Fórum Uniarea 2.1

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Esta nova versão não é completamente nova, como já devem ter reparado, mas tem imensas novidades. Após ter instalado todo o novo software, e verificado o funcionamento de todos os addons um a um, ficam algumas das novidades:
  • Font Awesome 5
É algo mais estético, mas basicamente atualiza os ícones utilizados para uns mais atuais:

toolbar-20x-png.185240

Barra anterior.

toolbar-21x-regular-16-png.185242

Barra atual.

• Melhoria no editor de mensagens e BB code mais avançado.
Um exemplo é ao permitir gerir melhor as imagens que são coladas:

21editor-gif.185248

• Inline spoiler
Não é propriamente algo que muda completamente a utilização do fórum, mas é mais uma opção para spoilers:

21inlinespoiler-gif.185254

• Tabelas
As tabelas que foram criadas no Uniarea nas últimas candidaturas foram garantidas através de um addon extra que foi arranjado à última, já que quando mudamos o Uniarea para a versão 2.0 deste software o anterior addon que usávamos deixou de funcionar. Felizmente agora não nos teremos de preocupar que esta funcionalidade desapareça, porque agora faz parte do mesmo. Funciona de forma muito similar ao addon que cá estava:

21table-gif.185256

• Reacções
Não preciso de explicar muito isto, dado já ter sido mostrado no outro tópico:

21reactions-gif.185566

Todos os menus e notificações passam a estar de acordo com esta nova funcionalidade.

• URL unfurling (não estou a ver como traduzir isto a estas horas ...)
Mas basicamente significa que sempre que inserirem um link num post, ele tentará mostrar uma pre-visualização desse conteúdo (título, miniatura + algum texto). Exemplo com um artigo do Uniarea, do qual apenas colei o link:

• Emojis
Além de serem consistentes, podem ser inseridos de 2 formas. Ou com atalhos:

21emojiac-gif.185721

Ou com o novo menu de emojis:

21emojipicker-gif.185723

• Video uploads
Até agora apenas era possível fazer upload de imagens. Passa a ser possível fazer também de vídeos. É só ir ali em cima a inserir -> vídeo. Simples.

localhost_21x_index-php_threads_videos-18_-1-png.185724

• Marcadores / Bookmarks.
O fórum passa a ter um sistema de marcadores integrado, pelo que o antigo addon que tinha esta funcionalidade foi eliminado. Foi usada uma ferramenta para importar todas as mensagens que tinham sido marcadas, espero que não se tenha pedido nada... Entretanto, para quem não encontrou, está aqui:

21bookmark-gif.186231

Quanto tiverem coisas guardadas aparecerá um novo menu ali em cima:

localhost_21x_index-php_threads_unapprove-me-2_page-2-3-png.186229

É só clicar e está ali tudo organizado e até dá para pesquisar.

• Partilha de cada publicação
Passa também a existir a opção de partilhar mais facilmente um determinado post:

21share-gif.186236

E algumas coisas mais técnicas como suporte de Markdown, aprovação de conteúdos/contas redesenhada, novas funcionalidades para combater o spam, melhoria da performance do site para os não registados através page caching e outros detalhes técnicos que não são coisas visíveis e com as quais não vos vou chatear.

Há uma nova funcionalidade que não foi ainda ativada porque implica atualizar o PHP para 7.1 pelo menos. Mas essa configuração no servidor traria erros ao funcionamento do site atualmente, pelo que primeiro vou atualizar do outro lado, testar, e se aguenta o PHP 7.1, depois ativo por aqui.

21push2-gif.185013
Post automatically merged:

Nota: para já ficaremos sem a função de Latex. 😢 Essa funcionalidade é garantida por um addon, que por sua vez precisa de outro addon para aparecer ali na barra. Mas este segundo addon não é totalmente compatível com esta versão do fórum, e assim à primeira tentativa vi que fazia com que o menu de emojis deixasse de funcionar. 😐 Entre termos emojis ou Latex, a escolha foi fácil. 🤷‍♂️

No entanto, sei que o criador do addon está a trabalhar numa nova versão compatível com esta versão 2.1, pelo que será uma questão de dias.

• Reacções
Não preciso de explicar muito isto, dado já ter sido mostrado no outro tópico:

21reactions-gif.185566
É normal eu não ter a reação de dislike? :/

@lckk e @Marco L. que reações são essas? 😂 Podemos adicionar outras que queiram sugerir. 😬

Aproveitei para adicionar uma nova para ilustrar. 🌈🦄

Isto são demasiadas inovações para a minha cabecinha... o que é que virá na próxima versão? :O :O :O 🧞‍♀️🧜‍♂️🧟‍♀️

• Love
Reactions: davis
Isto são demasiadas inovações para a minha cabecinha... o que é que virá na próxima versão? :O :O :O 🧞‍♀️🧜‍♂️🧟‍♀️
Para já, no pipeline de coisas a fazer aqui no fórum tenho:
  • Conseguir ativar a funcionalidade que falta native push notifications . ⚙
  • Trazer de volta o LaTeX ➕➖➗
  • Redefinir as secções do fórum. Já falei algures (acho eu), que gostaria de criar uma secção de boas -vindas para receber os novos utilizadores, que explique as várias funcionalidades do fórum, tenha um FAQ, e explique as regras. Esta secção de sugestões e suporte seria lá integrada. 🔀
Há outras ideias, mas ainda não suficientemente amadurecidas, como implementar tags nos tópicos, o que é diferente das atuais etiquetas que já existem para as várias faculdades (poderia ser útil nos cursos, por exemplo, permitindo que todos os cursos que falassem de Medicina estivessem com a respectiva Tag, o que facilitaria a pesquisa) e formas de integrar mais o fórum com o site. 💭 Sugestões que tenham são sempre bem-vindas. 💡

Mas agora no resto deste mês o foco vai passar por redesenhar o site e optimizar o seu desempenho, considerando que a atual versão, que já é a terceira desde que o Uniarea existe, já é de 2016. Entretanto muita coisa mudou, quer no tipo de conteúdos publicados, na forma como são estruturados e nas tecnologia utlizadas. Mais novidades sobre isto em breve.

Então e vamos voltar a ter LaTeX? 😇
Sim! 😬 🔜

Adivinhem lá o que é que está de volta? 😇

Aparece ali no menu "Inserir". Já não há a hipótese de "desenhar" a equação, já que essa parte do software está licenciada e o autor do addon não tem a licença, pelo que percebi. Mas dá para adicionar LaTeX.

• Love
  • Like
Reactions: Alterado and Alfa
Adivinhem lá o que é que está de volta? 😇

Aparece ali no menu "Inserir". Já não há a hipótese de "desenhar" a equação, já que essa parte do software está licenciada e o autor do addon não tem a licença, pelo que percebi. Mas dá para adicionar LaTeX.

Obrigado!

Teste 1 (inline): \( a^2 + b^2 = c^3\)

Teste 2 (display):
\[ \int_{-\infty}^{+\infty}e^{-x^2} = \sqrt{\pi}\]