamente no ramo da Investigação e Educação, formação de "cientistas" e "professores", pois poucos conhecimentos práticos para a economia terá, excetuando as fantásticas aplicações possíveis da Física na previsão das flutuações das bolsas de valores, pelo que sei alguns bancos recrutam gente com conhecimentos para esta área.

Estou na mesma situação. Eu queria seguir Física na UL, porque no segundo ano posso seguir um ramo de astrofísica e astronomia, mas toda gente diz que por ser um curso muito teórico não terei muitas oportunidades de emprego, e para investigação só "ficam" os melhores. Optei por colocar na primeira opção na candidatura Engenharia Física na FCT-UNL, porque estudo também física e terei mais emprego no futuro, mas eu sinto que não é bem isso que eu quero :/

• Like
Reactions: Pedro Goncalves
Estou na mesma situação. Eu queria seguir Física na UL, porque no segundo ano posso seguir um ramo de astrofísica e astronomia, mas toda gente diz que por ser um curso muito teórico não terei muitas oportunidades de emprego, e para investigação só "ficam" os melhores. Optei por colocar na primeira opção na candidatura Engenharia Física na FCT-UNL, porque estudo também física e terei mais emprego no futuro, mas eu sinto que não é bem isso que eu quero :/

Eu estive no último ano em química, mas vou este ano para física. Não escolhi logo física porque muita gente me dizia que não ia ter emprego. A verdade é que se vais para um curso só porque "tem mais saídas" acabas por te fartar, pois não estás a fazer aquilo que realmente gostas...

Quanto à dúvida física vs eng. física: também tive essa dúvida por muito tempo, e sim, física é mais teórico, mas tens mestrados em física experimental e tens cadeiras de laboratório... Basicamente está tudo no post do Cláudio aí em cima ^^ ;)

Acredita, nem sempre é bom irmos para uma área só porque há mais emprego... Física e eng. física têm muitas parecenças mas também há muitas diferenças e aconselho-te mesmo a veres as cadeiras de cada curso :)

Espero ter ajudado! :)

Eu estive no último ano em química, mas vou este ano para física. Não escolhi logo física porque muita gente me dizia que não ia ter emprego. A verdade é que se vais para um curso só porque "tem mais saídas" acabas por te fartar, pois não estás a fazer aquilo que realmente gostas...

Quanto à dúvida física vs eng. física: também tive essa dúvida por muito tempo, e sim, física é mais teórico, mas tens mestrados em física experimental e tens cadeiras de laboratório... Basicamente está tudo no post do Cláudio aí em cima ^^ ;)

Acredita, nem sempre é bom irmos para uma área só porque há mais emprego... Física e eng. física têm muitas parecenças mas também há muitas diferenças e aconselho-te mesmo a veres as cadeiras de cada curso :)

Espero ter ajudado! :)

Olá Ana. Obrigado pela ajuda.
Já tive a comparar as cadeiras de ambos os cursos, e de facto têm as suas semelhanças e diferenças. Vou tentar seguir Engenharia Física porque os meus pais querem que eu siga um curso que me dê boas oportunidades de emprego, e porque também a FCT-UNL fica a 5 minutos da minha casa (a pé!). Mas se entretanto achar que aquele curso não é o que eu quero, tento mudar para Física na FCUL. Achas que é possível? Fazer transferência de curso e de universidade e ter equivalência a algumas cadeiras?

Olá Ana. Obrigado pela ajuda.
Já tive a comparar as cadeiras de ambos os cursos, e de facto têm as suas semelhanças e diferenças. Vou tentar seguir Engenharia Física porque os meus pais querem que eu siga um curso que me dê boas oportunidades de emprego, e porque também a FCT-UNL fica a 5 minutos da minha casa (a pé!). Mas se entretanto achar que aquele curso não é o que eu quero, tento mudar para Física na FCUL. Achas que é possível? Fazer transferência de curso e de universidade e ter equivalência a algumas cadeiras?

Eu vou mudar de química para física por mudança de curso e teria uma equivalência. Mas há uma coisa a ter em atenção... As equivalências, no caso em que as cadeiras não são exatamente iguais (por exemplo, matemática I e cálculo infinitesimal I + algebra lineal e geomentria analítica) é o diretor de curso que decide se tens equivalência ou não (pelo menos é a informação que tenho). No caso de física com engenharia física provavelmente o q iria acontecer era diretamente para o segundo ano e ficares só com 1 ou no máximo 2 cadeiras por fazer (digo eu).

Eu vou mudar de química para física por mudança de curso e teria uma equivalência. Mas há uma coisa a ter em atenção... As equivalências, no caso em que as cadeiras não são exatamente iguais (por exemplo, matemática I e cálculo infinitesimal I + algebra lineal e geomentria analítica) é o diretor de curso que decide se tens equivalência ou não (pelo menos é a informação que tenho). No caso de física com engenharia física provavelmente o q iria acontecer era diretamente para o segundo ano e ficares só com 1 ou no máximo 2 cadeiras por fazer (digo eu).

Estive a verificar, e no primeiro ano fico com duas cadeiras por fazer (caso me dêem equivalência). O primeiro semestre é muito semelhante, mas o segundo é super diferente.. Outro problema é o facto de ter que andar de transportes durante mais ou menos uma hora para Lisboa, enquanto a FCT-UNL fica muito perto de mim.. No fundo acho que estou a desperdiçar uma óptima oportunidade :P

Eu moro a 10min a pé da maioria das universidades da UP no entanto decidi ir para fisica... e andar 1h e meia para cada lado todos os dias!! É questao de fazeres o que gostas. Pelo menos aqui na UP engenharia fisica e fisica, ou muito me engano, ou teem o 1º ano igual, mas... engenharia fisica é muita otica, ondas, materiais e fisica termica... A nivel de superconduçao, superfluidos, plasmas e afins deve ser quite interesting.

Quando alguma de voces me conseguir explicar porque é que se levarmos um iman ao quase zero absoluto ele atrai e repulsa polos opostos, agradeço que me escrevam alguma coisinha...

Estive a verificar, e no primeiro ano fico com duas cadeiras por fazer (caso me dêem equivalência). O primeiro semestre é muito semelhante, mas o segundo é super diferente.. Outro problema é o facto de ter que andar de transportes durante mais ou menos uma hora para Lisboa, enquanto a FCT-UNL fica muito perto de mim.. No fundo acho que estou a desperdiçar uma óptima oportunidade :p

A única coisa que te posso dizer é: a escolha é tua ;) 2 cadeiras não é nada, o que tiver que acontecer, acontece :p

Eu moro a 10min a pé da maioria das universidades da UP no entanto decidi ir para fisica... e andar 1h e meia para cada lado todos os dias!! É questao de fazeres o que gostas. Pelo menos aqui na UP engenharia fisica e fisica, ou muito me engano, ou teem o 1º ano igual, mas... engenharia fisica é muita otica, ondas, materiais e fisica termica... A nivel de superconduçao, superfluidos, plasmas e afins deve ser quite interesting.

Quando alguma de voces me conseguir explicar porque é que se levarmos um iman ao quase zero absoluto ele atrai e repulsa polos opostos, agradeço que me escrevam alguma coisinha...

Há um prof na FEUP, o sr. Jaime Villate, que é capaz de conseguir ajudar.te nessa questão :p

Fizes-te uma óptima escolha :) estou no 3 ano de engenharia física e estou a adorar! É um curso muito dinâmico! Qual a médica que te candidatas-te? :)

Desculpa a questão, mas porque não gostaste de Química? :o

Fizes-te uma óptima escolha :) estou no 3 ano de engenharia física e estou a adorar! É um curso muito dinâmico! Qual a médica que te candidatas-te? :)

Em qual faculdade estás? Ainda estou a pensar se deixo ficar assim, ou se altero para Física. Que áreas estudam mais em Eng Física?
Candidatei-me com 13,1 na FCT-UNL.

Olá!

Em princípio vou para o curso de física da FCUL (16/17) de modo a seguir astronomia.
No entanto, tenho dúvidas relativamente às diferenças entre engenharia física e física...

Tendo em conta que tenciono seguir astronomia não me compensa seguir engenharia? Se fizer o MEFT no IST, posso fazer um doutoramento em astronomia?

É apesar de gostar mais do curso e do plano de estudos de física, gosto bastante mais do IST e do ambiente do MEFT do que da FCUL.

Alguém me consegue esclarecer um pouco? :/

Última edição:
Física e engenharia física vê a minha resposta, no início do tópico. Astronomia basea-se em estudos de ondas, otica e termica e não tanto em fisica moderna, e penso que a nível de relatividade tens a mesma base em mecânica por isso, engenharia física deverá ser uma melhor opção, desde que escolhas formação minor em astronomia e que tentes seguida em mestrado...

Física e engenharia física vê a minha resposta, no início do tópico. Astronomia basea-se em estudos de ondas, otica e termica e não tanto em fisica moderna, e penso que a nível de relatividade tens a mesma base em mecânica por isso, engenharia física deverá ser uma melhor opção, desde que escolhas formação minor em astronomia e que tentes seguida em mestrado...

Muito obrigada pela resposta e pelo conselho! :)

Não é bem assim... MIEF não tem tantas cadeiras de opção como LF...