Fórum Uniarea 2.0

Quais as funcionalidades que gostarias de ver aplicadas no fórum:

• Só a 1) Fórum de perguntas e respostas

Votes: 17 35.4%
  • Só a 2) Reações à lá Facebook

Votes: 1 2.1%
  • As duas: Fórum de perguntas e respostas + Reações à lá Facebook

Votes: 29 60.4%
  • Nenhuma

Votes: 1 2.1%

• Total voters
    48

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como tenho vindo a falar noutros tópicos, o software usado no Uniarea sofrerá um grande update até ao fim do ano. Algumas novas funcionalidades estão a caminho, bem como grandes melhorias de usabilidade, que acho que vão melhorar muito a utilização do fórum, quer para quem já cá está, quer para novos utilizadores, para os quais isto pode ser confuso numa primeira instância.

Aproveitando essas mudanças, gostava de vos mostrar algumas novas possibilidades que poderiam ser cá implementadas e obter o vosso feedback. São addons que implicam algum inv€stim€nto, pelo que só queria avançar se isto vos fizer sentido.

1)
Fórum de perguntas e respostas

Que acham da ideia de em vez de termos tópicos infindáveis com dúvidas de matemática/BG/FQ/etc., existissem áreas do fórum em que fosse possível ter tópicos do género do Quora.

O que isto significa na prática é que alguém poderia criar um tópico com uma dúvida específica, receber várias respostas, e essas respostas serem votadas pela comunidade. Esse tópico poderia depois mostrar as respostas pela ordem de votos em vez das datas, e o criador do tópico até poderia seleccionar uma resposta como a certa.

Vou deixar algumas imagens para perceberem:

3.jpg

1.jpg

Poderia haver uma área na sidebar inclusive para mostrar perguntas sem resposta:

4.jpg

2) Reações à lá Facebook

Isto já foi sugerido algumas vezes no tópico das sugestões, e eu até apresentei lá uma possível solução que não reuniu muito consenso na altura. E honestamente não era muito fã na altura dessa solução.

Entretanto com esta nova versão surgiu um novo addon que simula bastante bem as reações do Facebook ou outras que queiram ver adicionadas.

Seguem algumas imagens:

4.jpg

5.jpg

6.jpg

(não têm de ser estes todos, dá para seleccionar quais é que queremos usar cá no fórum)

7.jpg

10.jpg

Aqui em acção. Mais uma vez, nós é que escolheríamos quais é que usávamos no fórum, não tem de ser aquele mega carreiro:

reactions-slide-out.gif

E é isto por agora. Vou aproveitando este fórum para vos dar novidades da aplicação do update, que só será realizado quando tiver 99% de certezas que não vai haver asneira com os perto de 40 addons que temos atualmente instalados e que ainda estão a ser atualizados para a nova versão.
--- Post atualizado ---
EDIT: podem responder à votação e colocar também aqui a vossa opinião/comentários/dúvidas.

Última edição:
Como tenho vindo a falar noutros tópicos, o software usado no Uniarea sofrerá um grande update até ao fim do ano. Algumas novas funcionalidades estão a caminho, bem como grandes melhorias de usabilidade, que acho que vão melhorar muito a utilização do fórum, quer para quem já cá está, quer para novos utilizadores, para os quais isto pode ser confuso numa primeira instância.

Aproveitando essas mudanças, gostava de vos mostrar algumas novas possibilidades que poderiam ser cá implementadas e obter o vosso feedback. São addons que implicam algum inv€stim€nto, pelo que só queria avançar se isto vos fizer sentido.

1)
Fórum de perguntas e respostas

Que acham da ideia de em vez de termos tópicos infindáveis com dúvidas de matemática/BG/FQ/etc., existissem áreas do fórum em que fosse possível ter tópicos do género do Quora.

O que isto significa na prática é que alguém poderia criar um tópico com uma dúvida específica, receber várias respostas, e essas respostas serem votadas pela comunidade. Esse tópico poderia depois mostrar as respostas pela ordem de votos em vez das datas, e o criador do tópico até poderia seleccionar uma resposta como a certa.

Vou deixar algumas imagens para perceberem:

3.jpg

1.jpg

Poderia haver uma área na sidebar inclusive para mostrar perguntas sem resposta:

4.jpg

2) Reações à lá Facebook

Isto já foi sugerido algumas vezes no tópico das sugestões, e eu até apresentei lá uma possível solução que não reuniu muito consenso na altura. E honestamente não era muito fã na altura dessa solução.

Entretanto com esta nova versão surgiu um novo addon que simula bastante bem as reações do Facebook ou outras que queiram ver adicionadas.

Seguem algumas imagens:

4.jpg

5.jpg

6.jpg

(não têm de ser estes todos, dá para seleccionar quais é que queremos usar cá no fórum)

7.jpg

10.jpg

Aqui em acção. Mais uma vez, nós é que escolheríamos quais é que usávamos no fórum, não tem de ser aquele mega carreiro:

reactions-slide-out.gif

E é isto por agora. Vou aproveitando este fórum para vos dar novidades da aplicação do update, que só será realizado quando tiver 99% de certezas que não vai haver asneira com os perto de 40 addons que temos atualmente instalados e que ainda estão a ser atualizados para a nova versão.
--- Post atualizado ---
EDIT: podem responder à votação e colocar também aqui a vossa opinião/comentários/dúvidas.

Sim e sim!!!
Em relação ao primeiro tópico, daí era mais fácil fazer uma FAQ de acordo com o tópico... por exemplo no tópico de Dúvidas e Apontamentos de Biologia e Geologia estão sempre a aparecer as mesmas perguntas e não custa nada dar a resposta mas há situações em que sei que há uma resposta mais completa atrás e ou se perde imenso tempo a ir à procura da resposta ou acaba por se dar uma resposta que, estando correta, podia estar mais completa.

• Like
Reactions: davis
Sim e sim!!!
Em relação ao primeiro tópico, daí era mais fácil fazer uma FAQ de acordo com o tópico... por exemplo no tópico de Dúvidas e Apontamentos de Biologia e Geologia estão sempre a aparecer as mesmas perguntas e não custa nada dar a resposta mas há situações em que sei que há uma resposta mais completa atrás e ou se perde imenso tempo a ir à procura da resposta ou acaba por se dar uma resposta que, estando correta, podia estar mais completa.
Obrigado pelo feedback, realmente isso faz sentido, e iria ajudar nesses casos.

A votação não estava bem construída, já que não dava para perceber quem concorda com uma e não com a outra. Peço que votem novamente :sweatsmile::innocent: Obrigado!

Obrigado pelo feedback, realmente isso faz sentido, e iria ajudar nesses casos.

A votação não estava bem construída, já que não dava para perceber quem concorda com uma e não com a outra. Peço que votem novamente :sweatsmile::innocent: Obrigado!
Só tenho uma dúvida. Neste momento na pasta do secundário, estão vários tópicos como o de biologia, o de matemática, o de FQ, o de dúvidas sobre que área escolher, etc, etc. Esses tópicos com perguntas e escolhas estariam espalhados na pasta do secundário ou seria por exemplo: no tópico de biologia, haveriam subtópicos com perguntas?

• Like
Só tenho uma dúvida. Neste momento na pasta do secundário, estão vários tópicos como o de biologia, o de matemática, o de FQ, o de dúvidas sobre que área escolher, etc, etc. Esses tópicos com perguntas e escolhas estariam espalhados na pasta do secundário ou seria por exemplo: no tópico de biologia, haveriam subtópicos com perguntas?
É uma boa pergunta. Eu diria que neste caso faria sentido criar um novo subfórum dentro do fórum do ensino secundário só para dúvidas na matéria das várias disciplinas, dada a extensão que esses tópicos têm. Esta funcionalidade poderia depois ser também usadas noutros tópicos, eu imagino alguém que vem aqui pedir dicas de estudo para um exame, recebe as várias dicas, que a comunidade pode votar + ou - e a pessoa do tópico eleger a dica que se adequou mais ao seu caso. Noutros tópicos de discussão mais aberta já não fará mais sentido, por exemplo, num tópico de discussão do curso de enfermagem.

Aproveito para agradecer aos que votaram nisto entretanto.

@davis a primeira, a das perguntas e respostas, seria um Máximo Upgrade, mesmo muito bom e útil, a das reações também é boa, mas facultativa. Mas como isto está mais movimentado nas férias, deverias voltar a questionar ou lançar um aviso (como quando era para votar na Uniarea para melhor blog) na altura das férias. Assim, o pessoal que anda na faculdade (e que pelo que vejo representa uma boa fatia do fórum), que não tem muito tempo para vir cá, poderia dar a sua opinião.

• Like
@davis a primeira, a das perguntas e respostas, seria um Máximo Upgrade, mesmo muito bom e útil, a das reações também é boa, mas facultativa. Mas como isto está mais movimentado nas férias, deverias voltar a questionar ou lançar um aviso (como quando era para votar na Uniarea para melhor blog) na altura das férias. Assim, o pessoal que anda na faculdade (e que pelo que vejo representa uma boa fatia do fórum), que não tem muito tempo para vir cá, poderia dar a sua opinião.
Obrigado pelo feedback e sugestão. Pode fazer sentido o aviso, sim, depois de 15 de dezembro. Será provavelmente nas 2 semanas seguintes que se fará a atualização do fórum.

• Like
Reactions: Angelzz
Boas pessoal :).

Sugeria que, à semelhança do que acontece com o Facebook nos smartphones, recebêssemos uma notificação cada vez que tenhamos alguma mensagem ou comentário, para não termos que estar sempre a ir ao site para ver se temos alguma mensagem ou uma resposta a algum tópico, sendo que essa funcionalidade deve ser opcional. :)

• Like
Olá @Marco Esperança
Sugeria que, à semelhança do que acontece com o Facebook nos smartphones, recebêssemos uma notificação cada vez que tenhamos alguma mensagem ou comentário, para não termos que estar sempre a ir ao site para ver se temos alguma mensagem ou uma resposta a algum tópico, sendo que essa funcionalidade deve ser opcional. :)
Obrigado pela sugestão. Numa primeira versão, que deverá estar online no fim do mês, não está prevista esta funcionalidade.

No entanto, no seguimento dos imensos pedidos que têm sido feitos, e de algo que foi desenvolvido e lançado hoje para o Xenforo, posso adiantar que a possibilidade de termos uma aplicação com isso já esteve mais longe. :sweatsmile: #soon

Com esse novo fórum de perguntas e respostas, o que é que vai acontecer aos tópicos de dúvidas já existentes? Isto é, o que já lá foi escrito vai continuar disponível para ser consultado? :confused:

Com esse novo fórum de perguntas e respostas, o que é que vai acontecer aos tópicos de dúvidas já existentes? Isto é, o que já lá foi escrito vai continuar disponível para ser consultado? :confused:
A minha sugestão seria continuarem a existir bloqueados a remeter para a nova secção de dúvidas.

• Like
Reactions: Angelzz and Blasty
O fórum encontra-se atualmente atualizado na versão 2.0 com um novo theme, com centenas de configurações ainda por afinar, addons por instalar, traduções por fazer, configurações no servidor, e outras coisas que me devo estar a esquecer agora, pelo que peço que tenham alguma paciência. É algo que ainda demorará mais algumas horas e a sanidade mental a esta hora já não é muita.

O fórum fica agora aberto e durante todo o dia de amanhã deverão ser adicionadas as coisas que faltam, bem como será criado um tópico a explicar as novas funcionalidades asap. Por agora deixo-vos explorar por vocês. :) (@Alfa , cá está ele).

Excelente! E estrutura otimizada para telemóvel :D no entanto, a escrita de posts em smartphone parece estar lenta, mas pode ser do meu telemóvel!

• Like
Excelente! E estrutura otimizada para telemóvel :D no entanto, a escrita de posts em smartphone parece estar lenta, mas pode ser do meu telemóvel!
O fórum está com um tempo de resposta mais rápido, mas confesso que ainda não experimentei o suficiente em mobile.

@davis, vim hoje ao novo fórum e reparei numa coisa: eu tenho o two-step verification configurado, e nas minhas preferências aparece que está a funcionar, mas já fiz login no fórum novo duas vezes e nunca me pediu mais nada. Estou no computador, experimentei tanto no Chrome como no Mozilla

• Like
@davis, vim hoje ao novo fórum e reparei numa coisa: eu tenho o two-step verification configurado, e nas minhas preferências aparece que está a funcionar, mas já fiz login no fórum novo duas vezes e nunca me pediu mais nada. Estou no computador, experimentei tanto no Chrome como no Mozilla
Devido a um problema no servidor que me bloqueou o acesso ao fórum tive de desativar completamente a funcionalidade para todos. Assim que acabar isto volto a ativar. ;)

• Like
Reactions: anacsilva
Devido a um problema no servidor que me bloqueou o acesso ao fórum tive de desativar completamente a funcionalidade para todos. Assim que acabar isto volto a ativar. ;)

Okay! Era caso não soubesses ahah obrigada!

• Like
Foi realizada agora uma pequena atualização ao fórum que resolve alguns piquenos problemas e acaba por trazer outros.:sweatsmile: Algumas novidades e melhorias:
  • Nova barra em navegação em mobile cá em baixo (ainda não descobri onde lhe mudo a cor #soon). A ser testada.
  • Correcção da cor nos botões e links dos emails.
  • Correcção da nivelação do nome das categorias com o bloco dos últimos posts (não totalmente resolvido quando nome da categoria é grande #soon)
Estou também a ver qual é o problema com os logins via Facebook/Twitter. #soon

• Like
Reactions: anacsilva
Foi realizada agora uma nova pequena atualização que resolve mais alguns bugs desta nova versão. A maioria são coisas que mal vão reparar, mas entre outras coisas resolve de vez coisas como estas:
Correcção da nivelação do nome das categorias com o bloco dos últimos posts (não totalmente resolvido quando nome da categoria é grande #soon)

Nova barra em navegação em mobile cá em baixo (ainda não descobri onde lhe mudo a cor #soon). A ser testada.
Isto acabou na altura por ser retirado dado que esta funcionalidade ainda estava em versão muito beta e com bugs, mas ainda poderemos testar novamente no futuro. Foi também nos últimos minutos testada a possibilidade do perfil, mensagens e alertas passarem para o menu do lado, mas não me parece tão prático, que vos parece? Ficava assim:

giphy.gif