Física vs Engenharia Física

roquiminone

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Gostaria de saber se tanto o curso de física como o de eng. física são, digamos, do mesmo modo procurados no contexto profissional?
Porque, pelo que me foi dito por algumas pessoas de certo modo ligadas ao mercado de trabalho, o curso de eng. física é cada vez mais procurado, então queria saber se o mesmo acontece com física.

Marco L.

marq muito físiq
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Gostaria de saber se tanto o curso de física como o de eng. física são, digamos, do mesmo modo procurados no contexto profissional?
Porque, pelo que me foi dito por algumas pessoas de certo modo ligadas ao mercado de trabalho, o curso de eng. física é cada vez mais procurado, então queria saber se o mesmo acontece com física.
Os objetivos de Física e de Engenharia Física são diferentes, pelo que no mundo profissional também deverão ser procurados em contextos diferentes. O que não quer dizer que alguém com licenciatura em Física não pode exercer trabalhos destinados a Engenheiros Físicos (aliás, isso não deve ser assim tão incomum). Há que ver que normalmente os licenciados em Física normalmente seguem para mestrado, e podem fazê-lo em Física Experimantal/Aplicada e até mesmo Engenharia Física para trabalhar nesses setores. Com um mestrado em Física Teórica não me parece que estejas muito habilitado para exercer trabalhos desse género, mas não sei se será assim tão impossível 😆 Não se preocupem com a empregabilidade de Física, uma das coisas que mais falta em Portugal são Físicos para trabalhar em empresas.

• Like
Reactions: Alterado and davis

roquiminone

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Os objetivos de Física e de Engenharia Física são diferentes, pelo que no mundo profissional também deverão ser procurados em contextos diferentes. O que não quer dizer que alguém com licenciatura em Física não pode exercer trabalhos destinados a Engenheiros Físicos (aliás, isso não deve ser assim tão incomum). Há que ver que normalmente os licenciados em Física normalmente seguem para mestrado, e podem fazê-lo em Física Experimantal/Aplicada e até mesmo Engenharia Física para trabalhar nesses setores. Com um mestrado em Física Teórica não me parece que estejas muito habilitado para exercer trabalhos desse género, mas não sei se será assim tão impossível 😆 Não se preocupem com a empregabilidade de Física, uma das coisas que mais falta em Portugal são Físicos para trabalhar em empresas.
Oh ok. Obrigado pela informação.
Eu tenho esta duvida porque, eu quero especializar-me em astrofísica, só que não sei se sigo pelo curso de eng. física ou o de física.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Fisica com minor em astronomia e depois mestrado em astronomia/astrofisica

roquiminone

Membro
Matrícula
2 Setembro 2019
Quando é referido o curso com mestrado integrado, em por exemplo eng. física, significa que o mestrado será também na área de eng. física ou tenho opção de escolha?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @roquiminone
Quando é referido o curso com mestrado integrado, em por exemplo eng. física, significa que o mestrado será também na área de eng. física ou tenho opção de escolha?
Podes mudar para outro mestrado, mas se continuares o mestrado será na mesma área, sim, podendo haver alguma especialização conforme o currículo de cada faculdade.

Alterado

Membro Veterano
Matrícula
17 Dezembro 2015
Curso
Eng. Física Tecnológica
Instituição
IST
Fisica com minor em astronomia e depois mestrado em astronomia/astrofisica
Isto parece um bom percurso, mas não é necessariamente o único. Tenho uma amiga (em MEFT) que quer Astrofísica, mas está particularmente interessada em Instrumentação. Aí, engenharia física faz mais sentido, e ela está a ponderar seguir o perfil de engenharia no mestrado, por exemplo.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
@Alterado mas isso não é "puramente" astronomia ou astrofísica, tal como uma pessoa de instrumentação pode estar num projeto de bio materiais ou outra coisa qualquer... eu respondi o melhor percurso para quem quer seguir em geral as áreas de astronomia ou astrofísica, isto não quer dizer que estejas num curso como engenharia física e vás bater por exemplo a institutos de astronomia e etc...