Física vs Engenharia Física

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
é exemplos de todos , por vezes o melhor aluno ou melhor até seguem para doutoramento...

• Like
Reactions: Rui Veiga

Leichap

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Obrigadi pelas explicações.Assim sendo estes cursos são, nos primeiros 3 anos, relativamente semelhantes, sendo que no 4 e 5 ano posso especializar na área que mais me agradar, pelo que entendi. Gostaria também de saber a semelhança que estes cursos têm com engenharia mecânica, pois pelo que sei, esta é mais virada para física clássica e processos industriais,e não tanto um carácter teórico

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
semelhanças só nas bases , os focos de eng.mecanica não são os mesmo de eng.fisica...

Leichap

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Agradeço as informações. Por último, gostaria de saber se, entre Física e Eng Física, algum deles têm um carácter mais teórico, ou seja, se têm aplicações diretas á realidade

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
todos tem aplicações diretas (a não ser que vás para ramos muito teoricos no mestrado em fisica teorica.. ) mas em obviamente o curso de fisica é mais teorico do que eng.fisica.

• Like

Leichap

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Ainda assim física tem cadeiras com programação e computadores, ainda que de forma menos frequente que Eng Física certo?

Bruna Sofia Dias

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Física ❦
Instituição
FCUP
Ainda assim física tem cadeiras com programação e computadores, ainda que de forma menos frequente que Eng Física certo?
Well, em Física tens ainda a oportunidade de fazer um minor em Ciência de Computadores, se quiseres seguir mais essa vertente.

• Like

Leichap

Membro
Matrícula
15 Julho 2018
Alguém sabe se , tirando o mestrado integrado em Eng Física, posso tirar mestrado/doutoramento somente em Física, ou seja, especializar-me posteriormente, mesmo que tenha o curso de Eng Física?

• Like

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Alguém sabe se , tirando o mestrado integrado em Eng Física, posso tirar mestrado/doutoramento somente em Física, ou seja, especializar-me posteriormente, mesmo que tenha o curso de Eng Física?
Depende um bocado da área, mas segundo o site da FCUP, isso é possível, pelo menos: FCUP - Doutoramento em Física

• Like

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sim podes seguir doutoramento.... claro que não vais fazer um doutoramento em fisica teórica visto que no mestrado não vais ter cadeiras para isso...

Mariiaaa

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Olá! Eu há algum tempo que tinha como objetivo trabalhar em qualquer coisa relacionada com exploração espacial, provavelmente através de astronomia ou astrofísica. O meu plano original era ir para engenharia física tecnológica mas o exame de matemática correu-me bastante mal portanto tenho de contar com não entrar neste curso. Pelo que vi as minhas outras opções são fazer engenharia física ou física (no meu caso na FCUL)

O que é que me recomendam? Por um lado estou mais inclinada para física, mas temo que seja demasiado teórico e que tenha pouca empregabilidade. Ao mesmo tempo, não sei se eng física será demasiado virada para mecânica. Para além disso, estes são os únicos dois cursos que encontrei, mas é possível que haja outros que desconheço.

Se alguém me pudesse informar sobre que curso consideram que me permitiria continuar a tentar procurar trabalhar na ESA ou qualquer futura agência do género agradecia :)

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Epah não sei a 100% como é na FCUL, mas por exemplo na FCUP os alunos que querem astronomia ou astrofísica, tiram licenciatura em física com minor em astronomia(tens umas cadeiras nessa área em comparação com o percurso normal) depois em mestrado vão para astronomia. Sendo que engenheira física não seria impossível te meteres na área que queres, mas penso que pelo que escreveste que seria melhor um caminho como disse em cima.

Mariiaaa

Membro
Matrícula
29 Novembro 2018
Epah não sei a 100% como é na FCUL, mas por exemplo na FCUP os alunos que querem astronomia ou astrofísica, tiram licenciatura em física com minor em astronomia(tens umas cadeiras nessa área em comparação com o percurso normal) depois em mestrado vão para astronomia. Sendo que engenheira física não seria impossível te meteres na área que queres, mas penso que pelo que escreveste que seria melhor um caminho como disse em cima.
Obrigada :)
Mais uma pergunta relacionada, normalmente qual dos cursos tem maior empregabilidade?

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Depende da área que depois queres seguir... mas em engenheira é geralmente mais fácil pois é mais direccionado para a industria etc etc

Afonso Ávila

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2019
Olá!
Pessoas de Física e Eng. Física, o que posso esperar?
UA e FCTUC, principalmente.
O que acham do curso de Física? E Eng. Física?
Atenciosamente, candidato ansioso

• Like
Reactions: Mafalda NUnes