Física

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
É uma verdade, eu não sabia bem antes de ir para a faculdade... mas física da matéria condensada abrange muita coisa mesmo... é pesquisares e perguntares que entendes se gostas ou não.

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
Que área é que preferes?
Ainda não tenho a certeza mas estou mais virado para física de partículas ou até física matemática. Até estou a considerar tirar física com minor em matemática.
Mensagem fundida automaticamente:

Pelo que vejo quase ninguém antes de começar o curso está interessado em física da matéria condensada (até pq quase nunca ouvem falar dela), mas depois muita gente acaba por seguir isso xD
Por acaso o meu projeto a escola de verão foi sobre um tema relacionado com matéria condensada, e o meu monitor estava a tirar um doutoramento nessa área, pelo que me falou muito dela. Achei bastante interessante, mas não o suficiente para a querer seguir acho eu.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Muitos aqui fazem isso de minor em matemática aqui na FCUP... tens que ver o que queres bem antes de entrar na faculdade... qualquer coisa apita.

Marco L.

~(físiq wannabe)
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUP/FEUP
Ao meu ver, para Física da partículas, o local onde fazes a licenciatura não é muito relevante, uma vez que nem chegas a aprender grande Física de partículas numa licenciatura. Por exemplo, no IST só tens a primeira cadeira de Física de partículas no mestrado, e na FCUP tens uma cadeira disso no terceiro ano. O resto das faculdades deve andar por aí. O que acaba por fazer a diferença é o mestrado.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
E depois fazeres a tua tese de mestrado na área + doutoramento...

pedro_358

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2019
Pois, por isso é que ando a pensar em tirar o curso na fcul, porque fica muito mais fácil para mim se eu for para lisboa do que para o porto, visto que à partida não faz assim tanta diferença. A minha questão é que quando estive na escola de física da fcup todos me disseram que o melhor sitio para tirar o curso seria lá (naturalmente) ou no ist, o que me deixou um pouco de pé a trás em relação à fcul. Se conhecesses alguém de física da fcul para me esclarecer esta dúvida agradecia.

Francisco Joaquim

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2019
Olá a todos,

Alguém que tenha estudado em Coimbra e consiga dar alguma perspectiva do departamento de Fisica? E como se compara ao Porto?

Tendo em conta a biblioteca, os professores e a história da FCTUC, tenho muitas dúvidas que o ensino não seja dos melhores senão o melhor a nivel nacional, contudo olhando para os planos de estudo, em Coimbra parece que o primeiro ano é um pouco mais de introdução/transição do secundário , enquanto que no Porto parece que começa logo por um nivel mais avançado e depois liberta os alunos no 2º e 3º ano.

Alguém quer comentar?

Obrigado,
Francisco.

links para os dois planos:

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Epah isso pode ser apenas tua impressão! Vou ver o plano de estudos de coimbra(a matéria e assim) e digo-te se concordo contigo ou não... Quando as instalações em termos de laboratorios e etc não sei mas lembro-me de no encontro nacional de estudantes de fisica os alunos de coimbra dizerem que algumas salas estavam em mau estado... Mas claro que isso não tem nada haver com a qualidade de ensino.
Mensagem fundida automaticamente:

Uma coisa óbvia que se vê logo é a quantidade de opcionais e áreas de opcionais que podes escolher nos dois lados... a diferença é grande!
Quanto ao que falas, sim parece que em Coimbra eles optam por rever algumas coisas que já se sabe do secundário ao contrário do porto. Se fores ver os temas dados nas cadeiras de primeiro ano, algumas já foram dadas no secundário por isso é como dizes.

Última edição:

Francisco Joaquim

Membro Caloiro
Matrícula
30 Janeiro 2019
Obrigado por confirmares, Marco.

Parece-me então que a estratégia da FCTUC passa por trocar a liberdade das opcionais que os alunos tem na FCUP por cadeiras extra de revisão de bases no 1º ano. Faz algum sentido.

Num outro tópico do qual tambem participas há dois alunos da FCTUC (Bárbara e Miguel) que talvez pudessem comentar mas não consigo fazer o tag para que eles vejam este tópico por alguma razão.

Obrigado,
Francisco.