FLUP Faculdade de Letras da Universidade do Porto

PedroMatias17

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2017
Olá! Tenho uma pequena questão. Na altura de efetuar a matrícula, fazemos a mesma na Faculdade para onde entramos (instalações da FLUP) ou é mesmo na Universidade?

bruno1

Membro
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
História
Instituição
FLUP
Olá! Tenho uma pequena questão. Na altura de efetuar a matrícula, fazemos a mesma na Faculdade para onde entramos (instalações da FLUP) ou é mesmo na Universidade?
é na FLUP ! dia 11 já podes ir lá . para que curso vais ?
--- Post atualizado ---
Pesquisei e não consegui encontrar informação relativa às matrículas deste ano na FLUP, contudo, pelo que vi no site da faculdade, no ano passado, elas foram feitas por ordem alfabética. Tendo em conta o modo como as matrículas foram feitas no ano passado e que o meu primeiro nome começa por A, deveria ficar para o primeiro dia, ou seja, dia 11, correto? Peço desculpa pela pergunta estúpida, mas nos dias 12 e 13 não posso comparecer na faculdade e queria matricular-me logo no meu dia e não deixar para o final da semana.

Desde já, obrigado pela resposta.
FLUP - Matrículas novos estudantes

• Like
Reactions: PedroMatias17

bruno1

Membro
Matrícula
17 Maio 2017
Curso
História
Instituição
FLUP
Pesquisei e não consegui encontrar informação relativa às matrículas deste ano na FLUP, contudo, pelo que vi no site da faculdade, no ano passado, elas foram feitas por ordem alfabética. Tendo em conta o modo como as matrículas foram feitas no ano passado e que o meu primeiro nome começa por A, deveria ficar para o primeiro dia, ou seja, dia 11, correto? Peço desculpa pela pergunta estúpida, mas nos dias 12 e 13 não posso comparecer na faculdade e queria matricular-me logo no meu dia e não deixar para o final da semana.

Desde já, obrigado pela resposta.
mas tu vais ter prioridade por causa da ordem alfab.

JoanaJGouveia

Membro
Matrícula
13 Julho 2016
Curso
Línguas Aplicadas - Relações Empresariais
Instituição
FLUP
O Grupo Académico de Letras, já está a aceitar inscrições para este ano lectivo.
Caso queiram experimentar, preencham este formulário com os vossos dados :)
Inscrição Grupo Académico de Letras 2017/2018

Beijinhos e bom ano lectivo!
Visitem a página do grupo no facebook: Grupo Académico de Letras
Ponham Like e qualquer dúvida que tenham sobre o que somos, o que fazemos, actividades ou até mesmo sobre o formulário mandem mensagem lá.

JoanaJGouveia

Membro
Matrícula
13 Julho 2016
Curso
Línguas Aplicadas - Relações Empresariais
Instituição
FLUP
Pessoal novo na FLUP, se não estão em praxe ou experimentaram e não gostaram existe o GRAL (Grupo Académico de Letras).
Deixo-vos aqui o facebook onde podem explorar e ficar a saber mais.
Grupo Académico de Letras

Camila Ferrereis

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2018
Olá. Boa tarde. Tenho interesse em cursar Geografia na FLUP, porém gostaria de saber se há saída profissional para a área oceanográfica?
Alguém saberia me informar?

Ana.Torres.66

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2018
Olá! Eu estou no 11 ano, e ainda não fiz os exames nacionais, que, dado que estou em Ciências, são Fisico-Química A e Biologia e Geologia. Apesar de estar em Ciências, o inglês é uma das minhas disciplinas favoritas, maioritariamente porque tenho muita facilidade com a língua. Tenho vindo a pensar em seguir um curso nessa área, talvez para vir a ser professora, sendo esta parte apenas uma hipótese. A língua inglesa, assim como a cultura (tanto britânica como americana) motiva-me muito, e é algo que eu me vejo a fazer para o resto da vida. No entanto, como normalmente quem está em ciências não segue línguas, não tenho absolutamente informação nenhuma sobre isto. Gostava que me pudessem "orientar" um pouco. Agradeço desde já!

(Tenho média de 16,8 com tendência a descer para um 16, e tenho 20 a inglês. A única língua estrangeira que tenho é mesmo o inglês)

Última edição:

Antonio_mjo

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2018

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com mais de 3.000 estudantes, oferece 13 cursos de 1º ciclo (licenciatura), 27 de 2º ciclo (mestrado) e 8 de 3º ciclo (doutoramento), enquadrados nas seguintes áreas disciplinares: Arqueologia, Ciências da Comunicação e Informação, Ciências da Linguagem, Estudos Românicos e Clássicos, Estudos Ingleses e de Expressão Inglesa, Estudos Alemães e de Expressão Alemã, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Museologia e Sociologia. Dentro deste enquadramento geral, a oferta formativa engloba áreas mais especializadas, como por exemplo, as Relações Internacionais, a Tradução, o Português Língua Estrangeira, a Literatura Comparada, a Didática, os Estudos Africanos, os Estudos de Património, os Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território ou os Estudos Medievais. Alguns dos cursos oferecidos pela FLUP são partilhados com outras Faculdades da U.Porto e/ou outras Universidades.

O ensino ministrado visa a produção de conhecimento científico e a aquisição de competências por parte dos estudantes, baseando-se numa troca de saberes, dirigida para a inserção no mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Alguns mestrados têm uma componente profissionalizante, traduzida em estágios em empresas ou escolas, proporcionando experiências em contextos reais de trabalho, no cumprimento de objetivos de excelência formativa. Salientam-se, em particular, os mestrados em ensino (formação de professores) que conferem habilitação para a docência no ensino básico e secundário.

O corpo docente é altamente qualificado, constituído quase exclusivamente por professores doutorados, com vasta produção científica e experiência internacional nas áreas em que investigam e lecionam. A investigação dos docentes e dos estudantes de doutoramento e de mestrado está enquadrada em Unidades de Investigação e Desenvolvimento, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, estando em curso um número significativo de projetos nacionais e internacionais.

Protocolos com prestigiadas Universidades estrangeiras (com destaque para as europeias e brasileiras) permitem o intercâmbio de estudantes e docentes.

A Biblioteca tem cerca de 300.000 volumes, disponíveis no catálogo em linha, e é consultada regularmente por estudantes da FLUP e por estudantes de outras Faculdades da U.Porto e de outras Universidades. Estão disponíveis bases de dados internacionais especializadas, podendo os utilizadores usufruir de uma grande panóplia de publicações periódicas eletrónicas; há ainda uma biblioteca digital onde são disponibilizados textos integrais das publicações da FLUP.”

Plano Curricular

O plano de estudos para o ano lectivo 2016/2017 encontra-se disponível no Sigarra (plataforma da Universidade do Porto). O plano foi alvo de alterações no ano de 2013/2014. Existem unidades curriculares mais fáceis outras mais difíceis e requerem maior trabalho. Na FLUP a maioria das UCs têm 6 ECTS (créditos) no entanto existem exceções dependendo dos cursos.

Cursos:

Arqueologia
Ciência da Informação
Ciências da Comunicação
Ciências da Linguagem
Estudos Portugueses e Lusófonos
Filosofia
Geografia
História
História da Arte
Línguas Aplicadas
Línguas e Relações Internacionais
Línguas, Literaturas e Culturas
Sociologia

Avaliação

O método de avaliação comum é por exame final. No entanto existem professores que facilitam a avaliação através de frequências (testes) ao longo do semestre, sendo comum a realização de duas frequências por semestre. Caso a avaliação desses dois testes seja positiva ficasse dispensado do exame final. Caso tenhas uma nota inferior a 9,5 valores numa das frequências ou faltes ás duas terás que realizar o exame. O ideal é consultar o plano de estudos da cadeira em questão no Sigarra.

Tradição e Vida Académica

Praxe:

A pergunta que todos fazem quando chegam ao ensino superior e consideram ser o "bicho papão". Não há qualquer tipo de violência física ou psicológica. Eu pessoalmente não concordo com algumas coisas da praxe nomeadamente o facto de não poderemos olhar para os “doutores” e estaremos de quatro ou de prancha várias vezes, mas é a minha opinião pessoal. Recomendo-te a experimentares e veres se a praxe da faculdade vai de encontro com aquilo que tu queres da tua vida académica, não és obrigado a fazer nada que não querias ou que não te sintas confortável. Caso pretendas desistir podes fazê-lo sem qualquer problema.
Participando ou não nela, acabas por conhecer pessoas e fazeres amigos e a praxe não é a única maneira de integração como vais poder ver mais abaixo.

Grupo académico:

Grupo académico pertencente à FLUP que pretende uma melhor integração dos estudantes na faculdade. Defende um conjunto de valores que os transmite através de vários tipos de actividades e também a tradição académica portuense. É um grupo inclusivo, aberto a todos os cursos existentes em Letras. Temos reuniões todas as semanas e atividades bastante divertidas. No Grupo académico promovemos o convívio entre alunos mais novos e mais velhos dos vários cursos. Não existem “doutores” e tratamo-nos todos por tu, usamos traje, apadrinhamos, organizamos almoços e jantares, vamos a serenatas e a outras atividades da academia e participamos no cortejo como é o direito de qualquer estudante do ensino superior. Se quiseres experimentar o grupo académico envia um e-mail para gacademico.flup@gmail.com com o teu nome, curso, numero de estudante e contacto. Serás muito bem recebido!

Tunas e Grupos de Fado

Existe também a Tuna Feminina de Letras (TFFLUP) e a CUCA (Tuna da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e claro o Grupo de Fados Literatus da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tens também o grupo de teatro Máscara Solta e também Orfeão Universitário do Porto

Festas:

A AEFLUP (Associação de Estudantes da FLUP) organiza ocasionalmente várias festas e sendo a Surprise Party a mais popular.

Campus/Polo

A FLUP encontra-se no polo III (Campo Alegre) juntamente com a FCUP (Faculdade de Ciências da UP) que se encontra do outro lado da rua, e a FAUP (Faculdade de Arquitetura da UP). A nível de transporte tens o metro (linhas A, B, C, E e F) e sais na estação “Casa da Música”, a FLUP fica a 10 minutos a pé. De autocarro tens as linhas 200, 204, 207, 902 e 903 e sais na paragem “Junta de Massarelos”. Existem três cantinas, sendo uma delas em Letras e as restantes em Ciências e Arquitetura. e três snack-bares, e um restaurante no planetário. A nível de alojamento tens quatro residências universitárias geridas pelos SASUP a residência universitária Campo Alegre III perto da FCUP, a residência Alberto Amaral perto da FLUP a residência do Campo Alegre I e a residência Novais Barbosa que fica dentro das instalações da FLUP. Se precisas de alojamento recomendo-te a consultares a página dos SASUP

Penso que não me esqueci de nada :p se me esqueci de algo digam em baixo :)
Boas
Tenho uma duvida em relacao ha faculdade de letras do porto. Sendo habitante de Paredes, posso na mesma me candidatar ha faculdade de la? Toda a gente se pode candidatar dependendo da zona? É q liguei uma vez para la e disseram me que so pessoas de la podiam se candidatar, acho isso estranho

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Boas
Tenho uma duvida em relacao ha faculdade de letras do porto. Sendo habitante de Paredes, posso na mesma me candidatar ha faculdade de la? Toda a gente se pode candidatar dependendo da zona? É q liguei uma vez para la e disseram me que so pessoas de la podiam se candidatar, acho isso estranho
Como assim? Podes meter faculdades de todas as zonas do país na tua candidatura.

Isabel Seabra

Membro
Matrícula
23 Novembro 2016
Boas
Sim podes! Aliás podes concorrer a qualquer faculdade do país mas se te descansa eu também sou de Paredes e estou na FLUP . Para além disso Paredes pertence ao distrito do Porto então técnicamente esse "lá" é muito subjetivo

• Like
Reactions: ph+

Camila Ferrereis

Membro Caloiro
Matrícula
7 Janeiro 2018
Bom dia. Seria possível eu obter informações sobre o mercado de trabalho, na área de geografia, em Pt?
Se sim, como eu poderia fazer isso? Preciso saber se há grandes dificuldades, e quais as mais comuns para que eu possa ir me preparando para o que virei a enfrentar.

• Like
Reactions: Matilde Reis

Mariana30m

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Eu candidatei-me a geografia na FLUP com 13.8 embora o último colocado do ano passado tenha tido 12.8...acham que a média pode aumentar? Com o corte de vagas de 74 para 69

Ana.Torres.66

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2018
Bom dia, tenho uma dúvida em relação ao curso de LLC.
Se eu seguir o plano monodiscilplinar de inglês posso depois candidatar-me ao mestrado em ensino, ou para isso ser possível tenho que, durante a licenciatura, ter outra língua?

sumfac

Membro Caloiro
Matrícula
12 Março 2019
Olá,
Alguém fez as provas m/23 na FLUP? Sabem se as provas são muito exigentes, nomeadamente a de língua portuguesa?

Obrigado.

Matilde Reis

Membro Caloiro
Matrícula
3 Abril 2018
Curso
Turismo
Instituição
Escola Profissional do Infante
Também queria saber!
Mensagem fundida automaticamente:

Eu queria ingressar no curso de Geografia na FLUP, alguém que me possa dar umas luzes em relação ao curso?
Cumprimentos

Última edição: