FLUL Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Daniela Marques

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2015
Boa tarde. Entrei na minha primeira opção, Ciências da Linguagem na FLUL, agora vou lá pedir uma senha e realizar testes de colocação ao nível da Língua Estrangeira, e depois, no dia que estará estipulado na senha, volto para fazer a matrícula. A minha dúvida é: Tenho de levar os documentos pedidos (2 fotos e fotocópia do CC e do cartão de contribuinte) no 1° dia que lá for buscar a senha e realizar o testes, ou só no ato da matrícula?
Obrigada

Boa tarde. Entrei na minha primeira opção, Ciências da Linguagem na FLUL, agora vou lá pedir uma senha e realizar testes de colocação ao nível da Língua Estrangeira, e depois, no dia que estará estipulado na senha, volto para fazer a matrícula. A minha dúvida é: Tenho de levar os documentos pedidos (2 fotos e fotocópia do CC e do cartão de contribuinte) no 1° dia que lá for buscar a senha e realizar o testes, ou só no ato da matrícula?
Obrigada

Olá! Antes de mais, muitos parabéns por teres entrado na tua primeira opção na FLUL :)
Não sei se estou a responder tarde demais mas de qualquer das maneiras só tens de levar os documentos pedidos no ato da matrícula. Caso faças os testes de colocação num dia antes da matrícula, leva o CC!

• Like
Reactions: Louro
Alguém vos pediu as fotos e a fotocópia do CC? A mim não me pediram nada disso :S

• Like
Reactions: Inesmnc
Alguém vos pediu as fotos e a fotocópia do CC? A mim não me pediram nada disso :S

A mim também não me pediram nada das fotocópias. Só quando estava a fazer o cartão estudante é que me pediram o cartão de cidadão (não as fotocópias) e quando fizeram-me o horário. Achei estranho, sinceramente. O pior foi que não deixaram pessoas sem as fotocópias e fotos fazer o seu horário.

• Like
A mim também não me pediram nada das fotocópias. Só quando estava a fazer o cartão estudante é que me pediram o cartão de cidadão (não as fotocópias) e quando fizeram-me o horário. Achei estranho, sinceramente. O pior foi que não deixaram pessoas sem as fotocópias e fotos fazer o seu horário.
Comigo foi igual, pediram-me apenas o CC original, :relieved: assim estou mais descansado.
Isso é estranho, se não era preciso deviam ter deixado fazer à mesma...

• Like
Reactions: Inesmnc
Bom dia. Entrei em 2a fase na FLUL seria possível alguém me informar qual é o procedimento de inscrição e matrícula? Segundo vi no site e aqui temos de ir lá retirar uma senha onde diz o dia para irmos efectuar a matrícula? Será isso? O que devo levar e quando? Obrigada desde já.

Bom dia. Entrei em 2a fase na FLUL seria possível alguém me informar qual é o procedimento de inscrição e matrícula? Segundo vi no site e aqui temos de ir lá retirar uma senha onde diz o dia para irmos efectuar a matrícula? Será isso? O que devo levar e quando? Obrigada desde já.
Se for igual à 1ª fase sim, tens de ir tirar uma senha sendo que nessa senha eles escrevem o dia e hora de inscrição (no meu caso tirei senha dia 8 e ficou marcado para ir lá às 15:30 do dia seguinte ou algo assim parecido xD). No dia da inscrição levei o cartão de cidadão e fotos (que acabaram por não ser precisas). Caso tenhas pedido bolsa de estudo convém imprimires e levares o boletim que te enviam para a parte dos documentos pois isso serve de comprovativo e assim só pagas propinas mais tarde. Não te esqueças de ir aos testes de colocação de nível de língua caso te queiras inscrever em línguas. Vais para que curso?
Boa sorte :P

Boa noite, algúem me consegue informar quando é que abrem as candidaturas para os "cursos" de inglês e espanhol na FLUL?
Refiro-me aos cursos de linguas, sem ser cursos de licenciatura.
Desde já, obrigada

Boa noite, algúem me consegue informar quando é que abrem as candidaturas para os "cursos" de inglês e espanhol na FLUL?
Desde já, obrigada

Referes-te às cadeiras de línguas, ou a cursos "livres"?

Se for igual à 1ª fase sim, tens de ir tirar uma senha sendo que nessa senha eles escrevem o dia e hora de inscrição (no meu caso tirei senha dia 8 e ficou marcado para ir lá às 15:30 do dia seguinte ou algo assim parecido xD). No dia da inscrição levei o cartão de cidadão e fotos (que acabaram por não ser precisas). Caso tenhas pedido bolsa de estudo convém imprimires e levares o boletim que te enviam para a parte dos documentos pois isso serve de comprovativo e assim só pagas propinas mais tarde. Não te esqueças de ir aos testes de colocação de nível de língua caso te queiras inscrever em línguas. Vais para que curso?
Boa sorte :p

Só tenho autorização médica para sair dia 12, de manhã - porque vou ser operada dia 30. Achas que consigo fazer logo tudo? Talvez explicando a situação?

Só tenho autorização médica para sair dia 12, de manhã - porque vou ser operada dia 30. Achas que consigo fazer logo tudo? Talvez explicando a situação?
Tendo isso em conta, podes e deves explicar-lhes. Não acredito que não te deixem fazer tudo no mesmo dia.
O único problema é se não estiver ninguém a fazer horários nesse dia (Por esse ser, muito provavelmente, o primeiro dia de inscrições. Como no ano passado só lá fui no segundo dia de inscrições, não sei se faziam horários logo no primeiro...), mas falando com alguém acho que se arranja solução. Por exemplo, existirão mesas de cada curso, e é provável que lá esteja o diretor do teu curso. Fala com ele, a ver o que se pode fazer.
Boa sorte para dia 30.

Mas pode ser que este ano façam de maneira diferente. Esperemos pela informação relativa às inscrições para novos alunos deste ano ^^

Desde já, obrigada
Olá!
Andei a ver se descobria alguma informação, mas não encontro datas, sorry :(
Vai estando atenta ao site da FLUL.

Encontrei esta página - Centro de Línguas
Tem contactos, talvez se lhes enviares um email ou telefonares te saibam responder.

• Like
Reactions: Cecília
Tendo isso em conta, podes e deves explicar-lhes. Não acredito que não te deixem fazer tudo no mesmo dia.
O único problema é se não estiver ninguém a fazer horários nesse dia (Por esse ser, muito provavelmente, o primeiro dia de inscrições. Como no ano passado só lá fui no segundo dia de inscrições, não sei se faziam horários logo no primeiro...), mas falando com alguém acho que se arranja solução. Por exemplo, existirão mesas de cada curso, e é provável que lá esteja o diretor do teu curso. Fala com ele, a ver o que se pode fazer.
Boa sorte para dia 30.

Obrigada! :) Sempre fico mais descansada!

• Like
Todas as cadeiras da FLUL têm 6 créditos? Não encontro informação em lado nenhum...

• Like
Todas as cadeiras da FLUL têm 6 créditos? Não encontro informação em lado nenhum...
Quase todas. Os seminários/estágios valem 12, e penso que há cadeiras de filosofia que valem 8.

Quase todas. Os seminários/estágios valem 12, e penso que há cadeiras de filosofia que valem 8.

Obrigada! Então só nos podemos inscrever em cinco cadeiras por semestre?

• Like
Obrigada! Então só nos podemos inscrever em cinco cadeiras por semestre?
Sim. Podes inscrever-te em mais caso reproves em alguma(s), caso queiras melhorar uma nota, ou se for uma única cadeira que precises para acabar o curso.

Por exemplo, imagina que reprovas numa cadeira qualquer agora no primeiro ano. No teu segundo ano podes inscrever-te, para além das habituais 5, naquela que não passaste. O limite, se não estou em erro, são 12 ECTs a mais por cada semestre, ou seja, podes fazer num semestre 2 cadeiras às quais não tenhas obtido aprovação.

Segundo o regulamento da FLUL:
Artigo 5.º (Inscrição por Semestre Curricular)

1. Os alunos podem inscrever-se em unidades curriculares para além das que correspondem aos 30 ECTS genericamente previstos para cada semestre, exclusivamente se:
a) a inscrição respeitar a unidade curricular na qual o aluno já tenha estado inscrito e não tenha obtido aprovação;
b) a inscrição se destinar a melhoria de nota;
c) a inscrição respeitar a uma única unidade curricular na qual o aluno não tenha estado inscrito que lhe permita a conclusão do curso nesse ano lectivo.

2. Para efeitos das alíneas do número anterior os alunos poderão inscrever-se até um limite de 12 ECTS por semestre, sem prejuízo do número seguinte. 3. A inscrição prevista na alínea c) do número 1 do presente artigo tem como limite 6 ECTS por ano lectivo.