Física vs Engenharia Física

Não é bem assim... MIEF não tem tantas cadeiras de opção como LF...

Exacto... É por aí que passa a minha dúvida. Em LF posso-me especializar em Astronomia desde o 2º ano de licenciatura, enquanto que em MEFT, só a partir do 1º ano de mestrado. Parece-me mais vantajoso ter esses 2 anos de Astronomia, não?

Sim, desculpa, pensava que havia uma licenciatura orientada para engenharia física. Sim, física é o caminho, física é vida, física é tudo de bom.

Juro que não entendo o teu tom e adorava que me esclarecesses... O que é que quiseste realmente dizer com tudo o que disseste até agora?

Ele é só um totó que quer virar físico, não ligues xD

Quanto à questão LF ou MEFT, a minha resposta é a seguinte: tu que queres realmente seguir o caminho da Astronomia não achas mais vantajoso uma licenciatura em Física com formação complementar em Astronomia seguida de um mestrado em Astronomia e, se assim o desejares, um doutoramento? Honestly, para quê perder tempo com cadeiras que poderão vir a "dar jeito" quando podes ter as cadeiras que realmente te fazem falta? Não sei se sabes, mas depois vais ter a possibilidade de escolher qualquer cadeira da faculdade num ano qualquer (pelo menos na fcup funciona assim) e aí poderás escolher cadeiras de MEFT que achares importantes :)
MEFT ou MIEF não é o melhor caminho para quem é totalmente apaixonado por Astronomia.

Espero ter ajudado ;)

@Armdco só mais uma coisa:
Andei a investigar e parece-me que a Universidade do Porto é talvez a única com mestrado em astronomia... Presumo que sejas de Lisboa ou arredores... Aconselho-te a ver bem os planos de estudo de LF e MEFT e dares uma vista de olhos pelos mestrados disponíveis aí pelo sul caso não queiras vir para o norte estudar daqui a 4 aninhos... Ainda assim, 4 anos é muito tempo, aproveita o ano que vêm aí para pensar nisso :)

Esquece tudo o que eu te disse e ouve a menina Ana, que ela sabe mais do que eu neste assunto, PELO MENOS :P (não lhe digas é que isso também se deve aplicar a quase tudo).

E, "virar físico"? sinceramente... então a menina não sabe que isto nasce-se? ou se é ou não se é, agora, virar físico, sinceramente...

Juro que não entendo o teu tom e adorava que me esclarecesses... O que é que quiseste realmente dizer com tudo o que disseste até agora?
Não jures que quem mais jura mais mente...

"- A instruçãozinha é necessária, disse ele. Você não acha, Vilaça? Que V. Ex.ª, Sr. Afonso da Maia, tem visto mais mundo do que eu... Mas enfim a instruçãozinha..."

Mas, enfim, a fisicazinha...

• Like
Reactions: pedro_358
Não jures que quem mais jura mais mente...

"- A instruçãozinha é necessária, disse ele. Você não acha, Vilaça? Que V. Ex.ª, Sr. Afonso da Maia, tem visto mais mundo do que eu... Mas enfim a instruçãozinha..."

Mas, enfim, a fisicazinha...

Deves querer que as pessoas comecem também a citar coisas de livros, como por exemplo 50 sobras de Grey... Deixemo-nos de livros e livrinhos e vamos ao que importa, que é ajudar caloirinhos :3

• Like
Reactions: pedro teixeira2
Ai 50 sombras... O livro mais bem escrito de sempre... Clichê como tudo!!
Tens razão, ajudar os mais necessitados que o Eçinha já teve muita atenção na morte.

• Like
Reactions: Armdco
@Armdco só mais uma coisa:
Andei a investigar e parece-me que a Universidade do Porto é talvez a única com mestrado em astronomia... Presumo que sejas de Lisboa ou arredores... Aconselho-te a ver bem os planos de estudo de LF e MEFT e dares uma vista de olhos pelos mestrados disponíveis aí pelo sul caso não queiras vir para o norte estudar daqui a 4 aninhos... Ainda assim, 4 anos é muito tempo, aproveita o ano que vêm aí para pensar nisso :)

Sim, sou de Lisboa. Em Lisboa podemos fazer um mestrado em Física - Astronomia e Cosmologia. Mas não me importava minimamente se tivesses de ir estudar para o Porto :)
E muito obrigada pelos teus conselhos.
O que sempre tive em mente foi o curso de Astronomia na FCUP mas encerrou à dois anos e por isso acabei por me "contentar" com o curso de Física. Apenas estou um pouco na dúvida entre o MEFT e a LF por estar na dúvida entre a FCUL e o IST, não realmente o curso, percebes? Talvez por desde pequena pensar que ia para a FCUP fico de pé atrás com a FCUL, não sei...

• Like
Reactions: AnaCM
Sim, sou de Lisboa. Em Lisboa podemos fazer um mestrado em Física - Astronomia e Cosmologia. Mas não me importava minimamente se tivesses de ir estudar para o Porto :)
O que sempre tive em mente foi o curso de Astronomia na FCUP mas encerrou à dois anos e por isso acabei por me "contentar" com o curso de Física. Apenas estou um pouco na dúvida entre o MEFT e a LF por estar na dúvida entre a FCUL e o IST, não realmente o curso, percebes? Talvez por desde pequena pensar que ia para a FCUP fico de pé atrás com a FCUL, não sei...
Vens para aqui que a gente quer-te!!

• Like
Reactions: Armdco and AnaCM

Resumidamente, o MF com especialização em astronomia e cosmologia parece-me uma forma de darem a volta ao facto de não terem um MA... xD no total, parece-me muito vago em relação à astronomia (no entanto, é a minha opinião e podem existir pessoas a não pensar da mesma forma). Mas muuuiiiitooo sinceramente, tens muito tempo para pensar :p
Foi uma pena o curso de Astronomia ter fechado, mas acontece que alguns dos poucos que iam para aquele curso acabavam por mudar ao fim de 1 ou 2 anos... Conheci 2 pessoas que estiveram em astronomia e que fizeram o 1º ano de química comigo xD

Não te "contentes" com a física :p ela é muito lindaaa :D e vais ter sempre a astronomia a passear-se pelo curso de física!

Agora uma questão: o que é que gostas mais no ambiente do IST que te faça pensar duas vezes em ir ou não para a FCUL?

Agora uma questão: o que é que gostas mais no ambiente do IST que te faça pensar duas vezes em ir ou não para a FCUL?

Já visitei ambas as faculdades e de ambas as vezes fui melhor recebida no IST. Os professores conversavam connosco, as infraestuturas eram mais agradáveis, e os alunos eram mais calorosos (isto em eventos para candidatos).
O ambiente estudantil parece-me ser maior no IST; clubes, eventos, tuna, teatro. A presença nas redes sociais (e sim, isso conta hoje em dia) é bastante maior por parte do IST do que da FCUL.

Talvez esteja a olhar para os locais errados, a pensar nos critérios menos importantes ou talvez esteja na altura de fazer uma outra visita à FCUL!

• Like
Já visitei ambas as faculdades e de ambas as vezes fui melhor recebida no IST. Os professores conversavam connosco, as infraestuturas eram mais agradáveis, e os alunos eram mais calorosos (isto em eventos para candidatos).
O ambiente estudantil parece-me ser maior no IST; clubes, eventos, tuna, teatro. A presença nas redes sociais (e sim, isso conta hoje em dia) é bastante maior por parte do IST do que da FCUL.

Talvez esteja a olhar para os locais errados, a pensar nos critérios menos importantes ou talvez esteja na altura de fazer uma outra visita à FCUL!

O ideal era mesmo falares com alguém do IST e da FCUL e pedires informações em termos de professores que, na minha opinião, são a parte mais importante :)

• Like
O ideal era mesmo falares com alguém do IST e da FCUL e pedires informações em termos de professores que, na minha opinião, são a parte mais importante :)

Tens razão! Obrigada :)

• Like
Boas!

Como devem perceber, sou um membro novo no fórum, já há algum tempo que aqui venho consultar diferentes tópicos mas nunca me tinha chegado a registar e, como tal, decidi fazê-lo hoje!

Bem, passando ao assunto principal: eu tenho 17 anos, vou em Setembro começar o 12º ano e desde o 6º ou 7º ano que sempre gostei bastante de Física. Inicialmente, a minha ideia sempre foi concorrer para Eng. Aeroespacial no IST mas, ao acabar o 10º ano, vi que a minha média (neste momento é 17,33) não seria suficiente (por umas décimas) e decidi repensar qual o curso para o qual eu gostava de concorrer. Foi então, em Março deste ano que me decidi por Engenharia Física.
Bem, entre Física e Engenharia Física, eu preferiria optar por Física, mas pelo que vi e pelo que me é dito, este curso em Portugal é mais orientado para o ensino nas escolas do que para a investigação e a empregabilidade seria melhor em Eng. Física. Não sei se há alguém aqui no fórum como eu, mas eu sempre tive um "bichinho" pela Astronomia e pela Astrofísica (blackholes ftw) , e gostava de poder, posteriormente, vir a tirar um Mestrado ou um Doutoramento nesta área.
Na vossa opinião de "experts", uma vez que já vi que até há bastantes membros que estão a tirar/tiraram cursos na área de Física/Eng. Física, qual dos cursos acham que seria a melhor escolha para poder posteriormente entrar nesta área? Acham que me compensa tirar um MIEF (já vi que na FCUL que será, em princípio, a universidade para que me canditarei, tem no final do curso a possibilidade de escolher uma cadeira de Astronomia e Astrofísica) ou acham que deveria optar por Física?

Espero não vos ter aborrecido muito e obrigado desde já a quem dedique algum do seu tempo a tentar ajudar-me :smiley:

• Like
Bem, entre Física e Engenharia Física, eu preferiria optar por Física, mas pelo que vi e pelo que me é dito, este curso em Portugal é mais orientado para o ensino nas escolas do que para a investigação e a empregabilidade seria melhor em Eng. Física. Não sei se há alguém aqui no fórum como eu, mas eu sempre tive um "bichinho" pela Astronomia e pela Astrofísica (blackholes ftw) , e gostava de poder, posteriormente, vir a tirar um Mestrado ou um Doutoramento nesta área.
Na vossa opinião de "experts", uma vez que já vi que até há bastantes membros que estão a tirar/tiraram cursos na área de Física/Eng. Física, qual dos cursos acham que seria a melhor escolha para poder posteriormente entrar nesta área? Acham que me compensa tirar um MIEF (já vi que na FCUL que será, em princípio, a universidade para que me canditarei, tem no final do curso a possibilidade de escolher uma cadeira de Astronomia e Astrofísica) ou acham que deveria optar por Física?

Parece-me que estamos na mesma situação, como já deves ter lido :p

Vejo mais vantagens no curso da FCUL por oferecer desde o início cadeiras de Astronomia, ou seja, por poder, desde cedo, focar-me na Astronomia.
Em Eng. Física isso já não acontece tão facilmente. No IST (Mestrado Integrado de Eng. Física), tens cadeiras de física e de engenharia e aquando do Mestrado podes escolher entre vários ramos - um dos quais a Astronomia.