Fórum Uniarea 2.2

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá a todos!

Nas últimas 3 horas foram feitas uma série de atualizações que tinham vindo a ser adiadas há alguns meses. Felizmente têm existido alguns contributos que permitiram renovar um conjunto de licenças do fórum, templates e addons que estavam já fora da validade, num investimento total, para já, de cerca de 150$.

Esta versão 2.2 vem no seguimento da última grande atualização em 2019, a Fórum Uniarea 2.1, que trouxe coisas como as reações nas mensagens, o novo sistema de emojis, o novo sistema de bookmarks, a integração/pré-visualização de links, tabelas, melhorias no editor de mensagens, entre outras dezenas de alterações.

Esta nova versão 2.2 já traz algumas novidades, que vou listar em baixo, mas há mais uma ou outra extra que está por configurar, e isto não são horas para fazer isso. 😅 Este tópico serve para vos pedir para reportarem erros/bugs que apanhem, coisas que ficaram fora do sítio, etc. Foi atualizado não só o sistema base do fórum, como o template que garante este visual, como o próprio addon que gere a área de apontamentos, outros 9 addons que gerem outras várias funcionalidades extra, pelo que é normal que possa haver aqui algum conflito que possa não ter ficado resolvido (além de todos os erros que viram quando entraram aqui entre as 3h e às 5 da manhã...).

Aproveito para reforçar que se quiserem contribuir para futuras melhorias e novas funcionalidades podem encontrar aqui mais informação:

Ora bem, vamos lá então listar as novidades:

User profile banners


É uma mudança mais estética, mas passa a ser possível adicionar uma espécie de capa no vosso perfil, como existe noutras redes sociais. Ou seja, passar disto:

1628825547791.png

Para algo tipo isto:

1628825621504.png

A imagem pode ser mudada no perfil, sendo a imagem ajustável para ficar o melhor encaixada naquele espaço.

Gestão da Mudança de Usernames


De quem já andava a mudar uns 10-20 usernames por semana, é das funcionalidades que me vai dar mais jeito. 😅 A ideia é dar ao utilizador a liberdade de conseguir mudar de username de forma mais ágil e autónoma. Vai permitir que ele próprio possa verificar se esse outro username já está registado, bem como criar um histórico no seu perfil para que possa ser mais facilmente reconhecido por outros users. Para já permitirá mudar o username a cada 90 dias, mas é algo que pode ser revisto.

Para mudar de username basta ir ao seu próprio perfil e aparecerá a opção de mudar ao lado do nome:

1628826090603.png

O pedido fica depois pendente e poderá ser aprovado por qualquer moderador.

Para ser mais fácil de identificar o user, especialmente quando é alguém que já cá tinha conta a algum tempo, aparecerá um pequeno menu ao pé do nome com os anteriores usernames:

1628826411970.png

Este menu é temporário e desaparece ao fim de 30 dias da mudança de username. Caso exista algum motivo que leve a que o user não queira ter o anterior nome cá, há uma opção que pode ser ativada pelo moderador que aprovar a mudança para esse menu não aparecer.

Novo Editor de Texto e Gestor de Anexos​


À primeira vista devem ter reparado que a caixa onde escrevem as respostas mudou bastante. A ideia é ter um visual mais clean e arrumado, dando prioridade às principais/mais usadas funcionalidades. Os ícones mudaram e aparecem agrupados pelas funcionalidades:

1628827791554.png

É provável que a barra ainda seja ajustada quando tiver tempo de olhar para isto melhor.

Outra das grandes mudanças aqui é a antiga funcionalidade de Preview, que se se lembram aparecia por baixo do post que estavam a escrever. Agora aparece dentro da própria caixa de escrita, podendo alternar entre o modo preview e o de edição carregando esse botão de Preview, nada mais simples.

Outra grande mudança foi a gestão de anexos na publicação, sejam imagens ou outros ficheiros, que permite perceber mais facilmente o que está anexado exatamente:

1628828033584.png

Podem ver o preview dos anexos e editar diretamente,

Outra diferença na caixa de resposta, e que fará uma grande diferença para que não está habituado a fóruns, é que quando respondem a alguém fazendo uma quote, o fórum faz uma renderização da mensagem que está a ser quotada:

1628828190631.png
Se repararem na imagem em cima ele está a mostrar o quote da mensagem na edição, tal e qual como irá aparecer publicado, em vez de aparecerem as habituais tags de [Qu0te][/Qu0te]

A ideia será eliminar todo o BBcode que seja possível, o que irá certamente ajudar a evitar quotes mal feitas, e utilizadores que sem querem acabam por publicar mensagens todas desformatadas.


Melhoria do Sistema de Alertas​

O fórum tem agora diferenças entre os alertas que já viste e os que não, que aparecem mais carregados. É possível marcar mais facilmente um determinado alerta como lido, sem o abrir, através do círculo do canto, ou até marcar logo todos como lidos sem os ver na opção que aparece por baixo:

1628828995240.png

Anexos nas Publicações do Perfil​

Passa também a ser possível adicionar anexos nas publicações realizadas nos perfis de outros utilizadores.

Área de Apontamentos​

Entre várias outras pequenas melhorias, e outras mais técnicas, passará a ser possível votar nas reviews, destacando as mais relevantes:

1628829598582.png

E é possível que este sistema de votação chegue a outras áreas do fórum. 👀🔜

Além destas alterações houve outras de toda a iconografia do fórum, ligadas à melhoria do sistema que salvamento automático das mensagens escritas no fórum não publicadas/guardadas, updates de segurança, updates de proteção contra spam, melhor validação dos usernames no registo, bloqueios de segurança de contas de utilizadores que possam ter sido comprometidas (obrigando-os a mudar a pass para voltar a entrar no fórum), melhorias de SEO, melhorias do ambiente de administração do fórum, melhorias na autenticação dos utilizadores, melhorias no sistema de envio de e-mails do fórum, melhorias no carregamento de imagens, entre dezenas de outras alterações mais técnicas.

Mas como referi, ainda haverá uma ou outra novidade que será adicionada neste tópico nos próximos dias. 🔜

EDIT: novas funcionalidades entretanto anunciadas:

 
Última edição:

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Mensagens
186
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Mais um dia, mais uma nova funcionalidade:

GIPHY integration​


Fuck Yeah Yes GIF
George Costanza Reaction GIF
Happy Little Girl GIF by Demic


Inserir GIFs no fórum era algo chato e confuso. Era preciso ir pesquisar fora do fórum, e depois meter upload nas imagens, sendo que se fosse demasiado grande o fórum não o aceitava e tinha de ser inserido como vídeo.

That Sucks The Office GIF


Com esta nova integração, que estava pendente de uma licença de autorização da GIPHY, aprovada nas últimas horas, passa a ser possível inserir GIFs diretamente no fórum com tamanhos standard. Os GIFs são inseridos dentro da grande biblioteca que a GIPHY tem, podendo ser pesquisados em várias línguas onde se inclui o português e o inglês.

GIF by Late Night with Seth Meyers


O botão de inserir aparece na barra logo ali ao lado dos smilies:

Ver anexo 20925

Have fun! 😝

Oprah Hand Outs GIF


Se quiserem contribuir para o projeto têm aqui mais informação:
Me Gusta Seth Meyers GIF by Late Night with Seth Meyers
 
  • Like
Reactions: Teresa P. and davis

Marco Esperança

Membro Catedrático
Especialista
Eng. Informática & Engenharia
Matrícula
28 Maio 2017
Mensagens
1,704
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Reparei que o número de likes das "reactions score" é diferente do número total obtido da distribuição das reações em detalhe através de "reactions received" (selecionado ao clicar em "reactions score"). Não sei se é erro ou é suposto a fórmula de cálculo ser diferente. Envio print para exemplificar com o meu caso.


Screenshot 2021-08-18 at 13.06.04.png
Screenshot 2021-08-18 at 13.04.34.png
 
  • Like
Reactions: davis and Rafael.

Rafael.

Membro Dux
Colaborador Editorial
Apoiante Uniarea
Matrícula
18 Fevereiro 2016
Mensagens
889
Curso
Bioinformática Clínica
Instituição
U. Aveiro
Reparei que o número de likes das "reactions score" é diferente do número total obtido da distribuição das reações em detalhe através de "reactions received" (selecionado ao clicar em "reactions score"). Não sei se é erro ou é suposto a fórmula de cálculo ser diferente. Envio print para exemplificar com o meu caso.


Ver anexo 20958
Ver anexo 20959
No meu caso, o total de reações (1481) é superior ao reaction score (1465)

Ainda pensei se essa diferença poderia estar relacionada com contas que eventualmente foram apagadas e as reações deixaram de contar para o reaction score, mas contam na mesma para o total de reações? só a supor, não faço ideia mesmo 😅
 

Marco Esperança

Membro Catedrático
Especialista
Eng. Informática & Engenharia
Matrícula
28 Maio 2017
Mensagens
1,704
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
No meu caso, o total de reações (1481) é superior ao reaction score (1465)

Ainda pensei se essa diferença poderia estar relacionada com contas que eventualmente foram apagadas e as reações deixaram de contar para o reaction score? só a supor, não faço ideia mesmo 😅
É uma boa suposição.
 

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Mensagens
732
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
Também é possível só contarem X reacções por post (ou seja, se tens 10 reacções no post, a score só contar 5 delas), ou também há a possibilidade de diferentes reacções terem peso diferente no cálculo.
 
  • Like
Reactions: Marco Esperança

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Reparei que o número de likes das "reactions score" é diferente do número total obtido da distribuição das reações em detalhe através de "reactions received" (selecionado ao clicar em "reactions score"). Não sei se é erro ou é suposto a fórmula de cálculo ser diferente. Envio print para exemplificar com o meu caso.


Ver anexo 20958
Ver anexo 20959

No meu caso, o total de reações (1481) é superior ao reaction score (1465)

Ainda pensei se essa diferença poderia estar relacionada com contas que eventualmente foram apagadas e as reações deixaram de contar para o reaction score, mas contam na mesma para o total de reações? só a supor, não faço ideia mesmo 😅

É uma boa suposição.

Mas tu não deves equiparar a % das ilhas com as do todo o continente, evidentemente que vão ser mais baixas, tens é de comparar por distrito e R.A. ou por NUTS II ou III

Também é possível só contarem X reacções por post (ou seja, se tens 10 reacções no post, a score só contar 5 delas), ou também há a possibilidade de diferentes reacções terem peso diferente no cálculo.
Isso acontece porque o fórum não considera todas as reactions como positivas, embora dê para alterar isso. Basicamente as reactions podem ser definidas como positivas (+1), neutras (+0), negativas (-1) e valor personalizado. Atualmente está assim, creio que na altura, quando foi configurado, o angry estava como negativo (-1) e eu mudei para neutro, e adicionamos o Fabulous que ficou positivo (+1):

1629297120972.png

Mas posso passar tudo para positivo (+1) ou outra sugestão que tenham de escala personalizada.
 

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Mensagens
732
Curso
Estudos Portugueses
Instituição
FLUP
A meu ver, acho que essa distribuição de "valores" será a mais inócua possível, e que por isso deva continuar.
Post automatically merged:

Aliás já reagi com "Angry" a alguns posts sobre a vacinação, mas era relativo aos intervenientes que surgiram nos relatos e não sobre o user que postou.
 

Marco Esperança

Membro Catedrático
Especialista
Eng. Informática & Engenharia
Matrícula
28 Maio 2017
Mensagens
1,704
Curso
Engenharia Informática
Instituição
UMinho
Isso acontece porque o fórum não considera todas as reactions como positivas, embora dê para alterar isso. Basicamente as reactions podem ser definidas como positivas (+1), neutras (+0), negativas (-1) e valor personalizado. Atualmente está assim, creio que na altura, quando foi configurado, o angry estava como negativo (-1) e eu mudei para neutro, e adicionamos o Fabulous que ficou positivo (+1):

Ver anexo 20963

Mas posso passar tudo para positivo (+1) ou outra sugestão que tenham de escala personalizada.
Faz sentido a distribuição. Era só mais uma curiosidade que eu tinha. Obrigado pelo esclarecimento!
 

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Aliás já reagi com "Angry" a alguns posts sobre a vacinação, mas era relativo aos intervenientes que surgiram nos relatos e não sobre o user que postou.
Pois, algumas das reações de "angry" e "sad" são na brincadeira, e feitas de forma positiva. Mas não há forma do fórum reconhecer as reações verdadeiras das irónicas. 😅

Não foi o caso desta aqui, tho. 🙄

1629299147587.png
 
Matrícula
3 Março 2018
Mensagens
44
Curso
Relações Internacionais
Instituição
ULisboa
Pois, algumas das reações de "angry" e "sad" são na brincadeira, e feitas de forma positiva. Mas não há forma do fórum reconhecer as reações verdadeiras das irónicas. 😅

Não foi o caso desta aqui, tho. 🙄

Ver anexo 20964
Eu ao dar a reação angry não é no sentido de estar propriamente zangado, mas sim de discordar. Utilizo-o como um botão de dislike atendendo que não há nenhum de momento.
 
Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Segue mais uma nova funcionalidade desta versão 2.2 do Fórum, que acho que será muito útil. Foi uma das 2 que ficaram para o fim, porque dariam mais trabalho a configurar, tendo implicado editar as seções todas do fórum, uma a uma. 😅

Tipos de Tópicos (e Sub-Fóruns): Discussões, Perguntas, Votações e Artigos​


Até agora o fórum teve tópicos no formato de Discussões. Ou seja, alguém coloca uma mensagem inicial, e as pessoas vão respondendo por aí abaixo, e em várias páginas. É uma estrutura, portanto, que vai ordenando as publicações por ordem cronológica. Para quem procura uma resposta rápida para uma pergunta, essa estrutura pode não ser a mais adequada.

Além disso, especialmente num fórum como o do Uniarea de entreajuda, algumas questões são respondidos pela Equipa Uniarea, outras pelos Especialistas, e outras pela própria comunidade (e bem). Sendo que muitas das vezes a forma como nós, Moderadores/Especialistas, validamos que concordamos com essa resposta é dar-lhe "like", o que não ser propriamente claro para quem lê, e pode não ser claro se a resposta está ou não certa (se é que isso se aplica).

E é aqui que entram a diferenciação entre os novos 4 tipos de tópicos: Discussões, Perguntas, Votações e Artigos.

1629591454781.png

As Discussões são basicamente os tópicos como existiram até agora, e que continuarão a existir em todas as seções. As Votações já existiam também cá, mas era uma funcionalidade "extra" das Discussões. Agora aparece na criação de um novo tópico com destaque para realçar essa possibilidade. Vamos então ao que é verdadeiramente novo:

Tópicos de Pergunta​


É uma possibilidade que acho que já tínhamos discutido há uns tempos, mas não tão bem feito como isto, e é o tipo de tópico do dois que vai ser mais útil. Os tópicos de pergunta podem ser usados quando o criador quer uma resposta definitiva (e coletiva) para uma determinada pergunta concreta. Ao contrário das Votações em que várias opiniões/respostas são válidas, mas não há uma única resposta que pode ser considerada como "certa", aqui a ideia será encontrar uma solução.

Eu converti um tópico de Discussão em tópico de Pergunta para vos mostrar como funciona, nada contra as respostas dadas 😅:


1629595549425.png

Como podem ver a mensagem inicial é tal e qual como apareceria nas Discussões até agora. A diferença é que essa mensagem fica fixa. Ou seja, aparece sempre no topo da página do tópico, independentemente da página de respostas, ao contrário dos tópicos de Discussões onde só apareceria na primeira página. Assim, qualquer pessoa que venha cá parar num dos posts de uma página seguinte, sabe sempre o contexto da questão inicial a que esse post está a responder.

No que toca às respostas, cada uma delas pode receber votos positivos ou votos negativos ali do lado direito. O sistema de votação dos tópicos de Pergunta é diferente do sistema de reactions e dessa contagem. Enquanto que uma publicação engraçada pode receber uma boa pontuação nas reactions, não significa necessariamente que é uma boa resposta para a questão em causa.

Além disso, e usando este sistema, passa a ser possível ordenar as respostas dos tópicos de Pergunta pela votação que receberam. O que permite ler primeiro as melhores respostas, mesmo que cronologicamente tenham sido colocadas depois. No caso acima, poderíamos ver a segunda resposta primeiro.

E finalmente, uma das diferenças mais interessantes, é que a pessoa que cria o tópico (ou um moderador) tem a opção se selecionar a publicação que responde à questão que colocou, tornando esse post como a solução.

1629596261852.png

Quando essa solução é selecionada, é trazida da confusão das outras respostas para junto da pergunta inicial, independentemente da posição/página em que está no tópico. Há uma opção para ler a resposta completa que irá redirecionar para a posição em que essa publicação está no tópico, permitindo interagir com ela como em qualquer outra.

1629596493605.png

Será possível fazer o tracking do número de soluções que cada membro deu aqui no fórum, o que permitirá aceder a novos troféus, e será certamente algo que poderá levar a entrada nos Especialistas/Moderadores.

1629596729716.png

E iremos também destacar esses utilizadores que mais ajudam com estas soluções nas nossas estatísticas de membros:

1629596939173.png

Fóruns de Perguntas​

O fórum agora permite decidir que tipo de tópicos podem ser abertos em cada seção (daí ter sido preciso configurar todas novamente). E é possível ter seções só com um tipo de tópico, estando agora todos mistos. No caso particular de termos uma seção exclusiva para Tópicos de Perguntas, seria possível ter algumas funcionalidades extra, nomeadamente filtrar por tópicos em que ainda não se encontrou uma solução ou tópicos que não tiveram qualquer resposta até agora.

1629597277632.png

Acho que poderia ser uma funcionalidade interessante para uma potencial nova área dedicada a Perguntas sobre a matéria de cada disciplina do secundário, em vez de se usarem os atuais tópicos que já vão com dezenas de páginas. Mas estou aberto a sugestões de como se poderia usar estes novos Fóruns de Perguntas.

Tópicos de Artigos​


Não sei se isto poderá ser útil, ainda para mais quando já temos o site, mas decidi ativar e ver no que dá. A ideia será terem um tópico que se parece a um artigo de um site, no que se seguem dos comentários dos outros membros.

A primeira mensagem aparece num estilo alternativo, destacando-se dos comentários, permitindo inserir mais carateres e imagens do que as publicações habituais, refletindo que os artigos serão mais longos e complexos do que o típico tópico. A maior diferença é que a publicação não tem qualquer sidebar, usando todo o espaço para o conteúdo, aparecendo a identificação do autor apenas no fim, como nas caixas habituais dos sites/blogs.

A seção Exames Nacionais 2021 teve todos os tópicos convertidos para Artigos para fins de teste:

1629598025329.png

Como acontece com os tópicos de pergunta, os artigos ficam sempre com a publicação inicial fixa no topo de cada página do tópico, embora em páginas seguintes apareça automaticamente colapsado como na imagem, de forma a não ocupar muito espaço, continuando acessível através da sua expansão.

Dado que o Uniarea já publica artigos sobre os outros temas no site, a funcionalidade dos artigos está ativada na seção Geral, caso alguém queira tomar a iniciativa de criar lá um tópico nesse formato, e será aplicada em seções próprias com tópicos mais informativos que possa fazer sentido, como se fez na Exames Nacionais 2021, que tem como objectivo substituir a antiga área sobre exames nacionais do site.

Fóruns de Artigos​

Da mesma que é possível criar Fóruns de Perguntas, é possível criar seções exclusivas de Artigos que, ao deixarem de ser mistos, permitem que tenham algumas funcionalidades extra. Basicamente permitiria ver os tópicos dentro da seção de forma diferente. Em vez de uma lista, como está atualmente em todas as seções, poderiam aparecer como se de um blog se tratassem com thumbnails associadas. Algo muito dentro do que temos no site atualmente:

1629598954827.png

Acho que poderá ser interessante no futuro, tenho uma ou outra ideia de como se poderia usar isso dentro do fórum, sem tirar o foco editorial do artigos que o site já tem. Mas fica cá, caso alguém queira dar sugestões de como poderia ser usado.

E para já é isto. Há apenas mais uma funcionalidade que é um pouco mais técnica e não servirá para todos. Mas acho que a funcionalidade das Perguntas é das mais interessantes desta nova versão 2.2, e espero que facilite a procura de informação no fórum em que cada vez somos mais e que cada vez se torna mais difícil encontrar informação entre tantas mensagens.

Mais uma vez, comentários, dúvidas, erros ou sugestões, estejam à vontade! 🤗

Se quiserem contribuir para o projeto têm aqui mais informação:
 
Última edição:

NemoExNihilo

Membro Catedrático
Colaborador Editorial
Matrícula
5 Agosto 2015
Mensagens
11,710
Curso
Contestação Aplicada
Instituição
Toda e Qualquer Injustiça

Tópicos de Pergunta​


É uma possibilidade que acho que já tínhamos discutido há uns tempos, mas não tão bem feito como isto, e é o tipo de tópico do dois que vai ser mais útil. Os tópicos de pergunta podem ser usados quando o criador quer uma resposta definitiva (e coletiva) para uma determinada pergunta concreta. Ao contrário das Votações em que várias opiniões/respostas são válidas, mas não há uma única resposta que pode ser considerada como "certa", aqui a ideia será encontrar uma solução.

Eu converti um tópico de Discussão em tópico de Pergunta para vos mostrar como funciona, nada contra as respostas dadas 😅:

1629595549425.png


Como podem ver a mensagem inicial é tal e qual como apareceria nas Discussões até agora. A diferença é que essa mensagem fica fixa. Ou seja, aparece sempre no topo da página do tópico, independentemente da página de respostas, ao contrário dos tópicos de Discussões onde só apareceria na primeira página. Assim, qualquer pessoa que venha cá parar num dos posts de uma página seguinte, sabe sempre o contexto da questão inicial a que esse post está a responder.

No que toca às respostas, cada uma delas pode receber votos positivos ou votos negativos ali do lado direito. O sistema de votação dos tópicos de Pergunta é diferente do sistema de reactions e dessa contagem. Enquanto que uma publicação engraçada pode receber uma boa pontuação nas reactions, não significa necessariamente que é uma boa resposta para a questão em causa.

Além disso, e usando este sistema, passa a ser possível ordenar as respostas dos tópicos de Pergunta pela votação que receberam. O que permite ler primeiro as melhores respostas, mesmo que cronologicamente tenham sido colocadas depois. No caso acima, poderíamos ver a segunda resposta primeiro.

E finalmente, uma das diferenças mais interessantes, é que a pessoa que cria o tópico (ou um moderador) tem a opção se selecionar a publicação que responde à questão que colocou, tornando esse post como a solução.

1629596261852.png


Quando essa solução é selecionada, é trazida da confusão das outras respostas para junto da pergunta inicial, independentemente da posição/página em que está no tópico. Há uma opção para ler a resposta completa que irá redirecionar para a posição em que essa publicação está no tópico, permitindo interagir com ela como em qualquer outra.

1629596493605.png


Será possível fazer o tracking do número de soluções que cada membro deu aqui no fórum, o que permitirá aceder a novos troféus, e será certamente algo que poderá levar a entrada nos Especialistas/Moderadores.

1629596729716.png


E iremos também destacar esses utilizadores que mais ajudam com estas soluções nas nossas estatísticas de membros:

1629596939173.png
Desculpem-me o vago off-topic, mas vou ter de o dizer: o UniArea vai ser a próxima (e melhor) versão do Stack Exchange.

Quando, daqui a uns anos, o @davis for declarado Imperador da Internet, não digam que eu não o tinha previsto já.
 

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Para quem visita o fórum pela primeira vez, a forma como funciona pode parecer algo confusa, considerando todas as áreas que já tem hoje e funcionalidades associadas. Nesse sentido, e dentro desta atualização 2.2, foram realizadas 2 pequenas alterações:

Criação de Tópicos​

Como recebo várias mensagens de pessoas que não sabem como criar tópicos, porque não encontram o botão azul "Novo tópico" à primeira, passa a existir um widget a destacar essa funcionalidade na sidebar:

1630339880037.png

Responder num Tópico antes de se registar:​


Outra das dificuldades comuns, para quem encontra um tópico onde quer participar, é não saber como escrever uma resposta. Quem não tem o login feito não consegue ver a caixa de resposta, aparecendo até agora uma mensagem com esta informação no fim do tópico, que muitos não viam:

1630339513619.png

Para facilitar o processo de participação no fórum, em vez desta mensagem, o fórum passará a mostrar já a caixa de resposta e deixa o utilizador escrever a sua mensagem como anónimo:

1630339616240.png

No entanto, não tendo conta ou login feito, é após ele escrever a resposta, e clicar em responder, que o fórum irá alertar que tem de fazer o login ou criar uma conta cá:

1630339560875.png

A mensagem que foi escrita fica pendente do login ou do respetivo registo e confirmação da conta. Se o utilizador nunca chegar a fazer login/criar conta/confirmar a conta, a mensagem nunca chega a ser publicada no fórum, e após algum tempo é descartada pelo sistema.

Ainda há mais algumas coisas que acho que deveriam ser feitas para facilitar o on boarding de novos membros, nomeadamente uma seção/tópicos a explicar o funcionamento, mas vamos aos poucos. 😅 Mais uma vez, comentários, dúvidas, erros ou sugestões, estejam à vontade! 🤗

Se quiserem contribuir para o projeto têm aqui mais informação:

 
Última edição:

Alexandra S.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Mensagens
4,191
Curso
Mestrado CCTI
Instituição
Iscte
Vi esta imagem antes de ler o conteúdo e o meu primeiro pensamento foi: "Olha, o @davis está a usar o perfil do @Alfa como exemplo" 😅🤣

Sobre as alterações, gostei especialmente do "on hold" em relação à publicação da pergunta/comentário e a criação de conta /login realizado.
Não sei se poderia ser implementada alguma funcionalidade em relação à repetição de perguntas - muitas vezes o mesmo user faz a mesma pergunta em vários tópicos, o que dificulta não só para quem lhe responde como para outras pessoas encontrarem respostas. Fica a ideia 😊
 

Fábio T.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2021
Mensagens
186
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Segue mais uma nova funcionalidade desta versão 2.2 do Fórum, que acho que será muito útil. Foi uma das 2 que ficaram para o fim, porque dariam mais trabalho a configurar, tendo implicado editar as seções todas do fórum, uma a uma. 😅

Tipos de Tópicos (e Sub-Fóruns): Discussões, Perguntas, Votações e Artigos​


Até agora o fórum teve tópicos no formato de Discussões. Ou seja, alguém coloca uma mensagem inicial, e as pessoas vão respondendo por aí abaixo, e em várias páginas. É uma estrutura, portanto, que vai ordenando as publicações por ordem cronológica. Para quem procura uma resposta rápida para uma pergunta, essa estrutura pode não ser a mais adequada.

Além disso, especialmente num fórum como o do Uniarea de entreajuda, algumas questões são respondidos pela Equipa Uniarea, outras pelos Especialistas, e outras pela própria comunidade (e bem). Sendo que muitas das vezes a forma como nós, Moderadores/Especialistas, validamos que concordamos com essa resposta é dar-lhe "like", o que não ser propriamente claro para quem lê, e pode não ser claro se a resposta está ou não certa (se é que isso se aplica).

E é aqui que entram a diferenciação entre os novos 4 tipos de tópicos: Discussões, Perguntas, Votações e Artigos.

Ver anexo 21058

As Discussões são basicamente os tópicos como existiram até agora, e que continuarão a existir em todas as seções. As Votações já existiam também cá, mas era uma funcionalidade "extra" das Discussões. Agora aparece na criação de um novo tópico com destaque para realçar essa possibilidade. Vamos então ao que é verdadeiramente novo:

Tópicos de Pergunta​


É uma possibilidade que acho que já tínhamos discutido há uns tempos, mas não tão bem feito como isto, e é o tipo de tópico do dois que vai ser mais útil. Os tópicos de pergunta podem ser usados quando o criador quer uma resposta definitiva (e coletiva) para uma determinada pergunta concreta. Ao contrário das Votações em que várias opiniões/respostas são válidas, mas não há uma única resposta que pode ser considerada como "certa", aqui a ideia será encontrar uma solução.

Eu converti um tópico de Discussão em tópico de Pergunta para vos mostrar como funciona, nada contra as respostas dadas 😅:


Ver anexo 21059

Como podem ver a mensagem inicial é tal e qual como apareceria nas Discussões até agora. A diferença é que essa mensagem fica fixa. Ou seja, aparece sempre no topo da página do tópico, independentemente da página de respostas, ao contrário dos tópicos de Discussões onde só apareceria na primeira página. Assim, qualquer pessoa que venha cá parar num dos posts de uma página seguinte, sabe sempre o contexto da questão inicial a que esse post está a responder.

No que toca às respostas, cada uma delas pode receber votos positivos ou votos negativos ali do lado direito. O sistema de votação dos tópicos de Pergunta é diferente do sistema de reactions e dessa contagem. Enquanto que uma publicação engraçada pode receber uma boa pontuação nas reactions, não significa necessariamente que é uma boa resposta para a questão em causa.

Além disso, e usando este sistema, passa a ser possível ordenar as respostas dos tópicos de Pergunta pela votação que receberam. O que permite ler primeiro as melhores respostas, mesmo que cronologicamente tenham sido colocadas depois. No caso acima, poderíamos ver a segunda resposta primeiro.

E finalmente, uma das diferenças mais interessantes, é que a pessoa que cria o tópico (ou um moderador) tem a opção se selecionar a publicação que responde à questão que colocou, tornando esse post como a solução.

Ver anexo 21060

Quando essa solução é selecionada, é trazida da confusão das outras respostas para junto da pergunta inicial, independentemente da posição/página em que está no tópico. Há uma opção para ler a resposta completa que irá redirecionar para a posição em que essa publicação está no tópico, permitindo interagir com ela como em qualquer outra.

Ver anexo 21061

Será possível fazer o tracking do número de soluções que cada membro deu aqui no fórum, o que permitirá aceder a novos troféus, e será certamente algo que poderá levar a entrada nos Especialistas/Moderadores.

Ver anexo 21062

E iremos também destacar esses utilizadores que mais ajudam com estas soluções nas nossas estatísticas de membros:

Ver anexo 21064

Fóruns de Perguntas​

O fórum agora permite decidir que tipo de tópicos podem ser abertos em cada seção (daí ter sido preciso configurar todas novamente). E é possível ter seções só com um tipo de tópico, estando agora todos mistos. No caso particular de termos uma seção exclusiva para Tópicos de Perguntas, seria possível ter algumas funcionalidades extra, nomeadamente filtrar por tópicos em que ainda não se encontrou uma solução ou tópicos que não tiveram qualquer resposta até agora.

Ver anexo 21065

Acho que poderia ser uma funcionalidade interessante para uma potencial nova área dedicada a Perguntas sobre a matéria de cada disciplina do secundário, em vez de se usarem os atuais tópicos que já vão com dezenas de páginas. Mas estou aberto a sugestões de como se poderia usar estes novos Fóruns de Perguntas.

Tópicos de Artigos​


Não sei se isto poderá ser útil, ainda para mais quando já temos o site, mas decidi ativar e ver no que dá. A ideia será terem um tópico que se parece a um artigo de um site, no que se seguem dos comentários dos outros membros.

A primeira mensagem aparece num estilo alternativo, destacando-se dos comentários, permitindo inserir mais carateres e imagens do que as publicações habituais, refletindo que os artigos serão mais longos e complexos do que o típico tópico. A maior diferença é que a publicação não tem qualquer sidebar, usando todo o espaço para o conteúdo, aparecendo a identificação do autor apenas no fim, como nas caixas habituais dos sites/blogs.

A seção Exames Nacionais 2021 teve todos os tópicos convertidos para Artigos para fins de teste:

Ver anexo 21066

Como acontece com os tópicos de pergunta, os artigos ficam sempre com a publicação inicial fixa no topo de cada página do tópico, embora em páginas seguintes apareça automaticamente colapsado como na imagem, de forma a não ocupar muito espaço, continuando acessível através da sua expansão.

Dado que o Uniarea já publica artigos sobre os outros temas no site, a funcionalidade dos artigos está ativada na seção Geral, caso alguém queira tomar a iniciativa de criar lá um tópico nesse formato, e será aplicada em seções próprias com tópicos mais informativos que possa fazer sentido, como se fez na Exames Nacionais 2021, que tem como objectivo substituir a antiga área sobre exames nacionais do site.

Fóruns de Artigos​

Da mesma que é possível criar Fóruns de Perguntas, é possível criar seções exclusivas de Artigos que, ao deixarem de ser mistos, permitem que tenham algumas funcionalidades extra. Basicamente permitiria ver os tópicos dentro da seção de forma diferente. Em vez de uma lista, como está atualmente em todas as seções, poderiam aparecer como se de um blog se tratassem com thumbnails associadas. Algo muito dentro do que temos no site atualmente:

Ver anexo 21068

Acho que poderá ser interessante no futuro, tenho uma ou outra ideia de como se poderia usar isso dentro do fórum, sem tirar o foco editorial do artigos que o site já tem. Mas fica cá, caso alguém queira dar sugestões de como poderia ser usado.

E para já é isto. Há apenas mais uma funcionalidade que é um pouco mais técnica e não servirá para todos. Mas acho que a funcionalidade das Perguntas é das mais interessantes desta nova versão 2.2, e espero que facilite a procura de informação no fórum em que cada vez somos mais e que cada vez se torna mais difícil encontrar informação entre tantas mensagens.

Mais uma vez, comentários, dúvidas, erros ou sugestões, estejam à vontade! 🤗

Se quiserem contribuir para o projeto têm aqui mais informação:
Eu devo dizer que visito o Uniarea todos os dias e várias vezes ao dia, mas só agora é que vi esta mensagem 🤣
Agora tenho oficialmente a explicação da existência do "Solutions"
A primeira vez que vi fiquei meio sem perceber, mas rapidamente apercebi-me do que se tratava.
 
  • Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Mensagens
23,480
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Sobre as alterações, gostei especialmente do "on hold" em relação à publicação da pergunta/comentário e a criação de conta /login realizado.
Não sei se poderia ser implementada alguma funcionalidade em relação à repetição de perguntas - muitas vezes o mesmo user faz a mesma pergunta em vários tópicos, o que dificulta não só para quem lhe responde como para outras pessoas encontrarem respostas. Fica a ideia 😊
Entretanto estava aqui a ver se havia alguma forma de fazer isso, mas vi que é algo que é facilmente contornável se o utilizador alterar algumas das palavras. A alternativa é limitar o número de mensagens seguidas/tópicos criados seguidos, que atualmente é:
  • Limite de 1 mensagem a cada 30 segundos;
  • Limite de 1 tópico criado a cada 5 minutos.
Mas acho que limitar o tempo pode bloquear a participação de pessoas que efetivamente queiram escrever coisas diferentes em vários tópicos, pelo que para já fica assim. 😅 Pode ser que no futuro se encontre outra forma de fazer isso, que provavelmente passará por um "tutorial" de entrada no fórum em que explique os dos and don'ts.

Aproveito para colocar aqui a última nova funcionalidade que fecha esta nova versão do Fórum 2.2:

Progressive web app​


Uma aplicação do Uniarea é dos pedidos mais frequentes que recebemos, mas o desenvolvimento e manutenção disso é algo que ultrapassa o orçamento disponível. Como alternativa, o fórum é o mais mobile friendly possível, para permitir uma utilização o mais eficaz e eficiente possível.

Dando um novo passo no sentido de uma potencial futura aplicação, o fórum do Uniarea passa a poder funcionar como uma progressive web app (PWA). O que uma PWA faz é basicamente permitir que um site se pareça e comporte como uma app sem ter de efetivamente criar o código necessário para uma app que funcione nas várias plataformas. Fazem aqui uma espécie de ponte entre os sites e as apps nativas quer em mobile como em desktop.

O primeiro passo para a implementação da PWA foram as push notifications que já tinham sido implementadas há uns dias. Mas agora passa a ser possível instalar uma espécie de app do fórum.

Nota: tal como as push notifications, tudo o que está ligado às PWAs só funciona nos dispositivos e browsers que suportam esta tecnologia. Isto exclui o Safari em macOS e qualquer browser baseado em iOS, já que a Apple não segue este standard.

Como funciona?​


Se o vosso browser/dispositivo suportar esta tecnologia irá aparecer automaticamente um alerta ou opção para instalar a app no vosso dispositivo. A forma como aparece depende do browser, mas no Chrome aparece na barra de endereços:

1630520983199.png

Em mobile, e se o dispositivo permitir, deve aparecer um alerta no fim do menu do lado esquerdo. Provavelmente algo similar a isto:

1630521052348.png

Se instalarem em desktop irão ter uma "app" que vos permite navegar na forma de forma mais imediata, já que podem adicionar ícones ao vosso ambiente de trabalho, barra de tarefas e menu inicial:

1630521483115.png

Em mobile permite adicionar um ícone de app no vosso telemóvel, a terão uma "app" que é basicamente a versão mobile do site, facilitada com os menus de navegação que encontram noutras apps (back-button p.e.), e permite também a funcionalidade habitual pull-to-refresh.

Provavelmente não é a solução que todos pedem, mas é alguma coisa por agora. 😅

1630521812922.png

Mais uma vez, comentários, dúvidas, erros ou sugestões, estejam à vontade! 🤗

Se quiserem contribuir para o projeto têm aqui mais informação: