Física vs Engenharia Física

Olá! Estou no 12º e com média de 19.4 e estava a pensar em seguir engenharia física e depois um mestrado em astronomia ou astronomia e astrofísica, mas não sei a diferença entre os dois. Eu queria trabalhar no futuro numa empresa tipo a ESA ou NASA ligado à investigação do Universos, astros e assim.
Honestamente estou um bocado perdida porque depois também não sei se ao tirar este curso e depois este mestrado vou ter muita saída profissional ou não... Se alguém me conseguisse ajudar eu agradecia :)
Post automatically merged:

Olá! Estou no 12º e com média de 19.4 e estava a pensar em seguir engenharia física e depois um mestrado em astronomia ou astronomia e astrofísica, mas não sei a diferença entre os dois. Eu queria trabalhar no futuro numa empresa tipo a ESA ou NASA ligado à investigação do Universos, astros e assim.
Honestamente estou um bocado perdida porque depois também não sei se ao tirar este curso e depois este mestrado vou ter muita saída profissional ou não... Se alguém me conseguisse ajudar eu agradecia :)
Além disso eu não sei se é melhor licenciar-me em engenharia física ou apenas física para depois ter um destes mestrados

Última edição:
Post automatically merged:

Além disso eu não sei se é melhor licenciar-me em engenharia física ou apenas física para depois ter um destes mestrados

Boa tarde. Espero que esteja tudo bem contigo! 😊
Parabéns pela tua média! Com essa média deve ser difícil entrares no curso que queres (joke) 🤣🤣
Acho que depende muito de onde te imaginas no futuro. Para trabalhares na ESA ou na NASA tens de ser das melhores alunas do país e teres um ótimo nível de inglês (e se tiveres conhecimento de mais línguas, era ouro sobre azul). Acho que Física, mais na parte da Astronomia e Astrofísica, combina mais com essa visão. A FCUL, por exemplo, permite tirares Física e depois especializares-te na área de Astronomia e Astrofísica. O problema é que para trabalhares nesses sítios tens mesmo de ser aluna de excelência e teres uma média absolutamente incrível na faculdade (e as skills de acordo com essa média). A média do secundário pouco ou nada importa para o emprego/estágio, embora importe para escolheres o curso que queres seguir e também por ser um mérito pessoal, do qual te deves sentir orgulhosa. A maioria dos físicos e engenheiros acabam por trabalhar em consultoria financeira, informática, etc..., poucos são os que conseguem bolsas de investigação, até porque tens de sentir mesmo amor pela área a que te queres dedicar. Engenharia Física está mais virada para a Óptica, Eletrónica, Engenharia de Materiais, embora também tens cadeiras mais teóricas como Programação, Mecânica Quântica, Física Estatística, etc.

Olá!
Eu sou a Catarina, estou no décimo segundo em Ciências e Tecnologias com Biologia e Psicologia e tenho algumas perguntas em relação aos cursos de Engenharia Física e Física. Em primeiro lugar, tenho uma questão mais geral: este ano, eu não escolhi como opcional a disciplina de Física. Isto vai prejudicar-me se escolher qualquer um destes cursos?
Em segundo lugar, tenho algumas dúvidas quanto às saídas destes cursos em termos académicos, ou seja na vertente de ensino. Portanto, qual empregabilidade destes cursos caso decida seguir uma vertente de ensino universitário ou secundário? Esta difere dependendo do curso que escolha? Para além disso, escolhendo um destes cursos, que percurso tenho que fazer depois deles para poder ensinar? Este é diferente se escolher Física em vez de Engenharia fisica? Muitas pessoas dizem-me par me licenciar em educação, mas, como vejo o ensino como algo complementar à minha carreira nesta área, não tenho a certeza se é a melhor opção. Espero que me possam esclarecer, obrigada pela atenção!

Olá!
Eu sou a Catarina, estou no décimo segundo em Ciências e Tecnologias e tenho algumas dúvidas se devo seguir Física ou Engenharia Física. Eu sou apaixonada pelas àreas da mecânica quântica e física das particulas e sei que, para estas áreas, é melhor optar pelo curso de Física, apesar de poder escolher na mesma Engenharia Física. Contudo, não sei até que ponto esta àrea, mais ligada à investigação, tem grande empregabilidade.
Obrigada pela atenção!

este ano, eu não escolhi como opcional a disciplina de Física. Isto vai prejudicar-me se escolher qualquer um destes cursos?
Olá.
Eu estudo Física e, no secundário, frequentei o curso de ciências socioeconómicas. Quando fiquei colocado, eu sabia apenas a matéria dos 10 e 11 anos. Portanto, eu penso que não.

Para além disso, escolhendo um destes cursos, que percurso tenho que fazer depois deles para poder ensinar?
Para poderes ser professora no 3 ciclo ou secundário, tu precisas de fazer um mestrado em ensino de Física e Química. Relativamente ao mestrado na UM, um dos requisitos é ter pelo menos 50 créditos em cada área e, no total, 120. Os requisitos dependem da universidade em questão, porém, terás de ter um certo número de créditos das duas áreas.
Eu não posso dizer-te muito sobre o percurso para ser um professor universitário, mas, acho que é assim: os professores fazem o doutoramento e, depois, são convidados para fazer investigação numa universidade e, "em troca", dão aulas.

Espero ter ajudado! 😊

Última edição:
Olá.
Eu estudo Física e, no secundário, frequentei o curso de ciências socioeconómicas. Quando fiquei colocado, eu sabia apenas a matéria dos 10 e 11 anos. Portanto, eu penso que não.

Para poderes ser professora no 3 ciclo ou secundário, tu precisas de fazer um mestrado em ensino de Física e Química. Relativamente ao mestrado na UM, um dos requisitos é ter pelo menos 50 créditos em cada área e, no total, 120. Os requisitos dependem da universidade em questão, porém, terás de ter um certo número de créditos das duas áreas.
Eu não posso dizer-te muito sobre o percurso para ser um professor universitário, mas, acho que é assim: os professores fazem o doutoramento e, depois, são convidados para fazer investigação numa universidade e, "em troca", dão aulas.

Espero ter ajudado! 😊
Ajudaste sim! Muito obrigada!

• Like
Reactions: minnow