Física vs Engenharia Física

Correção: "Teoricamente não formados, quer em engenharia física, quer em física, desempregados..." - Porque um formado nestas áreas está habilitado a fazer qualquer coisa, é um certificado a dizer "Sou capaz, aprendo depressa, desenrasco-me de qualquer maneira... E tenho uma cultura geral em Física" (sim, a licenciatura só te dá um grãozinho de sal, acho que uma vida não bastaria para saber tudo o que a área Física abrange)
Enquanto que um formado numa outra engenharia é mais "Sei isto, sei fazer aquilo e sei trabalhar com estas ferramentas e este conhecimento". Tem diferenças, um Engenheiro sabe o que esta preparado para fazer, a sociedade sabe o que ele é, um Físico é um pouco de tudo e nada em especifico... Deve ser o curso mais próximo de um conhecimento e pensamento holístico.

É como eu penso. Somos muito diferentes aqui, mas nota-se que metade das pessoas tem uma forma de ver o mundo e receber informação do mundo muito semelhante. É o conhecimento pelo conhecimento. Porque esta prova matemática é gira, porque imaginar este sistema físico e tentar descrever aquele movimento é fun, porque falar de teoria de grupos aplicada a cubos de Rubik é conversa light de hora de almoço! E não são só os "geniozinhos" que tem estas conversas. Qualquer um discute qualquer tema. Isto é a forma de estar predominante aqui. E se for a forma de estar na vida que idealizas, a companhia que idealizas, Física é o teu lugar. Mas se não for, talvez Física seja o teu lugar também! Não somos todos iguais :p

Em suma, não se faz física sem paixão. Há aulas e professores que me conseguem por um sorriso estúpido na cara, mesmo que não tenha percebido

Ola, sou um aluno do 12 ano de ciencias e tecnologias e com a fase de inscriçoes aí á porta ainda nao sei bem o que deva escolher. estou especialmente inclinado para um curso do ramo da fisica porque gosto bastante e tive uma boa experiencia com um projeto de fisica que participei neste ano, o projeto quark. De qualquer das formas estou especialmente inclinado para Fisica na Fcup ou engenharia fisica na fcup tambem. Gostaria que me exclarecessem acerca das diferenças deste cursos, qual deles tem mais valias, qual nos prepara melhor. acho que neste momento estou mais inclinado para engenharia fisica porque eu gosto um pouco mais da componente pratica e tendo o nome de engenharia suponho que a componente pratica seja mais extensa, mas seria bom que me desmentissem acerca disto porque sao coisas que nao tenho a certeza. Outra coisa que me intrigou foi as cadeira da licenciatura em fisica e do mestrado em fisica serem praticamente as mesmas, como é que podem ser cursos diferentes se as cadeiras sao iguais, existe alguma abordagem diferente das cadeiras? Uma outra duvida que me acompanha é se escolher o mestrado integrado em engenharia fisica depois do terceiro ano vou ter oportunidade de escolher a minha especializaçao, ou sendo mestrado integrado sou sujeito a lecionar o que me propoem. Por último uma outra duvida é a diferença do mestrado em engenharia fisica e tecnologica no ist e o mestrado na fcup, o facto das medias em lisboa serem muito maiores é só pela procura tendo em conta a posiçao geografica ou o curso prepara melhor os alunos efetivamente, até porque eu sendo aluno com uma media muito boa ainda mantenho a possibilidade de ir para o ist caso o ensino seja melhor, embora seja muito longe da minha casa que é no distrito do porto.
obrigado pela atençao

Ola, sou um aluno do 12 ano de ciencias e tecnologias e com a fase de inscriçoes aí á porta ainda nao sei bem o que deva escolher. estou especialmente inclinado para um curso do ramo da fisica porque gosto bastante e tive uma boa experiencia com um projeto de fisica que participei neste ano, o projeto quark. De qualquer das formas estou especialmente inclinado para Fisica na Fcup ou engenharia fisica na fcup tambem. Gostaria que me exclarecessem acerca das diferenças deste cursos, qual deles tem mais valias, qual nos prepara melhor. acho que neste momento estou mais inclinado para engenharia fisica porque eu gosto um pouco mais da componente pratica e tendo o nome de engenharia suponho que a componente pratica seja mais extensa, mas seria bom que me desmentissem acerca disto porque sao coisas que nao tenho a certeza. Outra coisa que me intrigou foi as cadeira da licenciatura em fisica e do mestrado em fisica serem praticamente as mesmas, como é que podem ser cursos diferentes se as cadeiras sao iguais, existe alguma abordagem diferente das cadeiras? Uma outra duvida que me acompanha é se escolher o mestrado integrado em engenharia fisica depois do terceiro ano vou ter oportunidade de escolher a minha especializaçao, ou sendo mestrado integrado sou sujeito a lecionar o que me propoem. Por último uma outra duvida é a diferença do mestrado em engenharia fisica e tecnologica no ist e o mestrado na fcup, o facto das medias em lisboa serem muito maiores é só pela procura tendo em conta a posiçao geografica ou o curso prepara melhor os alunos efetivamente, até porque eu sendo aluno com uma media muito boa ainda mantenho a possibilidade de ir para o ist caso o ensino seja melhor, embora seja muito longe da minha casa que é no distrito do porto.
obrigado pela atençao

Engenharia física é mais abrangente e é melhor se não tiveres a certeza do que queres fazer no futuro. A licenciatura e o o mestrado não são iguais, não percebo bem o que queres dizer (os mestrados integrados incluem a licenciatura, se for essa a duvida). Não sei bem como funcionam os mestrados de física no Porto mas nunca estás obrigado a fazer o mestrado no mestrado integrado podes fazer só os 3 primeiros anos (ficas com a licnciatura) e depois podes fazer outro mestrado.

A principal diferença entre a física no IST e nos outros sítios é a média de entrada. O que acontece é isto:
Maior média>> alunos com maior capacidade>> os professores ficam mais exigentes>> melhora a preparação que dá>> Aumenta a média de entrada

• Like
Reactions: Cláudio Macieira
obrigado pela atençao

Falando como ex caloiro de Física da FCUP.

Na parte do IST a Inês está certa ao dizer
A principal diferença entre a física no IST e nos outros sítios é a média de entrada. O que acontece é isto:
Maior média>> alunos com maior capacidade>> os professores ficam mais exigentes>> melhora a preparação que dá>> Aumenta a média de entrada

Mas eu iria mais longe.

O IST, por uma montanha de motivos previsíveis e dedutíveis, tem mais financiamento e mais e melhores equipamentos tecnológicos, de uma forma geral (embora tenha ideia de na FCUP termos uma sala limpa mais evoluída). Isto permite que em mestrado tenhas muitas mais cadeiras para escolher e especializações possíveis... Posso exemplificar com o Reator Nuclear de Investigação.

A licenciatura em Física permite-te moldares a tua formação a teu gosto; isto faz-se através da escolha de um minor (um conjunto pré-estabelecido de cadeiras [biologia, geologia, computação, matemática, física, etc] que complementam a estrutura de cadeiras obrigatórias da licenciatura em física e um conjunto de créditos opcionais. Escolhes as cadeiras que queres dentro da FCUP ou da UP.

Escolhendo MI:EF e ficando lá no mestrado penso que nao tens nenhuma opcional. Estás atado ao que a faculdade predefiniu. Mas como disse a Inês, podes fazer mestrado noutro lado e tens um grau equivalente a uma licenciatura.

Olá a todos!

Vou concorrer na segunda fase a física ou eng.fisica. Definitivamente que quero algo relacionado com física mas tenho considerado eng.fisica também, por ser, talvez algo mais completo e um formação 'mais solida'. Alguém com alguma experiência poderia referir algumas vantagens de seguir eng. física em detrimento de física?

Obrigado! :)

Boas! Eu concorri na 1ª fase para Engenharia Física e Física na FCUL como 1ª e 2ª opções, respetivamente. Segundo o que me foi dito, em Engenharia Física acabas por ficar com uma formação mais completa, pois tens as bases teóricas da Física, mas depois acabas por as aplicar às novas tecnologias (satélites, telescópios, microscópios, robots, etc etc etc), daí ser uma Engenharia (que muitos dizem aproximar-se à Eng. Eletrotécnica, por isso tens uma formação mais abrangente). Quanto a Física apenas, acaba por ser um curso mais teórico e virado para a investigação ou o ensino, mas que, tal como também a Engenharia Física, podes enventualmente até trabalhar em Gestão ou Consultadoria em empresas. Alguma coisa manda mp, abraço!

Olá a todos!

Vou concorrer na segunda fase a física ou eng.fisica. Definitivamente que quero algo relacionado com física mas tenho considerado eng.fisica também, por ser, talvez algo mais completo e um formação 'mais solida'. Alguém com alguma experiência poderia referir algumas vantagens de seguir eng. física em detrimento de física?

Obrigado! :)

De mim terás apenas o desenho completo.

Vantagens de Engenharia Física:
Entras na ordem dos Engenheiros;
É mais prático;
Tens um plano de estudos rígido e pré-definido pode implicar melhores horários;
Também tens formação muito teórica;
Só estás desempregado se quiseres.

Vantagens de Física:
Tens um plano de estudos flexível (escolhes muitas das tuas cadeiras);
É mais teórico;
Também tens formação laboratorial (na FCUP mais que nas outras pelo que sei)
Como disse um Professor meu, é um certificado de que tens 2 dedos de testa.

Na FCUP, os de Física e de Engenharia Física têm os 2 primeiros anos iguais, tendo aulas juntos (pelo menos no atual plano de estudos, vai entrar em vigor um novo, talvez em 2017-2018, mas isso não deve mudar muito.

Boas! Eu concorri na 1ª fase para Engenharia Física e Física na FCUL como 1ª e 2ª opções, respetivamente. Segundo o que me foi dito, em Engenharia Física acabas por ficar com uma formação mais completa, pois tens as bases teóricas da Física, mas depois acabas por as aplicar às novas tecnologias (satélites, telescópios, microscópios, robots, etc etc etc), daí ser uma Engenharia (que muitos dizem aproximar-se à Eng. Eletrotécnica, por isso tens uma formação mais abrangente). Quanto a Física apenas, acaba por ser um curso mais teórico e virado para a investigação ou o ensino, mas que, tal como também a Engenharia Física, podes eventualmente até trabalhar em Gestão ou Consultadoria em empresas. Alguma coisa manda mp, abraço!

Isso não é bem verdade... A Engenharia Física tem por grande base a... Física!! Penso que estás a tentar comparar uma licenciatura com um mestrado integrado... Claro que Engenharia Física é mais completa... São 5 anos! Física são só 3! Agora, se pensares em termos de mestrado também, apercebes-te que Física permite-te fazer mestrado em qualquer Engenharia, Matemática, Economia ou Gestão, Física e... Engenharia Física...

Ao escolheres Engenharia Física estás a dizer: 1) Quero estudar Física; 2) Quero uma vertente de Engenharia; 3) Quero um Mestrado Integrado.

Na FCUP, os de Física e de Engenharia Física têm os 2 primeiros anos iguais, tendo aulas juntos (pelo menos no atual plano de estudos, vai entrar em vigor um novo, talvez em 2017-2018, mas isso não deve mudar muito.

Sabes mais ou menos que mudanças serão feitas?

Só sei falar do novo programa de estudos de Física, embora induza que seja igual para as cadeiras comuns de Engenharia Física.

1) A base do curso passa a ser de 3 créditos em vez de 2,5;
Ou seja, as cadeiras terão 3, 6 ou 9 créditos (acho que nenhuma terá 12).

2) Reorganizaram as matérias de modo a não se repetirem assuntos em diferentes cadeiras;
Uma melhoria na gestão e distribuição do tempo, havia queixas que se repetiam certos assuntos e outros eram dados de forma demasiado rápida ou superficial.

3) Aumentou-se a obrigatoriedade de cadeiras;
No 3º ano temos muitas cadeiras opcionais e serão diminuídas (por exemplo, a cadeira de Ótica será obrigatória o que faz sentido, é importante teres essa cadeira na Licenciatura).

• Like
Reactions: BlueApple
1) A base do curso passa a ser de 3 créditos em vez de 2,5;
Ou seja, as cadeiras terão 3, 6 ou 9 créditos (acho que nenhuma terá 12).

AINDA BEM! Nunca percebi porque é que as cadeiras costumavam ter 7,5 créditos em vez de 6. Aliás, com cadeiras a valer 6 créditos cada podem-se ter mais disciplinas por ano, ou seja, maior variedade. Para cursos de ciências e para quem gosta (eu) isso acaba por ser uma vantagem. :D

2) Reorganizaram as matérias de modo a não se repetirem assuntos em diferentes cadeiras;
Uma melhoria na gestão e distribuição do tempo, havia queixas que se repetiam certos assuntos e outros eram dados de forma demasiado rápida ou superficial.

Podes dar algum exemplo? Não tive essa impressão quando vi o plano de estudos, mas suspeitei que esse fosse o caso.

3) Aumentou-se a obrigatoriedade de cadeiras;
No 3º ano temos muitas cadeiras opcionais e serão diminuídas (por exemplo, a cadeira de Ótica será obrigatória o que faz sentido, é importante teres essa cadeira na Licenciatura).

Concordo bastante com o destaquei a negrito. Aliás, quando vi o plano de estudos até achei estranho terem essa disciplina como opção. Ou seja, a estrutura do 3º ano do curso de Física vai sofrer as mesma alterações que o mesmo ano no curso de Matemática sofreu, certo?

Já agora, sabes dizer porque é que eles apenas vão inaugurar o novo plano de estudos para o ano e não este ano em conjunto com os outros cursos (Biologia, Matemática, etc...)?

AINDA BEM! Nunca percebi porque é que as cadeiras costumavam ter 7,5 créditos em vez de 6. Aliás, com cadeiras a valer 6 créditos cada podem-se ter mais disciplinas por ano, ou seja, maior variedade. Para cursos de ciências e para quem gosta (eu) isso acaba por ser uma vantagem. :D

Mas acabas por ter menos tempo para cada uma :p Mas na minha opinião pessoal, numa Licenciatura destas variedade>profundidade. A licenciatura em Física ou Matemática é só um curso de cultura geral na área...

Podes dar algum exemplo? Não tive essa impressão quando vi o plano de estudos, mas suspeitei que esse fosse o caso.

Acontece mais no 2º e 3º ano (que ainda não tive), mas, pelo que percebi, por exemplo, Complementos de Física Clássica tem partes de Mecânica Avançada e revê partes de Eletromagnetismo, para alem de o desenvolver. Só depois tens a cadeira de Mecânica Avançada e em Eletrodinâmica e Relatividade repisava-se coisas de Complementos de Física Clássica ou assim.

Mas claro, sendo 6=4/5*7.5, não penso que vao diminuir em 20% o volume de matéria em cada disciplina... 5-10% e já será muito... Eu prevejo que assim se aumente a quantidade global de informação leccionada e um aumento do tempo de estudo necessário.
Mas... É aprender mais, é o que interessa!

Concordo bastante com o destaquei a negrito. Aliás, quando vi o plano de estudos até achei estranho terem essa disciplina como opção. Ou seja, a estrutura do 3º ano do curso de Física vai sofrer as mesma alterações que o mesmo ano no curso de Matemática sofreu, certo?

Já agora, sabes dizer porque é que eles apenas vão inaugurar o novo plano de estudos para o ano e não este ano em conjunto com os outros cursos (Biologia, Matemática, etc...)?

Acreditação. Tens de organizar o novo plano de estudos, propo-lo às autoridades nacionais e europeias competentes, esperar que seja aceite, que venham entrevistar pessoas para o aprovar, homologar e autorização para ser posto em prática... Mesmo na faculdade, há que prestar constas a alguém, os Senhores Diretores e Reitores não são todos-poderosos :p

Estava tudo à espera há já uns anos... Estes planos de estudo que entraram em vigor devem ter mais de 3 anos desde que foram enviados para aprovação!

• Like
Reactions: BlueApple
Boas,
os prazos de candidatura à 1ª fase da faculdade começam a ficar apertados e continuo extremamente indeciso quanto ao que vou seguir.
Sempre quis seguir algo relacionado com o universo daí o meu pensamento ter-se inicialmente dirigido para astronomia pensando ir para a FCUP, visto que esta licenciatura deixou de existir pensei em entrar para física também na FCUP.
As minhas ideias entretanto foram mudando e pensei em Eng. Aerospacial mas por não me ver daqui a uns anos a construir satélites ou foguetões pensei em Engenharia Fisica Tecnológica no IST.
A minha dúvida é: sempre gostei mais da componente teórica e na generalidade das cadeiras o curso de engenharia fisica tecnológica parece-me semelhante ao curso de fisica aqui na FCUP mas sei que um mestrado integrado em engenharia fisica tecnologica me daria emprego garantido, por outro lado financeiramente torna-se dificil ir estudar para um local a mais de 300 km de casa e sinto que este curso me poderia vir a fechar um pouco as portas para a fisica teórica que é algo que ambiciono, gostaria de saber se realmente o MEFT é muito prático ou se neste mestrado a componente teórica é tambem muito abordada

Não há matemática tão pura como aquela dada a matemáticos. na FCUP terás aulas com eles. Não há curso tão teórico como um curso feito para ser teórico, na FCUP a licenciatura é assim. Não há desempregados em fisica, nem na FCUP nem no tecnico, agora se ha diferenças na qualidade de trabalho oferecido, nao te sei dizer.
Pelo que sei no IST terás uma grande competiçao, na FCUP há colaboração.

Os cursos podem ser parecidos mas as abordagens são diferentes... Na licenciatura em fisica, tens varios perfis que te permitem focar em astrofisica, matematica, quimica ou fisica. De forma geral, tu escolhes que cadeiras fazes, tu constrois o teu curriculo. Imagina que ao fim de 3 anos queres sair, aqui sais licenciado em fisica e pronto a entrar em qualquer mestrado de fisica incluindo o do tecnico. Se saires do tecnico, pelo que sei, sais com grau equivalente a um licenciado em engenharia eletrotecnica, não sei se entras logo em mestrado de fisica... Pelo que ouvi dizer, tem havido complicações com alunos que querem desistir no final do 4º ano no tecnico.

E depois, nao ha nada como a cidade do Porto em pessoas, beleza e claramente a queima da UP é a melhor do País :p

Ah, viver no Porto deve ser mais barato.

Não há matemática tão pura como aquela dada a matemáticos. na FCUP terás aulas com eles. Não há curso tão teórico como um curso feito para ser teórico, na FCUP a licenciatura é assim. Não há desempregados em fisica, nem na FCUP nem no tecnico, agora se ha diferenças na qualidade de trabalho oferecido, nao te sei dizer.
Pelo que sei no IST terás uma grande competiçao, na FCUP há colaboração.

Os cursos podem ser parecidos mas as abordagens são diferentes... Na licenciatura em fisica, tens varios perfis que te permitem focar em astrofisica, matematica, quimica ou fisica. De forma geral, tu escolhes que cadeiras fazes, tu constrois o teu curriculo. Imagina que ao fim de 3 anos queres sair, aqui sais licenciado em fisica e pronto a entrar em qualquer mestrado de fisica incluindo o do tecnico. Se saires do tecnico, pelo que sei, sais com grau equivalente a um licenciado em engenharia eletrotecnica, não sei se entras logo em mestrado de fisica... Pelo que ouvi dizer, tem havido complicações com alunos que querem desistir no final do 4º ano no tecnico.

E depois, nao ha nada como a cidade do Porto em pessoas, beleza e claramente a queima da UP é a melhor do País :p

Ah, viver no Porto deve ser mais barato.

Desde já muito obrigado pela resposta, estes últimos tempos ( se o tempo realmente for aquilo que o cumum do freguês pensa que é) têm me gerado muitas dúvidas dado a quantidade de opiniões diferentes e contraditórias que já ouvi, dava-me jeito ficar no porto, sou de cá, podia vir todos os dias a casa para não falar de todas as facilidades que isso me traria (não teria de me dedicar à culinária nem às limpezas da casa sozinho :D ), por outro lado o facto de a média de Eng. Fisica Tecnológica no IST ser muito mais alta torna-se bastante atraente e por ser um curso que está no seu expoente máximo torna-o ainda mais atraente, fala-se na excelente qualidade de ensino desse instituto e desse curso para além de todas as possibilidades a nível de equipamentos que essa faculdade possui. Parece que esta escolha ainda me há-de trazer muitas dores de cabeça

Desde já muito obrigado pela resposta, estes últimos tempos ( se o tempo realmente for aquilo que o cumum do freguês pensa que é) têm me gerado muitas dúvidas dado a quantidade de opiniões diferentes e contraditórias que já ouvi, dava-me jeito ficar no porto, sou de cá, podia vir todos os dias a casa para não falar de todas as facilidades que isso me traria (não teria de me dedicar à culinária nem às limpezas da casa sozinho :D ), por outro lado o facto de a média de Eng. Fisica Tecnológica no IST ser muito mais alta torna-se bastante atraente e por ser um curso que está no seu expoente máximo torna-o ainda mais atraente, fala-se na excelente qualidade de ensino desse instituto e desse curso para além de todas as possibilidades a nível de equipamentos que essa faculdade possui. Parece que esta escolha ainda me há-de trazer muitas dores de cabeça
A nota de entrada é uma medida da desejabilidade do curso, nada mais.
Sim, a nível de engenharia é a melhor do país, a nível de exigência, pelo pouco que conheço. Mas tu não queres uma engenharia, queres um curso cientifico.
O que te posso recomendar então é: Licenciatura no Porto, Mestrado no IST. Parece-me a melhor opção, porque assim usufruis dos recursos do IST para investigação (tese de mestrado) e ao mesmo tempo do (na minha perspetiva) melhor e mais exigente nível de ensino da FCUP.

Sim, pode muito bem ser boato. Eu só tenho por fonte 1 colega que está agora a fazer a tese em Engenharia Física Tecnologica e 1 outro colega que fez o 1º ano em Mecanica e veio para aqui para Física. Ambos me disseram que no técnico há mais individualismo e competição. Houve quem comparasse com Medicina no Sao Joao.

Há que dizer que nunca ouvi isso sobre os de Aerospacial. Talvez por serem muito poucos, talvez por serem uma raça aparte :)

A nota de entrada é uma medida da desejabilidade do curso, nada mais.
Sim, a nível de engenharia é a melhor do país, a nível de exigência, pelo pouco que conheço. Mas tu não queres uma engenharia, queres um curso cientifico.
O que te posso recomendar então é: Licenciatura no Porto, Mestrado no IST. Parece-me a melhor opção, porque assim usufruis dos recursos do IST para investigação (tese de mestrado) e ao mesmo tempo do (na minha perspetiva) melhor e mais exigente nível de ensino da FCUP.

Tenho de pensar nessa possibilidade, parece-me uma opção sensata que também me dá tempo para amadurecer antes de me aventurar e ir viver sozinho para tão longe, tinha pensado no IST também pelo super atraente salário médio de quem tira esse mestrado integrado que me leva a pensar que é uma instituição bastante procurada pelas empresas o que demonstra a sua qualidade de ensino, outro motivo foi o meu interesse por mecânica quântica que só é abordada na licenciatura aqui no porto no ultimo ano enquanto que no MIEFT é abordado mais cedo e pelo que me foi dito de maneira mais aprofundada