FCUP Física

moonface

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2019
Estou a pensar seguir física na FCUP, mas gostava de saber um pouco mais sobre a empregabilidade deste curso.
Sei que a taxa de alunos que acabam o curso no desemprego é muito baixa, mas isso não significa que quem acabou o curso esteja a trabalhar na área...
Como é que é a empregabilidade na área de física em Portugal? É verdade que a maioria dos alunos só arranja emprego lá fora? E há algum mestrado (física médica, teórica, experimental...) em que seja mais fácil arranjar emprego?

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP
Como é que é a empregabilidade na área de física em Portugal? É verdade que a maioria dos alunos só arranja emprego lá fora? E há algum mestrado (física médica, teórica, experimental...) em que seja mais fácil arranjar emprego?
Eu diria que é algo com que não precisas de te preocupar. Depois de entrares em Física tens muitas oportunidades e resume-se tudo às tuas escolhas. Se investires bem em computação, por exemplo, facilmente arranjas emprego. Não é muito linear. Depende do que queres fazer em concreto. Geralmente quem vai para física até quer seguir carreira científica e prosseguir para estudos de mais alto nível. Se quiseres ir trabalhar depois do mestrado, há cursos que te preparam melhor para isso, pois o de Física é bastante teórico. Porém, se gostas muito de teoria, também não ficas de todo mal servido com um mestrado em Física e depois é só enriqueceres-te com um pouco de experiência profissional.

• Like
Reactions: moonface

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Se passaste a todas do 1º ano e queres fazer do 2º e umas do 3º ano acho isso parvo... vai te correr mal e depois ainda ficas com cadeiras para trás...Caso seja porque tens cadeiras para trás de primeiro ano, é a necessidade que fala mais alto em vez do que faz sentido.

rritinha_

Membro
Matrícula
21 Novembro 2020
Olá! Eu estou a pensar candidatar-me para o ano em Física na Universidade do Porto e estive à procura de algumas informações que não consegui encontrar. Eu ouvi dizer que depois no curso havia uma maneira de haver um especialização em astronomia, mas não encontrei nada sobre isso no site deles, alguém sabe alguma coisa? Outra pergunta, como é que é este curso em termos de empregabilidade?

phynd

Membro
Matrícula
25 Fevereiro 2019
Olá! Eu estou a pensar candidatar-me para o ano em Física na Universidade do Porto e estive à procura de algumas informações que não consegui encontrar. Eu ouvi dizer que depois no curso havia uma maneira de haver um especialização em astronomia, mas não encontrei nada sobre isso no site deles, alguém sabe alguma coisa?
Olá.
Para encontrares essa informação, basta ires à página do plano de estudos e carregares no botão "ver percursos alternativos".

Outra pergunta, como é que é este curso em termos de empregabilidade?
Podes encontrar essa informação no site infocursos.mec.pt

GuiOlaio

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2021
Curso
Física
Instituição
Universidade do Porto - FCUP
Olá a todos! Estou no 12º ano, e neste momento estou quase certo que irei para a FCUP, para o curso de Física, não só pelo prestígio da universidade, mas por causa dos rankings, indicadores de inovação, etc. No entanto, tenho visto algumas críticas à faculdade e ao curso especificamente, nomeadamente o facto de os professores não demonstrarem qualquer interesse pelos alunos, o facto de o curso em si estar desatualizado. Tendo em conta a informação que consegui reunir de rankings, e a informação que encontrei de críticas online, parece-me que tenho duas perspetivas antagónicas, e gostava de saber qual delas se aproxima mais da verdade.

• Like
Reactions: Mr. Gomes

Creirwy

Membro Veterano
Matrícula
22 Julho 2016
Curso
Mestrado em Ensino de Física e Química
Instituição
FCUP
Olá a todos! Estou no 12º ano, e neste momento estou quase certo que irei para a FCUP, para o curso de Física, não só pelo prestígio da universidade, mas por causa dos rankings, indicadores de inovação, etc. No entanto, tenho visto algumas críticas à faculdade e ao curso especificamente, nomeadamente o facto de os professores não demonstrarem qualquer interesse pelos alunos, o facto de o curso em si estar desatualizado. Tendo em conta a informação que consegui reunir de rankings, e a informação que encontrei de críticas online, parece-me que tenho duas perspetivas antagónicas, e gostava de saber qual delas se aproxima mais da verdade.
1 - É óbvio que testemunhos contam mais do que rankings. Além disso, o facto de uma universidade ter boa reputação, não quer dizer que seja a melhor em todas as áreas. Por isso é que há rankings feitos de acordo com as áreas de estudo.
2 - Há professores que demonstram interesse, assim como há outros que não querem saber. Tens de tudo, como em todo o lado. Na FCUP, a meu ver, os professores mais simpáticos também são aqueles que estão envolvidos em mais coisas, pelo que estão sempre muito ocupados. No entanto, arranjam sempre tempo se precisares de alguma coisa em específico (e tiram dúvidas, sempre).
3 - O curso não está propriamente desatualizado... também não faz sentido uma licenciatura em física estar atualizada (visto que da física do secundário à atual vão umas centenas de anos e é para isso que a licenciatura serve), porque depois é suposto atualizares no mestrado, especializando-te na área que mais te chama. O problema da licenciatura na FCUP é só que desde que passaram de ter 4 cadeiras de 7,5 ECTS por semestre a ter 5 de 6 ECTS acharam que era boa ideia meterem tudo de todas as áreas na licenciatura, com uma exigência muitas vezes desnecessária (toda a gente sabe que o número de trabalho por créditos é muito subjetivo e de 7,5ECTS para 6ECTS muitos professores não veem a diferença, então basicamente acrescentaram cadeiras). Nenhum(a) físico/a tem de perceber tanto de todas as áreas da física como exigem na FCUP. Agora algumas coisas melhoraram com algumas trocas de professores, mas em geral é uma licenciatura muito teórica e um algo dispersa. Como a matéria é tanta e relativamente complicada de explicar, muitas vezes temos de ser autodidatas, requer muito estudo e há muitas avaliações que são só por exame final, requer disciplina. Noutras universidades a dinâmica é diferente, com mais trabalhos e avaliações contínuas, menos profundidade desnecessária, etc...

Espero ter ajudado :)

GuiOlaio

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2021
Curso
Física
Instituição
Universidade do Porto - FCUP
1 - É óbvio que testemunhos contam mais do que rankings. Além disso, o facto de uma universidade ter boa reputação, não quer dizer que seja a melhor em todas as áreas. Por isso é que há rankings feitos de acordo com as áreas de estudo.
2 - Há professores que demonstram interesse, assim como há outros que não querem saber. Tens de tudo, como em todo o lado. Na FCUP, a meu ver, os professores mais simpáticos também são aqueles que estão envolvidos em mais coisas, pelo que estão sempre muito ocupados. No entanto, arranjam sempre tempo se precisares de alguma coisa em específico (e tiram dúvidas, sempre).
3 - O curso não está propriamente desatualizado... também não faz sentido uma licenciatura em física estar atualizada (visto que da física do secundário à atual vão umas centenas de anos e é para isso que a licenciatura serve), porque depois é suposto atualizares no mestrado, especializando-te na área que mais te chama. O problema da licenciatura na FCUP é só que desde que passaram de ter 4 cadeiras de 7,5 ECTS por semestre a ter 5 de 6 ECTS acharam que era boa ideia meterem tudo de todas as áreas na licenciatura, com uma exigência muitas vezes desnecessária (toda a gente sabe que o número de trabalho por créditos é muito subjetivo e de 7,5ECTS para 6ECTS muitos professores não veem a diferença, então basicamente acrescentaram cadeiras). Nenhum(a) físico/a tem de perceber tanto de todas as áreas da física como exigem na FCUP. Agora algumas coisas melhoraram com algumas trocas de professores, mas em geral é uma licenciatura muito teórica e um algo dispersa. Como a matéria é tanta e relativamente complicada de explicar, muitas vezes temos de ser autodidatas, requer muito estudo e há muitas avaliações que são só por exame final, requer disciplina. Noutras universidades a dinâmica é diferente, com mais trabalhos e avaliações contínuas, menos profundidade desnecessária, etc...

Espero ter ajudado :)
Obrigado, acho que me esclareceste :)