FLUP Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Maria Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2015
Também acerca da FLUP, alguém me sabe dizer como submeto o comprovativo de candidatura à Bolsa de Estudo no Portal da mesma, dentro da nossa área pessoal?

Agradecia uma resposta rápida!!!!!! ;)

Mariana Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2015
Também acerca da FLUP, alguém me sabe dizer como submeto o comprovativo de candidatura à Bolsa de Estudo no Portal da mesma, dentro da nossa área pessoal?

Agradecia uma resposta rápida!!!!!! ;)

Olá! :)
Tens de entrar no DGES, na área da bolsa de estudo e nos teus documentos tens lá o boletim de pedido de bolsa de estudo. Baixas o ficheiro e depois vais ao site da FLUP, entras com o número de utilizador que tens no panfleto azul ( que te deram na faculdade ), de seguida, carregas no teu nome ( lado esquerdo ) vai aparecer a tua foto com os teus dados, terás lá também um + e carregas aí.
Do teu lado direito tens uma barra que diz, entre outros, " comprovativo de pedido de bolsa de estudo " ( ou algo assim ), clicas e tens de carregar o ficheiro que anteriormente baixaste!
Se não quiseres mandar via web, tens de ir a secretaria.
Espero ter sido útil!
Boa sorte!

Lúcia Costa

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Qual é a questão, ao certo?
Eu tenho muitas questões neste momento, efeitos de ser caloira!
Eu estou na FLUP, em Sociologia, e vi o meu horário, é todo de tarde (não sei como é suposto sobreviver xD) e não aparece intervalos, é assim???

Lúcia Costa

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Qual é a questão, ao certo?
Eu tenho muitas questões neste momento, efeitos de ser caloira!
Eu estou na FLUP, em Sociologia, e vi o meu horário, é todo de tarde (não sei como é suposto sobreviver xD) e não aparece intervalos, é assim???

Lúcia Costa

Membro
Matrícula
11 Março 2015
Talvez seja melhor falares com alguém da FLUP. Na FMUP também não aparecem intervalos, mas as aulas acabam sempre mais cedo, de modo que existem intervalos. Imagino que aconteça o mesmo na FLUP.
Hope so!
Sobre a bolsa, consegues esclarecer?

Ruben Gomes

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
Curso
Linguas Aplicadas
Instituição
FLUP
Ok, obrigado pela ajuda!!
Quando fizeste a matricula na sala em que tiveste que entregar o boletim de vacinas etc.. a senhora não te perguntou se eras candidata a bolsa? Se sim, e disseste que sim, provavelmente também mostras-te o comprovativo e agora só tens que pagar até 30 dias após o resultado das bolsas de estudo ;)

EDIT:

De qualquer forma convém fazeres isto que a Mariana Cruz disse. Por acaso ainda não tinha feito porque ninguém me alertou, mas agora já fiz pelo sim pelo não..

Última edição:

Maria Pacheco

Membro Caloiro
Matrícula
20 Junho 2015
Obrigada Mariana Cruz! Ajudaste bastante!
Agora a minha questão é: como é que eu vejo o meu horário lá na minha área pessoal do site da FLUP?
Não percebo nada disto! :s

Ruben Gomes

Membro
Matrícula
12 Junho 2015
Curso
Linguas Aplicadas
Instituição
FLUP
Obrigada Mariana Cruz! Ajudaste bastante!
Agora a minha questão é: como é que eu vejo o meu horário lá na minha área pessoal do site da FLUP?
Não percebo nada disto! :s
Vais ao site fazes login, clicas no teu nome, clicas na lupa com o + que vai aparecer à beira da tua foto e depois do lado direito tem lá horários :)

Anabela Soares

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2016
Instituição
Faculdade de Letras da UP

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com mais de 3.000 estudantes, oferece 13 cursos de 1º ciclo (licenciatura), 27 de 2º ciclo (mestrado) e 8 de 3º ciclo (doutoramento), enquadrados nas seguintes áreas disciplinares: Arqueologia, Ciências da Comunicação e Informação, Ciências da Linguagem, Estudos Românicos e Clássicos, Estudos Ingleses e de Expressão Inglesa, Estudos Alemães e de Expressão Alemã, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Museologia e Sociologia. Dentro deste enquadramento geral, a oferta formativa engloba áreas mais especializadas, como por exemplo, as Relações Internacionais, a Tradução, o Português Língua Estrangeira, a Literatura Comparada, a Didática, os Estudos Africanos, os Estudos de Património, os Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território ou os Estudos Medievais. Alguns dos cursos oferecidos pela FLUP são partilhados com outras Faculdades da U.Porto e/ou outras Universidades.

O ensino ministrado visa a produção de conhecimento científico e a aquisição de competências por parte dos estudantes, baseando-se numa troca de saberes, dirigida para a inserção no mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Alguns mestrados têm uma componente profissionalizante, traduzida em estágios em empresas ou escolas, proporcionando experiências em contextos reais de trabalho, no cumprimento de objetivos de excelência formativa. Salientam-se, em particular, os mestrados em ensino (formação de professores) que conferem habilitação para a docência no ensino básico e secundário.

O corpo docente é altamente qualificado, constituído quase exclusivamente por professores doutorados, com vasta produção científica e experiência internacional nas áreas em que investigam e lecionam. A investigação dos docentes e dos estudantes de doutoramento e de mestrado está enquadrada em Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, estando em curso um número significativo de projetos nacionais e internacionais.

Protocolos com prestigiadas Universidades estrangeiras (com destaque para as europeias e brasileiras) permitem o intercâmbio de estudantes e docentes.

A Biblioteca tem cerca de 300.000 volumes, disponíveis no catálogo em linha, e é consultada regularmente por estudantes da FLUP e por estudantes de outras Faculdades da U.Porto e de outras Universidades. Estão disponíveis bases de dados internacionais especializadas, podendo os utilizadores usufruir de uma grande panóplia de publicações periódicas eletrónicas; há ainda uma biblioteca digital onde são disponibilizados textos integrais das publicações da FLUP.”

Plano Curricular

O plano de estudos para o ano lectivo 2016/2017 encontra-se disponível no Sigarra (plataforma da Universidade do Porto). O plano foi alvo de alterações no ano de 2013/2014. Existem unidades curriculares mais fáceis outras mais difíceis e requerem maior trabalho. Na FLUP a maioria das UCs têm 6 ECTS (créditos) no entanto existem exceções dependendo dos cursos.

Cursos:

Arqueologia
Ciência da Informação
Ciências da Comunicação
Ciências da Linguagem
Estudos Portugueses e Lusófonos
Filosofia
Geografia
História
História da Arte
Línguas Aplicadas
Línguas e Relações Internacionais
Línguas, Literaturas e Culturas
Sociologia

Avaliação

O método de avaliação comum é por exame final. No entanto existem professores que facilitam a avaliação através de frequências (testes) ao longo do semestre, sendo comum a realização de duas frequências por semestre. Caso a avaliação desses dois testes seja positiva ficasse dispensado do exame final. Caso tenhas uma nota inferior a 9,5 valores numa das frequências ou faltes ás duas terás que realizar o exame. O ideal é consultar o plano de estudos da cadeira em questão no Sigarra.

Tradição e Vida Académica

Praxe:

A pergunta que todos fazem quando chegam ao ensino superior e consideram ser o "bicho papão". Não há qualquer tipo de violência física ou psicológica. Eu pessoalmente não concordo com algumas coisas da praxe nomeadamente o facto de não poderemos olhar para os “doutores” e estaremos de quatro ou de prancha várias vezes, mas é a minha opinião pessoal. Recomendo-te a experimentares e veres se a praxe da faculdade vai de encontro com aquilo que tu queres da tua vida académica, não és obrigado a fazer nada que não querias ou que não te sintas confortável. Caso pretendas desistir podes fazê-lo sem qualquer problema.
Participando ou não nela, acabas por conhecer pessoas e fazeres amigos e a praxe não é a única maneira de integração como vais poder ver mais abaixo.

Grupo académico:

Grupo académico pertencente à FLUP que pretende uma melhor integração dos estudantes na faculdade. Defende um conjunto de valores que os transmite através de vários tipos de actividades e também a tradição académica portuense. É um grupo inclusivo, aberto a todos os cursos existentes em Letras. Temos reuniões todas as semanas e atividades bastante divertidas. No Grupo académico promovemos o convívio entre alunos mais novos e mais velhos dos vários cursos. Não existem “doutores” e tratamo-nos todos por tu, usamos traje, apadrinhamos, organizamos almoços e jantares, vamos a serenatas e a outras atividades da academia e participamos no cortejo como é o direito de qualquer estudante do ensino superior. Se quiseres experimentar o grupo académico envia um e-mail para gacademico.flup@gmail.com com o teu nome, curso, numero de estudante e contacto. Serás muito bem recebido!

Tunas e Grupos de Fado

Existe também a Tuna Feminina de Letras (TFFLUP) e a CUCA (Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e claro o Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tens também o grupo de teatro Máscara Solta e também Orfeão Universitário do Porto

Festas:

A AEFLUP (Associação de Estudantes da FLUP) organiza ocasionalmente várias festas e sendo a Surprise Party a mais popular.

Campus/Polo

A FLUP encontra-se no polo III (Campo Alegre) juntamente com a FCUP (Faculdade de Ciências da UP) que se encontra do outro lado da rua, e a FAUP (Faculdade de Arquitetura da UP). A nível de transporte tens o metro (linhas A, B, C, E e F) e sais na estação “Casa da Música”, a FLUP fica a 10 minutos a pé. De autocarro tens as linhas 200, 204, 207, 902 e 903 e sais na paragem “Junta de Massarelos”. Existem três cantinas, sendo uma delas em Letras e as restantes em Ciências e Arquitetura. e três snack-bares, e um restaurante no planetário. A nível de alojamento tens quatro residências universitárias geridas pelos SASUP a residência universitária Campo Alegre III perto da FCUP, a residência Alberto Amaral perto da FLUP a residência do Campo Alegre I e a residência Novais Barbosa que fica dentro das instalações da FLUP. Se precisas de alojamento recomendo-te a consultares a página dos SASUP

Penso que não me esqueci de nada :p se me esqueci de algo digam em baixo :)

Última edição:

Anabela Soares

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2016
Instituição

Entrada principal​

Residência Universitária Novais Barbosa​

Quartos​

Cantina de Letras

Biblioteca​

Biblioteca vista de cima​

Última edição:
  • Like
Reactions: Lypas Fonseca

Anabela Soares

Membro Veterano
Matrícula
31 Julho 2016
Instituição
Locais de estudo

Porque nem tudo é festa, não te podes esquecer de estudar, afinal de contas é para isso que estas na faculdade, para te formares! :p. Felizmente no Campus/Polo III tens vários locais de estudo.

Biblioteca da FLUP:

Em primeiro lugar temos a biblioteca que está aberta das 8 horas até as 19h e 45 durante a semana e aos sábados das 9h até as 13h durante o período de aulas. Infelizmente em época de exames a biblioteca não faz horário alargado, mas a AEFLUP costuma reservar uma sala que se encontra aberta durante a noite toda para quem quiser ir sendo necessário a apresentação do cartão de estudante.

E-Learning Café do Jardim Botânico

Situado na casa Salabert no Jardim Botânico, o E-Learning Café conta com quatro salas de estudo para trabalho individual e trabalho de grupo e 20 computadores portáteis ligados à rede WiFi eduroam, que podem aceder utilizando as vossas credenciais. Sendo um espaço da UP significa que vários estudantes da Universidade frequentam este espaço. Escusado será dizer que em épocas de exame o E-Learning encontra-se praticamente cheio. Para poderem aceder ao espaço têm que mostrar o vosso cartão da UP ao segurança que se encontra na entrada.

Este local é fora do Polo mas não é muito longe ;)

Moustache:

Se gostas de estudar em cafés então vais adorar o Moustache!. Situado na praça Carlos Alberto, nas traseiras do Café Progresso. Para além do maravilhoso café arábica e do espaço super acolhedor, tem uma boa seleção de bolos e chás que são praticamente irresistíveis! Tem WiFi cujo a password é “Cappuccino” (estão a ver, já vos poupei de terem de perguntar pela senha :p ) no entanto não tem muitas tomadas por isso recomendo que tragam o vosso computador com alguma bateria.

Espero que estejam a gostar deste tópico qualquer dúvida perguntem :)

Última edição: