FCSH Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Eng. Informática / Tradução
Instituição
UAb / FCSH
Olá @Ana Pereira, sabes dizer-me alguma coisa relativamente às praxes na FCSH? Tenho ideia de que a Nova, desde há um tempo, suavizou ou eliminou grande parte das praxes, mas não tenho a certeza...

E tu, escolheste que variante? Estás a gostar da experiência até agora?

• Like
Reactions: Ana Pereira

Ana Pereira

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FCSH-UNL
Olá @Ana Pereira, sabes dizer-me alguma coisa relativamente às praxes na FCSH? Tenho ideia de que a Nova, desde há um tempo, suavizou ou eliminou grande parte das praxes, mas não tenho a certeza...

E tu, escolheste que variante? Estás a gostar da experiência até agora?
Olá! Sim sei, eu andei e gostei bastante! As praxes são bastante "acessíveis" no sentido em que as atividades feitas têm o objetivo de conhecer as pessoas!
Eu estou em Estudos Ingleses e Norte-Americanos e sim, estou a gostar bastante!

Bateau Ivre

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Eng. Informática / Tradução
Instituição
UAb / FCSH
Olá! Sim sei, eu andei e gostei bastante! As praxes são bastante "acessíveis" no sentido em que as atividades feitas têm o objetivo de conhecer as pessoas!
Eu estou em Estudos Ingleses e Norte-Americanos e sim, estou a gostar bastante!
Só mais umas cenas. As praxes duram toda esta semana? Há aulas normalmente ou são relegadas para segundo plano devido às atividades praxísticas? Pode-se levar um computador para as aulas para tirar apontamentos? (É que tiro de forma muito mais rápida e organizada assim).

Obrigado! :)

Ana Pereira

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
FCSH-UNL
Só mais umas cenas. As praxes duram toda esta semana? Há aulas normalmente ou são relegadas para segundo plano devido às atividades praxísticas? Pode-se levar um computador para as aulas para tirar apontamentos? (É que tiro de forma muito mais rápida e organizada assim).

Obrigado! :)
Sim, vão de segunda a quinta-feira. E normalmente (dependendo do teu horário) vais ter de faltar a algumas aulas, se quiseres ir à praxe.
Sim, claro que podes levar um computador!

Filipa981

Membro Caloiro
Matrícula
21 Julho 2017
Olá, eu vou candidatar-me à segunda fase para a FCSH e gostava de saber se vou perder muita coisa, por não ter ido às praxes e às sessões de boas vindas, se já não vou ter "padrinhos"...

Ana Pereira

Membro Veterano
Matrícula
22 Junho 2015
Curso
Instituição
FCSH-UNL
Olá, eu vou candidatar-me à segunda fase para a FCSH e gostava de saber se vou perder muita coisa, por não ter ido às praxes e às sessões de boas vindas, se já não vou ter "padrinhos"...
Olá! Não vais perder muita coisa, não te preocupes. Normalmente as praxes recebem as pessoas de segunda fase, repetindo as atividades que foram feitas no princípio. "Padrinhos" ainda vais poder ter, sim!

Elizabeth Natalina

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2016
Boa noite a todos!

Acabei de saber que fiquei colocada em História da Arte e gostaria de saber como proceder para efetuar matrícula: que documentos devo apresentar? E ainda pretendo concorrer à bolsa, posso fazê-lo na mesma pelo site da Dges ou tenho de ir aos Serviços de Ação Social da faculdade?

E já agora, algum coleguinha em História da Arte? Gostaria de saber como é o curso, se gostam, qual foi a vossa primeira impressão, etc. Confesso que estou um pouco assustada :c

Rita1324

Membro
Matrícula
30 Outubro 2017
Boa tarde Malta ☺

Tenho a Nova como uma das minhas opçoes de escolha para o ano, mas tenho algumas duvidas que gostava de colocar a alguém que ande lá.
Gostava de ir para Linguas, Literaturas e culturas, tirar estudos Ingleses e Franceses. Mas gostava de ir para o primeiro nivel de ambos e gostava de saber se é preciso fazer testes de colocaçao de lingua ou como é que o processo de inscriçao funciona.

Tambem gostava de saber como é o ambiente dentro da faculdade e se ( quem esta a fazer o curso) está a gostar.

Obrigado desde já ☺

JoanaRodrigues99

Membro Caloiro
Matrícula
31 Janeiro 2018
Curso
Ciências da Comunicação
Instituição
Nova FCSH
Quero entrar em Ciências da Comunicação na FCSH da UNL, mas estou em risco de não conseguir. O meu objetivo é seguir a vertente do jornalismo, mas queria mesmo entrar para a Nova. Não sei o que colocar na segunda opção: Ciências da Comunicação noutra universidade ou outro curso da FCSH...

Luís Todo Bom

Membro Dux
Matrícula
23 Agosto 2016
Curso
Engenharia dos juros
Instituição
ISEG
Quero entrar em Ciências da Comunicação na FCSH da UNL, mas estou em risco de não conseguir. O meu objetivo é seguir a vertente do jornalismo, mas queria mesmo entrar para a Nova. Não sei o que colocar na segunda opção: Ciências da Comunicação noutra universidade ou outro curso da FCSH...
Bem, se queres mesmo o curso o melhor seria escolheres outra universidade, teres boas notas e tentar mudança de curso...Na minha opiniao.

Bea Noronha

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2019
Olá, eu vou-me candidatar este ano ao ensino superior e a minha primeira opção é a FCSH. Ouvi dizer que as aulas começam mais cedo nesta instituição que na maioria, se alguém que já lá ande me puder dizer mais ou menos quando começam ou onde posso obter essa informação agradecia imenso!

João Paulo Frasco

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2018
Curso
Geografia e Planeamento Regional
Instituição
FCSH - UNL
Olá, eu vou-me candidatar este ano ao ensino superior e a minha primeira opção é a FCSH. Ouvi dizer que as aulas começam mais cedo nesta instituição que na maioria, se alguém que já lá ande me puder dizer mais ou menos quando começam ou onde posso obter essa informação agradecia imenso!
As aulas vão desde as 8h às 18h... dependendo dos horários que escolhes e que é disponibilizado, podes nunca ter de entrar às 8h.

Matrícula
26 Maio 2019
Eu sou, neste momento, uma aluna que frequenta o 12ºano no curso de Línguas e Humanidades e gostaria de saber se conseguiria entrar na Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Letras em ambos os cursos de Tradução e Jornalismo. A minha média não é alta, dado que a minha média do 10ºano corresponde a 13,5 e a do 11ºano 14,8 sendo que juntas dão o total de 14,1 (o que não é muito bom).

Gostaria então de saber se era capaz de entrar nas faculdades já referidas nos cursos de jornalismo e tradução. Também gostaria de saber a experiência nesses cursos (como são as disciplinas, o grau de dificuldade etc..)

Obrigada.

hardworkandcoffee

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2019
Olá, Beatriz!
A nota com a qual te candidatas à faculdade tem em conta também o exame nacional - ou exames - que sejam eleitos como prova de ingresso, que geralmente corresponde a 50% desta. Se hipoteticamente conseguires um resultado de 17 a História e esta seja a prova requerida, por exemplo, consegues aumentar substancialmente a tua nota de candidatura.
A média do último candidato colocado em Tradução na Nova, este ano, foi de 15,1 :) no entanto, quanto a Jornalismo, não sei a que faculdade te referes...
Quanto aos cursos em si não te consigo dizer muito, uma vez que ainda estou só no secundário, tal como tu. Posso apenas sugerir que explores os planos de estudo de cada curso nos respectivos sites das universidades em que estes estão disponíveis ;)
Espero ter ajudado de alguma forma!
Mensagem fundida automaticamente:

Gostava apenas de acrescentar que no 12º ano é possível subir muito a média, pelo que já ouvi! Por isso, não stresses! Com trabalho tudo se consegue e estou certa de que entrarás para o curso que tanto ambicionas. A melhor das sortes :)

• Like
Reactions: Beatriz Wenceslau

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Gostava apenas de acrescentar que no 12º ano é possível subir muito a média, pelo que já ouvi!
Confirmo, além de se ter mais tempo para estudar, os professores das opcionais costumam facilitar e acaba por ser comum haver notas altas e estas contam tanto como a nota final de uma disciplina trienal na média.

Matrícula
26 Maio 2019
Eu sou, neste momento, uma aluna que frequenta o 12ºano no curso de Línguas e Humanidades e gostaria de saber se conseguiria entrar na Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Letras em ambos os cursos de Tradução e Jornalismo. A minha média não é alta, dado que a minha média do 10ºano corresponde a 13,5 e a do 11ºano 14,8 sendo que juntas dão o total de 14,1 (o que não é muito bom).

Gostaria então de saber se era capaz de entrar nas faculdades já referidas nos cursos de jornalismo e tradução. Também gostaria de saber a experiência nesses cursos (como são as disciplinas, o grau de dificuldade etc..)

Obrigada.
Olá, Beatriz!
A nota com a qual te candidatas à faculdade tem em conta também o exame nacional - ou exames - que sejam eleitos como prova de ingresso, que geralmente corresponde a 50% desta. Se hipoteticamente conseguires um resultado de 17 a História e esta seja a prova requerida, por exemplo, consegues aumentar substancialmente a tua nota de candidatura.
A média do último candidato colocado em Tradução na Nova, este ano, foi de 15,1 :) no entanto, quanto a Jornalismo, não sei a que faculdade te referes...
Quanto aos cursos em si não te consigo dizer muito, uma vez que ainda estou só no secundário, tal como tu. Posso apenas sugerir que explores os planos de estudo de cada curso nos respectivos sites das universidades em que estes estão disponíveis ;)

Gostava apenas de acrescentar que no 12º ano é possível subir muito a média, pelo que já ouvi! Por isso, não stresses! Com trabalho tudo se consegue e estou certa de que entrarás para o curso que tanto ambicionas. A melhor das sortes :)
Olá, Beatriz!

Olá, obrigada pelo esclarecimento. Infelizmente a minha média para a Faculdade Nova de Lisboa com a minha média do 10 e 11 ano mais exame de francês fixa 14,1. Penso que neste ano (12) tenho de me aplicar imenso para conseguir subir a minha média.

Entretanto a nível do curso de Jornalismo as universidades que eu estava a referir-me era a Faculdade de Comunicação Social e a Nova.

Obrigada mais uma vez pela resposta e pelo encorajamento. Desejo-te um bom início de ano letivo. :)