Olá Daniel, eu vou agora para o 2.° ano do curso de História na FLUP

Fico contente que queiras seguir História, no 1.° ano vais ter cadeiras de Antiguidade e Idade Média.
Já vi que vais optar por Genealogia, eu frequentei essa cadeira e adorei! Vais ser avaliado por um exame e um trabalho (podes escolher entre investigação genealógica de uma família ou heráldica), o professor que leciona essa unidade curricular é excelente. Também conheço gente que esteve em Paleografia e gostou mas é muito mais trabalhoso e as notas costumam ser piores.
A FLUP é uma faculdade bastante prestigiada na área das ciências humanas e sociais e é uma das melhores do país para tirar História.
Como já foi dito, a faculdade tem uma grande biblioteca com imensos livros de diversos assuntos, bar, uma vista maravilhosa e espaços verdes.
Se gostas de História, com certeza que te vais safar bem. Pessoalmente, eu achei as aulas um bocado aborrecidas mas a matéria é muito interessante.
No 1.° ano, apenas vais ter uma cadeira opcional no 2.° semestre e vais escolhê-la no dia das matrículas num computador da faculdade. Nos restantes anos é também por viaweb mas podes fazer em casa.
Não é um curso difícil mas é preciso trabalho e dedicação como qualquer outro curso superior. Não tem nada a ver com o secundário mas se estudares consegues te adaptar bem.
Em relação à bolsa, quando fizeres a candidatura para o ensino superior vai te ser perguntado se desejas receber bolsa de estudo, de seguida vais receber umas credenciais de acesso por telemóvel, fazes o login e preenches um formulário de acordo com os documentos que precisas. Alguma dúvida vê
aqui
Espero ter ajudado e desejo-te boa sorte!