Faculdade de direito de Lisboa ou UCP

Luís06Couraceiro

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2019
Olá a todos,

Já me deparei várias vezes com perguntas deste tipo. No entanto, ainda não encontrei nenhuma resposta que fosse capaz de atender às minhas questões. E portanto, gostaria que, se possível, me explicassem melhor este tema.
A primeira questão que se coloca é perceber se a FDUL é, na realidade, um pesadelo tremendo desde as notas dadas pelos professores às relações com os restantes alunos.
Outra questão que coloco várias vezes é se vale mais a pena ir para a UCP ou para a FDUL.

Muito obrigado.

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

Francisca Caldeira Cardos

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2021
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Olá!

Terminei este ano o meu primeiro ano de licenciatura na FDUL e, portanto, acho que te posso ajudar.

Em primeiro lugar, quero dizer-te que a faculdade é bastante exigente, razão pela qual é essencial ter hábitos de estudo contínuos. Apesar de toda a exigência, considero que o ensino e as classificações não são um pesadelo tremendo, isto porque se estudares todos os dias um pouco e participares nas aulas (a participação em aula vale imenso!), consegues acabar o primeiro ano com uma boa média. Para além disso, tens orais de melhoria: se dispensas uma cadeira e queres subir a nota que obtiveste à mesma, podes ir a oral de melhoria, que tem a vantagem de não te poder descer a nota.

Pessoalmente, adoro o ambiente da FDUL, sobretudo porque estás sempre conhecer pessoas diferentes, de imensos locais do país (e do mundo).
A par de horas de estudo na biblioteca, há sempre pausas para convívio num dos três bares da Faculdade. Rapidamente, fazes amigos e, sem dares conta, constróis um grupo que se torna numa família.

Antes de ir para a FDUL, tinha medo da exigência e do ambiente ser demasiado competitivo. Contudo, acabei por perceber duas coisas: (1) a exigência é justificada pela ótima preparação que a Faculdade te dá (2) apesar de existir sempre um bocadinho de competição (o que é algo normal no meio universitário) , há uma enorme entreajuda, sobretudo em época de avaliações.

Quanto à UCP, não te posso ajudar. Peço desculpa!

Espero que tenhas ficado mais esclarecido.

Em termos

Luís06Couraceiro

Membro Caloiro
Matrícula
9 Outubro 2019
Muito obrigado, Francisca. Deste-me uma ajuda preciosa, tinha uma ideia completamente diferente da FDUL.

Obrigada pela tua ajuda,
Luís!