Física vs Engenharia Física

Tenho de pensar nessa possibilidade, parece-me uma opção sensata que também me dá tempo para amadurecer antes de me aventurar e ir viver sozinho para tão longe, tinha pensado no IST também pelo super atraente salário médio de quem tira esse mestrado integrado que me leva a pensar que é uma instituição bastante procurada pelas empresas o que demonstra a sua qualidade de ensino, outro motivo foi o meu interesse por mecânica quântica que só é abordada na licenciatura aqui no porto no ultimo ano enquanto que no MIEFT é abordado mais cedo e pelo que me foi dito de maneira mais aprofundada
No porto tens uma cadeira de física moderna no 2º ano 2º semestre, 1 cadeira obrigatória de mecânica quântica e 1 opcional no 3º ano, bem como 1 opcional de fisica nuclear e partículas. Aqui dás os Cohen todos em principio.

Penso que não fica muito mais por dar...

Claro que por a 2ª cadeira não ser obrigatória, surge esse caso.

No porto tens uma cadeira de física moderna no 2º ano 2º semestre, 1 cadeira obrigatória de mecânica quântica e 1 opcional no 3º ano, bem como 1 opcional de fisica nuclear e partículas. Aqui dás os Cohen todos em principio.

hum ok , disso eu já não sabia, ainda tenho de pensar muito bem
--- Post atualizado ---

mais uma dúvida, disseram-me que um fisico teórico deve ter algumas noções de engenharia para que depois possa saber como trabalham as máquinas/ instrumentos necessários à investigação, será verdade?

hum ok , disso eu já não sabia, ainda tenho de pensar muito bem
--- Post atualizado ---

mais uma dúvida, disseram-me que um fisico teórico deve ter algumas noções de engenharia para que depois possa saber como trabalham as máquinas/ instrumentos necessários à investigação, será verdade?
Um física teórico é maioritariamente físico de papel e caneta, ou computador. Isso não invalida a necessidade de saber como as experiencias funcionam, claro, mas o que falas talvez seja mais da vertente de um físico experimental. De qualquer forma aqui no porto temos 3 laboratórios de experiencias praticas de física e 1 de execução de projetos, ou seja, mesmo a nível pratico sais muito bem preparado... Na minha opinião, preparado demais, porque depois davam jeito algumas cadeiras de matemática pura em condições. Quer dizer, podes sair licenciado em física com minor em física tendo tido 4 laboratórios 1 dos quais de execução de projetos (que será uma vertente mais de engenheiro) mas não tiveste analise complexa ou geometria diferencial... A meu ver, e de alguns dos meus colegas mais velhos, essas cadeiras de matemática são importantes para um físico teórico. Sinto que matemática pura na nossa licenciatura nos faz crescer muito. Da-nos as ferramentas para depois nos desenvencilharmos a aprendermos as futuras matemáticas sozinhos.
--- Post atualizado ---
Sinto-me mal por não haver estudantes de fisica de outras instituições para dizer que eu estou errado. Gosto que me contrariem!

Este ano pretendo candidatar-me ao ensino superior, e gostava de algo relacionado com física, mas estou com dúvida em relação a que curso escolher e qual será a universidade mais indicada. Gostaria de saber a vossa ideia em relação às diferenças entre os cursos e qual terá maior saída profissional, sem contando com MEFT no Técnico.

Boas, eu acabo o 12º daqui a uns meses, e já daqui a nada vem a escolha da universidade e curso a seguir....
Eu nao tenho grandes duvidas, estou segura a matemática, gosto de física apesar de nao tirar tão boa nota como a matemática, mas desperta-me interesse sim.
Para já, os cursos que mais sucitaram o meu interesse foram mesmo uma engenharia... ou fisica, devido a componente da matemática e da fisica, já a informática, hum... gosto, mas não sou muito boa, não é o meu forte mesmo
A minha dificuldade de escolha reside entre o curso de Física e Engenharia Física, porque estive a ver os planos de estudo, e nos primeiros 3 anos, há varias disciplinas em comum, pelo menos na Universidade do Minho, mas no entanto, Engenharia Física tem uma vertente muito mais informatica, e eletronica..., pelo que me pareceu... e tem tambem mestrado integrado, já a Fisica não tem, o que faz com que depois consiga especializar-me noutra area...
Mas eu gostava que alguem que esteja neste cursos me conseguisse explicar um pouco em que consiste, dar a sua opinião, conselhos
Tanto na UMinho como na Universidade de Aveiro
Obrigada ;)

Eu pudia-te falar de Eng.fisica da UP (FCUP/FEUP) mas se so queres do minho ou de aveiro nao te posso falar porque sei tanto quanto tu nas perguntas que falas...
Apenas te consigo dizer que isso que dizes de engenharia fisica ter uma vertente de informatica e eletronica é verdade e é mentira... pelo menos no porto os 3 anos iniciais são com 80% das cadeiras com o pessoal de fisica depois apartir do 3 ano começas a ter opçionais em que tens de escolher o que queres seguir... Obviamente o objetivo de E.F. não é so programaçao e eletronica pois os principais objetivos são aprenderes Fisica! e por trás teres a bagagem toda de engenharia (programaçao e eletronica)

• Like
Reactions: Rui Veiga
Eu pudia-te falar de Eng.fisica da UP (FCUP/FEUP) mas se so queres do minho ou de aveiro nao te posso falar porque sei tanto quanto tu nas perguntas que falas...
Apenas te consigo dizer que isso que dizes de engenharia fisica ter uma vertente de informatica e eletronica é verdade e é mentira... pelo menos no porto os 3 anos iniciais são com 80% das cadeiras com o pessoal de fisica depois apartir do 3 ano começas a ter opçionais em que tens de escolher o que queres seguir... Obviamente o objetivo de E.F. não é so programaçao e eletronica pois os principais objetivos são aprenderes Fisica! e por trás teres a bagagem toda de engenharia (programaçao e eletronica)

Obrigada desde já pela resposta, e só mais uma pergunta... o que é que estás a achar do curso? Correspondeu as tuas expectativas?
Post automatically merged:

Queres dizer entre Fisica e Eng.Fisica?

Sim, gostava de perceber um pouco as diferenças, porque ok... eu posso sempre ver os planos de estudo, mas uma opiniao de quem percebe é sempre melhor ;)

Obrigada desde já pela resposta, e só mais uma pergunta... o que é que estás a achar do curso? Correspondeu as tuas expectativas?
Post automatically merged:

Sim, gostava de perceber um pouco as diferenças, porque ok... eu posso sempre ver os planos de estudo, mas uma opiniao de quem percebe é sempre melhor ;)
É assim os 2 primeiros anos são os anos de "triagem" em que dás as cenas "elementares" e que sem isso não consegues fazer os anos seguintes. (e é ai que maior parte desiste)
Quanto ao que tou a achar , tá a ser melhor do que tava à espera em termos de recursos que temos como alunos , oportunidades que temos e apartir do 3º ano o curso fica muito mais dinamico e mais porreiro :)
Quanto às diferenças entre eng.fisica e fisica o que queres saber ?

• Like
É assim os 2 primeiros anos são os anos de "triagem" em que dás as cenas "elementares" e que sem isso não consegues fazer os anos seguintes. (e é ai que maior parte desiste)
Quanto ao que tou a achar , tá a ser melhor do que tava à espera em termos de recursos que temos como alunos , oportunidades que temos e apartir do 3º ano o curso fica muito mais dinamico e mais porreiro :)
Quanto às diferenças entre eng.fisica e fisica o que queres saber ?

Eu gostava de percer o perfil dos dois cursos, para perceber ao certo em qual me enquadro :)

• Like
Vou-te generalizar mas nem sempre é assim , porque cada pessoa é como é...
Pelo que vejo normalmente quem vai para física quer seguir investigação e/ou tirar doutoramento , e estudar física mais fundamental...
Quem vai para engenharia física quer estudar física mas para poder aplica-la ou seja quer ir para a industria ... quer seja na área da física , electrónica, programação etc etc...
Se te vês como uma pessoa que quer ir para investigação diria que física em geral é melhor mas eng.física também dá para investigação e como é óbvio as duas dão para a industria mas eng.física é melhor porque tens as cadeiras de engenharia que os de física não têm!

• Like
Vou-te generalizar mas nem sempre é assim , porque cada pessoa é como é...
Pelo que vejo normalmente quem vai para física quer seguir investigação e/ou tirar doutoramento , e estudar física mais fundamental...
Quem vai para engenharia física quer estudar física mas para poder aplica-la ou seja quer ir para a industria ... quer seja na área da física , electrónica, programação etc etc...
Se te vês como uma pessoa que quer ir para investigação diria que física em geral é melhor mas eng.física também dá para investigação e como é óbvio as duas dão para a industria mas eng.física é melhor porque tens as cadeiras de engenharia que os de física não têm!

Eu realmente estive a comparar muito bem os planos de estudo, e pareceram-me os dois bem interessantes, no entanto a engenharia "puxou-me" mais, o que me está a deixar com o pé atras é mesmo o facto de em engenharia ter muitas disciplinas ligadas a informatica em comparaçao com a fisica, e eu nao tenho muitas bases de informatica,

• Like
não precisas de ter bases de informática... no 1º ano tens uma cadeira de introdução à programação depois a partir dessa consegues te desenrascar ...

• Like
não precisas de ter bases de informática... no 1º ano tens uma cadeira de introdução à programação depois a partir dessa consegues te desenrascar ...

Eu estive hoje a falar com o meu professor de informatica, mostrei-lhe o palnos de EStudo de Fisica e de Engenharia Fisica, e ele informou-me que mesmo que me arrepende-se entre a escolha de um e outro, seria capaz de ser até bem facil pedir equivalencia devido a existencia de muitas disciplinas comuns entre estes dois cursos..,
é verdade?

• Like
sim o primeiro ano é igual para os 2 cursos por isso se no fim do primeiro ano quiseres mudar só tens de ir à secretaria mudar de curso...

• Like
tenho 100% a certeza , penso que se pesquisares por isso no site da FCUP consegues encontrar nos regulamentos ou assim

Boas,acabei agora o 12 ano é sempre gostei imenso de física, apesar de não ter optado pela disciplina no 12 ano. Assim, gostaria de saber, de preferência na Universidade de Coimbra, qual a diferença fundamental entre Física e Eng Física, bem como a empregabilidade e as saídas que diferem entre estes cursos

Empregabilidade das duas anda em quase todas as faculdades portugueses à volta dos 0%.
Saídas em fisica vão ser mais condicionadas ao mestrado que fizeres...
Saídas em eng.fisica vai ser mais do tipo de industria de alta tecnologia tipo bosch, amkor , Centi , INL etc etc
Quanto a diferenças entre os cursos , em fisica tens a licenciatura e em eng.fisica ja tens o mestrado integrado que facilita as coisas a engressar para o 4º ano (mestrado ) .
Em termos de cadeiras os primeiros 3 anos são quase iguais , no 4º e 5º os cursos divergem para o que tu escolheres , quer seja no caso de fisica mestrado em fisica teorica , experimental ou médica , ou em eng.fisica as cadeiras que escollhes...
Isto sendo na FCUP , na UC não deve ser muito diferente!

• Like