FEP Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Ana Medeiros

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2015
Eu não recebi email nenhum. Vi foi no site do DGES nos documentos. Vais a Ficha 1ª fase e está na última linha

Ana Medeiros

Membro Caloiro
Matrícula
5 Setembro 2015
Eu não recebi email nenhum. Vi foi no site do DGES nos documentos. Vais a Ficha 1ª fase e está na última linha

Matrícula
6 Abril 2016
Olá Estou no 12º e daqui a uns meses vou ter de escolher o curso a que me vou candidatar Estou completamente perdida , e uma das minha opções são economia na FEP . Há alguém que me possa dar o seu testemunho nesse curso?

joaopintosousa

Membro Caloiro
Matrícula
12 Abril 2015
Olá Rita,

Eu fiz o curso de Economia na FEP de 2008 a 2011 - que queres saber em específico? Quais são as tuas outras opções?

Matrícula
6 Abril 2016
Sempre ouvi dizer que o curso era "500 % teórico" :grimacing: e sou sincera que não me agrada a matéria de economia que dou agora no secundários (movimentos especulativos , bolsa , etc) . Outra das minha opções e direito , que embora também seja muito teórico , no secundários é uma matéria que me atrai mais

904

Membro Caloiro
Matrícula
9 Abril 2016
Sempre ouvi dizer que o curso era "500 % teórico" :grimacing: e sou sincera que não me agrada a matéria de economia que dou agora no secundários (movimentos especulativos , bolsa , etc) . Outra das minha opções e direito , que embora também seja muito teórico , no secundários é uma matéria que me atrai mais
Olá Rita,
Eu entrei este ano na FEP em Economia, e vou dar-te a minha opinião geral acerca da faculdade e do curso. Economia é, sem dúvida um curso muito teórico, Gestão nem tanto (é mesmo verdade o que se diz cá fora, Gestão é bastante mais prático). Em ambos os cursos tens disciplinas como Microeconomia e Macroeconomia, mas por exemplo nós em Economia temos História Económica e Social e os de Gestão não têm, eles têm Comportamento Organizacional (que, pelo que ouço dizer, é uma cadeira incrível). Vou ser sincera, se eu estivesse hoje a fazer a minha candidatura tinha escolhido Gestão, mas agora estou em Economia e confesso que me falta coragem para mudar. Não acredites naquilo que toda a gente diz de que um economista pode ser gestor e um gestor não pode ser economista, são cursos diferentes, economia não é melhor do que Gestão, nem vice-versa. Em Economia, eu achoque recebes uma formação mais macroeconómica, voltada para o mundo das finanças, da banca, dos mercados... Gestão tem uma vertente mais microeconómica, mais voltada para a empresa..,. Esta é a diferença essencial entre os dois cursos. Se a teoria não te agrada, pesquisa sobre o curso de Gestão, abre a página das cadeiras uma a uma e compara com Economia. E têm em atenção que há disciplinas que têm o mesmo nome nos dois cursos mas o programa da cadeira é diferente... Quanto ao ambiente, é muito competitivo, mas nada de insuportável, consegues fazer amizades, se entrares na praxe então, fazes amizades nos primeiros dias!
Uma coisa de que te vais aperceber logo que entrares na faculdade é que vais precisar de algo que te distinga das outras 300 pessoas que vão terminar o curso no mesmo ano que tu. E a FEP é otima nesse campo, tens cerca de 6 ou 7 organizações a que te podes candidatar e que valorizam muito o teu currículo. A maioria das empresas liga muito mais àquilo que tu és e às experiências que tiveste extra curso como associativismo, voluntariado, erasmus do que à tua média (e prepara-te para começares a considerar um 11 como uma nota excelente). Para além disso pelo que me disseram algumas empresa no Porto de Emprego (uma feira de emprego que decorre uma vez por ano no FEP), a FEP é muito valorizada lá fora, e isso acontece não pelo Plano Curricular do Curso (esse pode ser semelhante em todas as Faculdades de Economia), mas pela forma como a FEP te obriga a crescer enquanto pessoa.
Quanto à tua indecisão em relação ao Direito, é um curso também muito teórico (apesar de teres aulas práticas, tenho amigos em Direito que me dizem que as aulas práticas são na mesma dentro de uma sala a ouvir o prof a debitar matéria), é um curso muito longo...
Acho que escrevi um texto enorme, peço desculpa se fui maçadora, mas sobre a FEP há imenso para dizer e é difícil escrever tudo em meia dúzia de palavras. Resumindo, acho que se não te identificas assim tanto com Economia, devias pesquisar sobre Gestão! Boa Sorte